-
Bruno homocinéticas não são rigidas e nem sem flexibilidade, pelo contrário, segue um material que separei de um outro tópico que eu postei:
Acoplamentos Articulados
Juntas universais (cardan):
são acoplamentos usados na ligação de árvores que formam um ângulo
permanente entre si. As juntas universais (junta cardan) consistem basicamente de
dois cubos que possuem cada um garfo os quais são ligados a uma cruzeta. As
juntas universais ligando eixos que se cruzam possuem o inconveniente de não
transmitirem o movimento a freqüência constante.
Observação: árvores paralelas ligadas por uma junta universal dupla
podem transmitir movimentos uniformes.
Junta universal homocinética
Esse tipo de junta é usado para transmitir movimento entre árvores que
precisam sofrer variação angular, durante sua atividade. Essa junta é constituída de
esferas de aço que são acomodadas em alojamentos específicos denominados
calhas.
Fonte: http://wiki.ifsc.edu.br/mediawiki/im...e_maquinas.pdf
Dá uma lida no link anexo a seguir pág. 3:
http://www.oficinabrasil.com.br/hots...uina_nov09.pdf
Homocinéticas: como funcionam.
http://bp3.blogger.com/_foI_5I0jmYU/...il12_MC_01.jpg
http://bp0.blogger.com/_foI_5I0jmYU/.../homocin-2.jpg
As juntas homocinéticas são itens importantes do sistema de transmissão. Com as juntas em ordem aumenta a segurança e conforto.
Não há exagero em se afirmar que a tração dianteira deve seu sucesso à junta homocinética. Esta peça faz com que a velocidade seja constante entre as partes condutora e conduzida, no caso semi-eixo e ponta de eixo. Para entender melhor a questão de velocidade constante, é preciso saber que na junta universal tradicional (a "cruzeta") usada nas árvores de transmissão (eixo cardã), sempre há variação de velocidade entre as duas partes da junta. Quando a junta universal faz parte do cardã não há problema algum relacionado com essa variação. Mas quando a junta universal compõe o semi-eixo (corretamente, semi-árvore) de um carro de tração dianteira, a desigualdade de movimento logo se faz sentir no volante de direção: surge uma oscilação bem desagradável cada vez que o veículo descreve uma curva sendo acelerado. Na junta homocinética, o contato entre o semi-eixo e a ponta de eixo é feito por esferas, na maior parte dos casos. A parte conduzida (ponta de eixo) é constituída por um tambor com pistas na parte interna, que por sua vez forma corpo único com a ponta de eixo onde vão fixados cubo e roda. O elemento condutor (semi-eixo) recebe movimento da ponta da semi-árvore e trabalha em conjunto com uma gaiola de separação das esferas. Deve-se proceder à troca da junta homocinética quando, com o carro em movimento, ela começar a fazer barulho ou, então, durante manobras, acontecerem estalos, sinais claros de que o conjunto está com excesso de folga. No caso de um furo na coifa protetora, quando a graxa se perde e poeira ou umidade penetram na junta homocinética, é preciso remover a peça, limpá-la e trocar a graxa e coifa, para evitar que a homocinética se danifique definitivamente por falta de lubrificação.
Fonte: http://amortececar.blogspot.com/2008_03_01_archive.html
[]s, Leo
-
foi bom saber, eu pensava de outro jeito.. maass, opinião minha, ainda prefiro o cardan. Porque? sei lá, sei q sao usadas em carros e tudo, mas não sinto segurança naquelas esferas ali, sei lá.
Mas vlw pela informação !
[]s, Bruno
-
Sabe bruno.. nas gaiolas as vezes é mais facil quebrar uma cruzeta, do que quebrar uma homocinética...
e em relacão a mudança de angulo da balança.. na ponta interna do eixo, tem a chamada junta deslizante que nada mais que desliza pra dentro e para fora, e para cima e para baixo, fazendo com que o eixo não fique "esmagado" entre a homocinetica e a "caixa"
esta junta deslizante que faz com que o eixo possa variar um pouco para fora quando a balança se encontra paralela ao eixo, ou em outro angulo.
Abraços,
Vinícius.
-
Leo, que literatura bacana hein! Pra mim que sou da area elétrica esta sendo um ótimo aprendizado.
Neste caso podemos dizer que tanto a junta universal quanto a homocinética irá funcionar, desde que tenhamos um garfo (ou junta) deslizante no eixo. Assim acredito que podemos escolher a solução de melhor custo beneficio ao nosso projeto.
Obrigado pela aula!
Abraços
-
Que bom que gostaram, quanto a resistência das esferas, é claro que varia muito com o dimensionamento da junta homocinética e da junta universal, mas via de regra as juntas universais possuem 2 pontos de contato recebendo torque e 2 transferindo o torque, ja numa junta homocinética as esferas distribuem toda a carga em cada esfera, além de transmitir o movimento sem variação de frequência...
Hoje em dia a maioria dos veiculos utilizam junta homocinética, por esta ser uma evolução das junta universais.
[]s
-
como voce adaptou a ré ? está usando um cambio de carro ?
-
-
oi amigo acabei de me escrever como vc fez aparte do diferencial?
-
Charles, não tem diferencial, nas curvas é pra jogar a traseira como nos karts.
-
-
Para a ré vc criou uma espécie de "caixa reversão" ?
-
Galera gostaria de ter os projetos kart cross mas não consigo acha o link dos downloads.
podem me ajudar?