x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 16
    Usuário Avatar de Cezar candelaria
    Entrada
    11/09/2007
    Local
    candelaria/RS
    Agradecimentos: 0

Duvida na fabricação de caixa de transferencia

Galera, tenho sa seguinte dúvida: será que essas engrenagens vão aguentar tocar 4 rodas, visto que foram feito pra uma só ?

Explicando melhor...adaptei uma reduzida de kombi para fazer a trasferencia de uma 4x4 uqe estou projetando, mas eu tenho medo que vai quebrar, mas acho que póde dar certo, visto que são bem masi forte que as do Jeep por exemplo..dão uma olhada na largura dos dentes...
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -imagem-012.jpg  

pode por que aguenta,ela foi feita pra uma roda,porem depois do diferencial,no caso ai vai estar antes dos diferenciais e ai muda o cenario!

Entrada
    11/09/2007
    Local
    candelaria/RS
    Pois é , eu tambem acho, mas eu realmente queria a opinião de um engenheiro mecânico sobre isso...será que algum pode me dar uma ajuda.....

olha engenheiro eu nao sou,mas te digo que um cara aki da minha cidade fez uma caixa de transferencia num cambio de kombi diesel(o cambio ficou 2 polegadas maior)e utilizou duas emgrenagens reta do corcel da ré(ele disse ) e nao quebrou nunca,cruzetas ja foram umas 7 mas a caixa de tranferencia esta intacta!mas ficamos no agurdo dos engenheiros que utilizam o forum para saber deles!(para um engenheiro saber essa foto nao é suficiente ,ele tem que ter um desenho em cad com as medidas exatas e o tipo de material utilizado na confecçao da peça,tipo de tempera......

o franco ai falou tudo..! eu so estudante de engenharia...
    assim olhando ninguem tem como dizer nada.. tipo pra pode calcula... eu precisaria em 1º lugar a força (torque) q vai ser transmitido por esse eixo.. em 2º o material do eixo..
    e se foi soldado a espessura do cordão de solda.. e saber se vai faze um tratamento termico na peça pronta ou nao..

Entrada
    11/09/2007
    Local
    candelaria/RS
    Kako, o motor que vai tocar esse eixo é o do opala 4cc, tem cerca de 15,5 kg de torque...na verdade o que eu queria saber é se a engrenagem vai aguentar, se os dentes não vai quebrar, pois originalmente ela funciona junto a roda da kombi, e depois do diferencial

Agora ela vai funcionar antes do diferencial, ou seja, vai ter que tocar as 4 rodas e funcionar com um giro mais alto do que antes...até nem sei quanto de giro...

Entrada
    11/09/2007
    Local
    candelaria/RS
    Será que a engrenagem reta é mais forte que a elicoidal....alguem sabe ...? outra dúvida, alguem sabe de alguma empresa que realiza serviço de têmpera em engrenagem..?

Usuário
    Entrada
    14/07/2009
    A resistência das duas é a mesma, desde que do mesmo material.

As vantagens da engrenagem reta são a maior facilidade para fabricação (fresagem) e tem uma transferência melhor, com menores perdas.

A desvantagem é o barulho em marcha.

Usuário Avatar de Flávio Cadore
    Entrada
    10/03/2004
    Local
    Faxinal do Soturno/RS
    Agradecimentos: 39
    Se não me engano as engrenagens de dentes retos são mais fortes mas as helicoidais trabalham mais silenciosas.
    Eu vejo engrenagens "fabricadas" todos os dias na empresa onde trabalho e posso te dizer que elas não tem qualidade de acabamento dos dentes capaz de atender as exigências automotivas...se for possível usar engrenagem já usadas pela indústria, é aconselhável.
    Se ainda vc precisar o telefone de uma empresa de têmpera daqui de Caxias me fale que eu te consigo!

Entrada
    11/09/2007
    Local
    candelaria/RS
    Valeu Flavio...eu achava que não era tão díficil pra que tivesse equipamento bom pra fabricação de engrenagens...mas vou seguir teu conselho e fazer com engrenagens prontas...

Usuário Avatar de leobnaval
    Entrada
    03/06/2007
    Local
    Piracicaba/SP
    Agradecimentos: 3
    Pessoal de principio os dados necessário para calculo da engrenagem ou verificação de uma já pronta.

material do pinhão e da coroa (e se possui ou não tratamento)
    rotação de entrada
    tipo de engrenagem
    potência
    aplicação
    tipo da fonte geradora de potência
    vida desejada
    qualidade da fabricação
    ângulo de pressão
    n° de dentes da coroa
    nº de dentes do pinhão
    raio do pé do dente
    fator de transmissão
    ângulo de helice (caso seja helicoidal)
    fator de serviço
    módulo

Enfim uma infinidade de fatores influênciam na resistência de uma engrenagem, as vezes consegue-se dimensionar ou verificar com estes, as vezes com menos que estes, as vezes com mais, depende...

E você ainda pergunta se olhando a foto esta engrenagem aguenta hehehehehehe

Pode ser que sim, pode ser que não, vai depender não só das engrenagens e sim das caracteristicas de todo seu projeto.

Prefiro nem entrar em detalhes...

Abraços, Leo
    O que se leva da vida é a vida que se leva...

tive uma ideia pra te ajudar:

se vc acha que a engrenagem é fraca use duas por eixo,bem juntinhas formando uma mais comprida,ai,ao invez de usar duas voce usa quatro! e a resistencia dobra e voce tira essa pulga de traz da orelha!

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem