Estou na Argentina acompanhando o Rally Dakar.
Me impressionou muito a paixão dos argentinos pelo automobilismo e pelo rally. Tem duas televisões daqui fazendo programas diários de uma hora, só sobre notícias do Dakar, os jornais tem dedicados pelo menos seis páginas em seus diários sobre o rally, além disso transmitem rally no rádio, como costumamos ouvir futebol.
Pra quem não viu, estão correndo o Dakar, na categoria carros, oito kart-cross feita pela Mcrae, fundada pelo saudoso Colin Macrae, falecido em 2007 em um acidente de helicoptero.
Os buggys são fantásticos, monopostos, com motor de Hayabusa aberto para 1600 cilindradas, homocinéticas forjadas, chassis de cromolibidênio, todos os equipamentos conforme regulamento FIA, telemetria... fantásticos! Eu não me arriscaria em uma prova como o Dakar neles, por uma questão pessoal, penso que prova longa deve ser feita a dois, duas cabeças pensando se saem melhor que uma, fora que ficar no enrosco sozinho é osso! Mas num Paulista ou Brasileiro de um dia, deve ser tesão!
Ontem (02 de janeiro) o que andou mais rápido deles chegou em 48°, nada mal para mais de 150 carro, hoje todos chegaram de 50° pra trás.
Tirei várias fotos deles nas vistorias e no parque fechado, mas estão grandes e ruim de postar por causa da internet lenta, mas prometo posta-las em breve.
A título de curiosidade, custam 20 mil euros. O pacote completo para correr o Dakar custava 300 mil euros. Bem mais em conta do que os 500 mil euros pra correr de Patrol ou 700 mil euros pra correr com um buggy do Schelesser ou 1,1 mi de dolares pra correr de H3 pela equipe do Gordon.
No youtube tem um vídeo dos MacRae
[ame]http://www.youtube.com/watch?v=a4GHuOiWB60[/ame]
Quem quiser mais fotos da construção ou acompanhar o dia-a-dia deles no Dakar: http://www.mcraebuggy.com
Um abraço,