ola pessoal , meu mecanico me disse que se eu levasse o volante para um torneiro e tirasse 1.5 k de , o motor giraria mais leve e o carro teria mais força , alguem ja viu ou ouviu falar sobre isso? abraços
1,5 kg é muito... só se voce tiver taxa comando forte carburação cano etc.... o negocio pro mato em um motor quase original é tirar de 600g a 800g. Tire material ao redor da cremalheira e ao redor do circulo onde é preso o volante, e depois não esqueça de mandar balancear o volante. E é como o cara falou, vai girar mais solto, vão melhorar as respostas do acelerador, aceleração rapida, coisa linda heheheh eu particularmente acho demais carros com volante levr e foi uma da melhores modificações que fiz na minha gaiola na parte de motor!!
Ahammm, eh barato e funciona legal e aliando a outras modificações no motor deixam ele demais =). Se fizer depois posta comentarios sobre o resultado. Flwwww
eu ainda não ponho a mão no fogo para um volante mais leve num veículo de trilha, a não ser que tenha algum mecanismo para compensar o torque em rotações menores... aí fica bom, dá até para esticar um pouco mais sem maiores preocupações...
vai entender
tem outro topico aqui mesmo no forum que tem uma discusao em acrescentar pesso no volante.......
isso que torna o site mais interessante ainda
vai entender
tem outro topico aqui mesmo no forum que tem uma discusao em acrescentar pesso no volante.......
isso que torna o site mais interessante ainda
Fernando, estive questionando a possibilidade de aumentar a massa do volante, e realmente é isso que faz o forum interessante, no meu caso sei que fazendo isso vou perder respostas rápidas na aceleraçao mas perderei menos rotaçao em baixas velocidades e em subidas fortes, no caso do Thiago, tirando massa vai acontecer o inverso, aceleraçao com respostas rápidas e perderá giros mais fácil, este fica melhor em arrancada e valocidade...
Todos os casos tem que ser analizados com cuidado...
Vou colocar o motor no dinamometro e fazer o teste com o volante original e com o que estou aumentando a massa, assim que tiver a resposta em numeros vou postar aqui...
Vou colocar o motor no dinamometro e fazer o teste com o volante original e com o que estou aumentando a massa, assim que tiver a resposta em numeros vou postar aqui...
Agora sim teremos a confirmação do que ocorre, eu vou apostar no ORIGINAL
Mas já adianto que pra trilha o bom mesmo é o volante original, se quiser velocidade e acelerações rápidas alivia um pouquinho mas acho que tem outras peças que tem relação custo-benefício muito melhor que aliviar o volante.
E outra coisa que eu já falei pneu grande causa a mesma coisa que volante pesado e pior ainda por que alonga a relação, pois quanto maior o pneu maior a massa cinética em movimento e portanto mais dificil para-lá (assim como volante pesado).
Um comparativo:
2 gaiolas iguais uma com volante aliviado e a outra com o volante original:
Na saída (arrancada) a com volante mais leve terá uma pequena vantagem, porém depois que a original embalar caso tenha uma subida a frente a original leva vantagem pois ela mantem o torque por mais tempo na subida. (mas quanto ao que estão aliviando cerca de 800grs, nem da tanta diferença além do mais tem que saber a onde aliviar e como aliviar além de balancear.