x
Convex Datacenter
Página 2 de 5 PrimeiroPrimeiro 12345 ÚltimoÚltimo
Resultados 13 a 24 de 50
  • #13



    Esse preço foi por uma fonte nova?? Pensei q fosse mais cara.

    Cara, essa fonte só solda em corrente contínua... solda alumínio, mas a qualidade não é das melhores.

    Já soldou alumínio com ela?

  • #14
    Usuário Avatar de Markito Amato
    Entrada
    09/03/2003
    Local
    Ouro Preto/MG
    Idade
    53
    Posts
    212
    Agradecimento: 1
    Salve, galera!

    Acho que as coisas estão ficando um pouco confusas por aqui.

    Vamos por partes:

    - Não há o menor problema em soldar ferro fundido com uma TIG. O único detalhe nesse caso é que a peça a ser soldada precisa ser aquecida para que a solda seja de boa qualidade;

    - Soldar alumínio com corrente contínua é o mesmo que usar chiclete para colar um pneu!
    Se esse tipo de fonte produzisse um resultado no mínimo satisfatório, não haveria necessidade de fontes com corrente alternada com ajuste de freqüência. Afora isso, para soldar alumínio é necessário usar um eletrodo com ponta arredondada, ao invés daquele na forma de agulha utilizado em aços;

    - A solda TIG é fantástica para trabalhos minuciosos em chapas finas, Porém, se a idéia é juntar longos pedaços de aço (um pára-choque, por exemplo), prefira uma MIG, cuja velocidade de deposição é beeem maior. E se a proposta é soldar algo bem de vez em quando, um bom transformador resolve o problema.

    Como todo processo de solda, afora a fundamental habilidade do soldador, é necessário conhecer bem os ajustes da máquina. Problemas como corrente alta ou baixa demais, eletrodo de diâmetro inadequado, velocidade de deposição alta ou baixa demais; excesso de temperatura na peça e vazão do gás alta ou baixa demais são muito comuns. Portanto, muita leitura técnica e treino fazem parte do caminho ao Nirvana da solda.

    Em tempo, para quem quiser algo técnico a respeito, vale uma visita ao site: < http://www.infosolda.com.br/ >


    Abraços de soldador de TIG,
    Markito Amato
    Defender 90 "Pandora"
    Atelier Zé Bigorna - Cutelaria e Forjaria Artística

  • #15
    A ponta do eletroldo, quando usado em corrente alternada, se funde um pouco e forma uma gota esférica q proporciona uma boa solda no aluminio... Ja observei algo legal, quando começo a soldar com a ponta deformada, o arco fica inconstante... mas longo quando acontece esse fenômeno, o arco fica direitinho.

    O problema é quando a corrente positiva ta alta d+ q essa gota sai do eletroldo pra peça.


    Outra curiosidade, nessa semana chegou uns eletroldos de alumínio revestidos no laboratorio pra gente testar... Só acreditei quando ví, hehehe. E a qualidade, depois q conseguimos uma corrente legal (em CC+), foi bem satisfatória.
    Depois testamos em CA, mas num conseguimos parâmetros bons.

    Dizem q cada eletroldo custa cerca de 4 reais.



    []'s de um aprendiz na arte da soldagem.

  • #16
    Usuário Avatar de Markito Amato
    Entrada
    09/03/2003
    Local
    Ouro Preto/MG
    Idade
    53
    Posts
    212
    Agradecimento: 1
    Salve, Paulo!

    A ponta arredondada do eletrodo não é uma consequência da corrente alternada. Você mesmo pode fazer isso usando DC. Porém, para tanto, é preciso deixar o pólo positivo no eletrodo. E no negativo, você coloca um bloco de cobre refrigerado com água. Rapidinho a "gota" se forma.

    Quanto ao problema da "gota cair do eletroldo para a peça", isso é o que se chama de contaminação. Ou seja, é o que pode acontecer de pior durante o processo de solda, pois a junta contará com a presença de outros materias além do metal base.

    É claro que isso não vai fazer muita diferença se estamos falando de um portão de ferro de casa ou de um "chão de ônibus" de alumínio para o assoalho do jipe, por exemplo. Contudo, quando a idéia é colocar a junta resultante sob um determinado esforço, é fundamental que ela tenha uma ótima qualidade.

    Nesse sentido, imagina um suporte de fixação de uma caixa de direção. Se a junta foi contaminada pelo eletrodo, o surgimento de uma trinca é uma possiblidade que pode acabar com o passeio do final de semana. E isso na melhor das hipóteses.

    Já no tocante às novas tecnologias "eletrodais", eu acho bacana qualquer tipo de avanço. Porém, só uso em meus trabalhos produtos que firmas como a Esab colocam à venda. Afinal, eu não posso me dar ao luxo de usar um carro como "corpo de ensaio".

    De qualquer forma, conta mais sobre esse eletrodo de alumínio!

    Abraços,
    Markito Amato
    Defender 90 "Pandora"
    Atelier Zé Bigorna - Cutelaria e Forjaria Artística

  • #17
    Markito, nos pulsos positivos da corrente alternada há a fusão da ponta do eletroldo (essa fusão num pode ser muito grande, pois pode haver a contaminação, como vc falou) e deixa ela arredondada. Por isso ocorre o fenômeno q citei no post anterior.

    Sobre o eltroldo... num acompanhei mais os testes, tou tendo q estudar prum trabalho.

    O fabricante dele, se não me engano, é a Weld Inox.

  • #18
    Ontem fui atraz de preço dos eletroldos de alumínio.......... Custa, SOMENTE, 226 reais o kilo!!!

    O fabricante é a Weld Inox mesmo.

  • #19
    Usuário Avatar de Markito Amato
    Entrada
    09/03/2003
    Local
    Ouro Preto/MG
    Idade
    53
    Posts
    212
    Agradecimento: 1
    Fala, rapaz!

    Olha, confesso que não estava entendo o rumo da conversa. Afinal, falávamos de solda TIG quando você comentou sobre os eletrodos de alumínio. Na mesma hora achei aquilo estranhíssimo; alumínio numa tocha TIG???

    Mas agora entendi o que você queria dizer. Você se referia aos eletrodos consumíveis de alumínio com bronze (WI BZ350). Aliás, o que haviam dito sobre soldar alumínio em CC+ acabou de fazer sentido.
    Do jeito que estava escrito (e eu reli várias vezes), dava a impressão que alguém queria soldar alumínio com uma TIG, deixando o eletrodo de tungstênio em CC+. Tadinha da tocha!

    De qualquer forma, apesar de alumínio não ser um material do meu interesse, achei bem legal esse eletrodo novo. Quem sabe um dia eu não uso. Se bem que pelo preço que você falou a coisa ainda não é muito viável.

    Em tempo, no site da Miller Welds tem bons artigos técnicos:
    http://www.millerwelds.com/education/library.html

    No da ESAB também:
    http://www.esab.com.br/literatura_op.html

    Abraços,
    Markito Amato
    Defender 90 "Pandora"
    Atelier Zé Bigorna - Cutelaria e Forjaria Artística

  • #20
    Markito, quando falei dos eletroldos de aluminio, citei q era revestidos...

    Confundi mesmo você.

  • #21
    Usuário Avatar de Markito Amato
    Entrada
    09/03/2003
    Local
    Ouro Preto/MG
    Idade
    53
    Posts
    212
    Agradecimento: 1
    Não se liga, não. A idade é uma m...

    A melhor parte nisso tudo é que quando fico em dúvida sobre algo sempre pesquiso um pouco mais. E não é que ao reler um dos livros técnicos que tenho sobre solda descobri o trecho abaixo:

    "Ligas de alumínio

    O GTAW é um processo perfeito para a soldagem desses materiais, podendo ser realizadas operações em todas as espessuras e soldagens autógenas ou não. Na maioria dos casos é utilizada CA, devido à limpeza catódica. Na soldagem de superfícies finas, algumas vezes é utilizado o DCEP. Para seções espessas (acima de 1/4") utiliza-se DCEN com hélio em processos automáticos sendo que, devido à ausência de limpeza catódica, as peças têm de ser limpas imediatamente antes do processo. Em CA, utiliza-se Argônio por prover melhor limpeza, melhor inicialização do arco e qualidade supeiror de solda."

    Moral da história, dá para usar DCEP e DCEN com alumínio, porém, o resultado é incomparável melhor quando se usa CA.

    Em tempo, segue um texto em anexo que considero bem legal.


    Abraços,
    Arquivos Anexos
    Markito Amato
    Defender 90 "Pandora"
    Atelier Zé Bigorna - Cutelaria e Forjaria Artística

  • #22
    É aquele negocio.... o arco se abre do mesmo jeito e a solda vai acontecer...... já a qualidade....

    Só esclarecendo os termos pra galera, CA é corrente altercada. DCEP é corrente continua com eletrodo no positivo, DCEN é com eletrodo no negativo. GTAW é a norma desse tipo de soldagem.

  • #23
    Pensual, achei hj "jogada" no laboratorio da facudade uma tocha de TIG q o controle do gás é nela, uma torneirinha de abre e fecha... atém dela tem tb a partida, q foi adaptada pelo pensual, na tocha.. o mal é q não tem refrigeração da mesma.

    É uma exelente pra quem num quer comprar uma fonte propria pra tig.

  • #24
    Usuário
    Entrada
    06/04/2007
    Idade
    65
    Posts
    2
    Agradecimentos: 0

    Solda TIG - maquina à venda

    Soldagem TIG (tungsten inert gas) é um processo de soldagem por arco elétrico que no processo TIG utiliza-se como eletrodo de soldagem o tungstênio, o processo TIG pode ser autógeno, ou seja, pode permitir a soldagem do material sem metal de adição, já que o calor gerado pelo eletrodo de tungstênio pode ser usado para fundir localizadamente o material, cujas partes que estão em contato se unem desse modo.

    A máquina TIG é expetacular. Entre as melhores já fabricadas no Brasil esta a Eutectig DPT 300 de alta potência e excepcional resistência. Tenho uma à venda em estado de nova, revisada e com garantia. Valor R$ 6.500,00 à vista. Meu telefone é (041) 3364-6402 (so à noite). wilson

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade