Estou na Argentina acompanhando o Rally Dakar.
Me impressionou muito a paixão dos argentinos pelo automobilismo e pelo rally. Tem duas televisões daqui fazendo programas diários de uma hora, só sobre notícias do Dakar, os jornais tem dedicados pelo menos seis páginas em seus diários sobre o rally, além disso transmitem rally no rádio, como costumamos ouvir futebol.
Pra quem não viu, estão correndo o Dakar, na categoria carros, oito kart-cross feita pela Mcrae, fundada pelo saudoso Colin Macrae, falecido em 2007 em um acidente de helicoptero.
Os buggys são fantásticos, monopostos, com motor de Hayabusa aberto para 1600 cilindradas, homocinéticas forjadas, chassis de cromolibidênio, todos os equipamentos conforme regulamento FIA, telemetria... fantásticos! Eu não me arriscaria em uma prova como o Dakar neles, por uma questão pessoal, penso que prova longa deve ser feita a dois, duas cabeças pensando se saem melhor que uma, fora que ficar no enrosco sozinho é osso! Mas num Paulista ou Brasileiro de um dia, deve ser tesão!
Ontem (02 de janeiro) o que andou mais rápido deles chegou em 48°, nada mal para mais de 150 carro, hoje todos chegaram de 50° pra trás.
Tirei várias fotos deles nas vistorias e no parque fechado, mas estão grandes e ruim de postar por causa da internet lenta, mas prometo posta-las em breve.
A título de curiosidade, custam 20 mil euros. O pacote completo para correr o Dakar custava 300 mil euros. Bem mais em conta do que os 500 mil euros pra correr de Patrol ou 700 mil euros pra correr com um buggy do Schelesser ou 1,1 mi de dolares pra correr de H3 pela equipe do Gordon.
No youtube tem um vídeo dos MacRae
[ame]http://www.youtube.com/watch?v=a4GHuOiWB60[/ame]
Quem quiser mais fotos da construção ou acompanhar o dia-a-dia deles no Dakar: http://www.mcraebuggy.com
Um abraço,
Leo, acho que com esse motor, um biposto não andaria bem... seria no mínimo 70kg a mais no buggynho, imagine essa diferença de peso nas dunas!
Estive conversando com os caras, estão pensando em colocar algum motor da linha Civic que tem praticamente o mesmo peso do motor atual, provavelmente o dos VTI ou Si, aí simmmm vai virar um monstrengo e talvez role um biposto.
O motor da hayabusa é de alta rotação com torque "baixo", dos VTI tem torque muito maior com menor rotação, evita as quebras. Esses bichinhos com motor de VTI forjado, com uma preparação aspirada ficam o demônio!
Logo posto as fotos.
[]'s
Se com este motor ele já vai bem imagine o com motor do civic VTI ou SI e biposto, cara esse bichinho vai dar muito o que falar ainda, realmente torque em baixa é essencial ainda mais para competições mais travadas, esse motor de hayabusa é bom pra tolar o pé...
Cara é uma pena a imprensa brasileira não dar tanta ênfase para o universo off-road aqui só mesmo o futebol... Embora passe alguma coisa na ESPN e no esportv deixa a desejar.
um desses com o motor do civic si levemente fuçado ja me serviria bem para correr o dakar, monoposto mesmo ja que a maioria dos meus amigos recusaria qqr convite para ser navegador... sempre que eu comento com algum amigo meu que eu tenho vontade de correr no dakar pelo menos uma vez ouço perguntas do tipo "tu é maluco?", "tu tem mesmo vontade de fazer uma loucura dessas?" e por aí vai...
Dos sete que largaram, apenas um Macrae continua na briga, a etapa do dia 4 de janeiro, desclassificou mais de 27 competidores, por falta de passagens em check points... Como já previa, provas longas não são pra eles...
Joviari, tira fotos dos protótipos, motos, do terreno e mais que tiver de interessante e depois joga num DVD...o primeiro é meu!...só não "crava a faca, né".
Eu fiz uma inovação para diminuir a falta de torque nos motores...sabado vou criar um tópico sobre o assunto, é o E.X.U.P na gaiola AP.
Joviari, tira fotos dos protótipos, motos, do terreno e mais que tiver de interessante e depois joga num DVD...o primeiro é meu!...só não "crava a faca, né".
Eu fiz uma inovação para diminuir a falta de torque nos motores...sabado vou criar um tópico sobre o assunto, é o E.X.U.P na gaiola AP.