Segue relação de marcha e diferencial do omega 4.1:
1ª 3.81:1
2ª 2,11:1
3ª 1,34:1
4ª 1,00:1
5ª 0,81:1
Ré 3,40:1
Diferencial 3,15:1
Omega 3.0 geralmente usa relação de diferencial: 3.70:1
Omega 2.0 e 2.2 relação de diferencial: 3.9:1
Tem tambem a relação 3.54:1 utilizada em alguns modelos de omega.
A melhor opção para o off-road é a relação do 2.0, 3,9:1.
Juniortb dá uma lida nas pág. 3 a 6 deste tópico tem uma material que vai ajuda-lo bastante.
Quanto a t-case não precisa ser exatamente a do niva qualquer uma que se encaixe a saída do câmbio ou possa ser adaptada vai servir, porém resta saber a relação dela tanto no modo normal (alta) como na reduzida e nesse ponto a do niva leva vantagem por possuir uma redução mesmo no modo alta (1,2:1) além de possuir dif. central bloqueável que para o off-road não é tão necessário porque isso numa t-case comum você teria a opção de rodar em 4x2 ou 4x4 (equivalente a modo bloqueado do niva) já o niva não possue opção de rodar em 4x2 o que aumenta um pouco o consumo de comb. mas oferece sempre a tração 4x4 que é utilizada até mesmo no asfalto, devido a t-case possuir dif. central.
Abraços, Leo