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Tópico: volante do motor

  • #1
    Usuário Avatar de thiago pupo fonseca
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    volante do motor




    ola pessoal , meu mecanico me disse que se eu levasse o volante para um torneiro e tirasse 1.5 k de , o motor giraria mais leve e o carro teria mais força , alguem ja viu ou ouviu falar sobre isso? abraços

  • #2
    1,5 kg é muito... só se voce tiver taxa comando forte carburação cano etc.... o negocio pro mato em um motor quase original é tirar de 600g a 800g. Tire material ao redor da cremalheira e ao redor do circulo onde é preso o volante, e depois não esqueça de mandar balancear o volante. E é como o cara falou, vai girar mais solto, vão melhorar as respostas do acelerador, aceleração rapida, coisa linda heheheh eu particularmente acho demais carros com volante levr e foi uma da melhores modificações que fiz na minha gaiola na parte de motor!!

    Abraço

  • #3
    Usuário Avatar de thiago pupo fonseca
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    valeu pela resposta , uma alternativa nao muito cara , abraços

  • #4
    Ahammm, eh barato e funciona legal e aliando a outras modificações no motor deixam ele demais =). Se fizer depois posta comentarios sobre o resultado. Flwwww

  • #5
    eu ainda não ponho a mão no fogo para um volante mais leve num veículo de trilha, a não ser que tenha algum mecanismo para compensar o torque em rotações menores... aí fica bom, dá até para esticar um pouco mais sem maiores preocupações...

  • #6
    vai entender
    tem outro topico aqui mesmo no forum que tem uma discusao em acrescentar pesso no volante.......
    isso que torna o site mais interessante ainda

  • #7
    Citação Postado originalmente por Eduardo Fernando Ver Post
    vai entender
    tem outro topico aqui mesmo no forum que tem uma discusao em acrescentar pesso no volante.......
    isso que torna o site mais interessante ainda


    Fernando, estive questionando a possibilidade de aumentar a massa do volante, e realmente é isso que faz o forum interessante, no meu caso sei que fazendo isso vou perder respostas rápidas na aceleraçao mas perderei menos rotaçao em baixas velocidades e em subidas fortes, no caso do Thiago, tirando massa vai acontecer o inverso, aceleraçao com respostas rápidas e perderá giros mais fácil, este fica melhor em arrancada e valocidade...

    Todos os casos tem que ser analizados com cuidado...

    Vou colocar o motor no dinamometro e fazer o teste com o volante original e com o que estou aumentando a massa, assim que tiver a resposta em numeros vou postar aqui...

  • #8
    Usuário Avatar de thiago pupo fonseca
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    e isso ai galera vamos postar as experiencias e vamos ver a que conclusao chegamos , abraços

  • #9
    Usuário Avatar de leobnaval
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    Citação Postado originalmente por E F Lima Ver Post
    Vou colocar o motor no dinamometro e fazer o teste com o volante original e com o que estou aumentando a massa, assim que tiver a resposta em numeros vou postar aqui...
    Agora sim teremos a confirmação do que ocorre, eu vou apostar no ORIGINAL

    Mas já adianto que pra trilha o bom mesmo é o volante original, se quiser velocidade e acelerações rápidas alivia um pouquinho mas acho que tem outras peças que tem relação custo-benefício muito melhor que aliviar o volante.
    E outra coisa que eu já falei pneu grande causa a mesma coisa que volante pesado e pior ainda por que alonga a relação, pois quanto maior o pneu maior a massa cinética em movimento e portanto mais dificil para-lá (assim como volante pesado).

    Um comparativo:
    2 gaiolas iguais uma com volante aliviado e a outra com o volante original:
    Na saída (arrancada) a com volante mais leve terá uma pequena vantagem, porém depois que a original embalar caso tenha uma subida a frente a original leva vantagem pois ela mantem o torque por mais tempo na subida. (mas quanto ao que estão aliviando cerca de 800grs, nem da tanta diferença além do mais tem que saber a onde aliviar e como aliviar além de balancear.

    Abraços, Leo
    O que se leva da vida é a vida que se leva...

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