x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 14
    Usuário
    Entrada
    04/04/2007
    Local
    Criciúma/SC
    Agradecimentos: 0

Radiador na Frete + Bombda Dágua

Pessoal, esses tempos postei algo parecido com isso, mais hoje estava pensando.
    Na minha gaiola vai sobrar umespaço mto bom na frente, que daria pra colocar o radiador certinho... penso em fazer um teste pra ver como se comporta, o problema principal é:
    A distãncia entre o motor e o radiador será de aprox 2,5mt.... e to achando que somente uma bomba dágua não vai funcionar, ou seja, ele não vai ter força pra empurrar e puxar a agua do motor até o radiador e vice verso... foi então que pensei em colocar 2 bombas... 1 que empurra a agua e outra que puxa... alguém tem alguma sugestão? existe bomba dágua elétrica? Abracos

Pelo que ví em teus posts vc esta usando o motor Ap, creio que ñ é necessario as duas bombas. O motor VHT 1.4 que equipa a kombi flex usa apenas uma e tem o radiador na frente e ñ apresenta problema de arrefecimento. depois vou verificar a vazão da bomba do VHT 1.4 que é a mesma do At 1.0 e a do Ap mas creio que deve ser a mesma.
    Parabéns pelo projeto 4x4 tá show...
    4X4 Brasil

Usuário
    Entrada
    04/04/2007
    Local
    Criciúma/SC
    Obrigado Lima... estive pesquisando um pouco também, é possivel usar 2 bombas dágua original, apenas fazendo uma polia extra na bomba original para colocar uma correia e rotacionar a segunda....
    Acredito que possa dar certo sem problemas.... meu medo é quando eu estiver em descidas ou com a gaiola mto enclinada para frente... a bomba original sozinha não dar conta de fazer a agua circular...

Bom.. além do problema bomba.. agora me lembrando... terei que usar canos de cobre pra fazer a ligação entre o radiador e o motor trazeiro.... to começando a achar que vou arrumar dor de cabeça, rssss

Abracos

Citação Postado originalmente por fag.online Ver Post
    Obrigado Lima... estive pesquisando um pouco também, é possivel usar 2 bombas dágua original, apenas fazendo uma polia extra na bomba original para colocar uma correia e rotacionar a segunda....
    Acredito que possa dar certo sem problemas.... meu medo é quando eu estiver em descidas ou com a gaiola mto enclinada para frente... a bomba original sozinha não dar conta de fazer a agua circular...

Bom.. além do problema bomba.. agora me lembrando... terei que usar canos de cobre pra fazer a ligação entre o radiador e o motor trazeiro.... to começando a achar que vou arrumar dor de cabeça, rssss

Abracos
    Ola Fag

Realmente vai arrumar dor de cabeça, o pior de tudo não e se vai empurrar a agua ou nao, mas em caso de aquecimentos extremos (subida forte em trilha), a circulação da agua pode não ser rapida o suficiente, o motor estara aquecendo e a agua fria ainda nao ter chegado onde deveria, istala o radiador perto do apsão e vai ser feliz. Coloquei no meu baja ao lado do motor e ficou muito bom. Apenas no asfalto em velocidade ele tendia a esquentar um pouco, porque criava uma especie de vacuo e o radiador não refrigerava como deveria. fiz umas aletas laterais para o ar entrar quando esta no asfalto, ficou muito bom e nao tive mais problemas de aquecimento na estrada

um abraço

Usuário Avatar de leobnaval
    Entrada
    03/06/2007
    Local
    Piracicaba/SP
    Agradecimentos: 3
    Citação Postado originalmente por bajeiro do sul Ver Post
    o pior de tudo não e se vai empurrar a agua ou nao, mas em caso de aquecimentos extremos (subida forte em trilha), a circulação da agua pode não ser rapida o suficiente, o motor estara aquecendo e a agua fria ainda nao ter chegado onde deveria, istala o radiador perto do apsão e vai ser feliz.
    Isso acontecia nas kombis diesel, mas é facilmente resolvido com a localização de sensor de temp. para acionamento de ventuinha no motor (ponto de saída da água quente) e não no radiador, assim quando esquentar a ventuinha já é ligada e outra coisa a temp. de acionamento deve ser menor pelo tempo que a água leva para voltar ao motor.

A bomba de água deve ser corretamente dimensionada como esta da kombi 1.4, mas acho que uma original do AP da conta pelo fato de vários donos de kombi diesel mudar o motor para o AP (álcool ou gasolina) sem adicionar bomba alguma.

Outra coisa se utilizar o radiador na diant. lembre-se de fazer uma parede corta-fogo para em caso de acidente, (pedras baterem no radiadro) ele não venha a te dar um banho quente...e causar acidente grave nos ocupantes.

Abraço, Leo
    O que se leva da vida é a vida que se leva...

Usuário
    Entrada
    04/04/2007
    Local
    Criciúma/SC
    Agradeço pelas informações... ainda não decidi sobre colocar ou não na frente...
    Olhem o espaço que tenho na frente da gaiola... ali vou fazer uma grade com 5 barrinhas de ferro na vertical... na parte de cima vou colocar o tanque de fusca... e na parte da frente pensei em colocar a ventoinha...

Atualmente a cebolinha da ventoinha dispara com 85º... estou pensando em colocar 2 ventoinhas... com 2 cebolinhas.. 1 com 85 e outra com 90... alguém tem idéia de que tipo de cano e a bitolas deles que posso usar pra levar a agua do radiador ao motor e vice-versa?
    abracos
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -dsc00666.jpg  

Entrada
    03/06/2007
    Local
    Piracicaba/SP
    O diâmetro externo do tubo deve ter o diâmetro interno da mangueira.
    E o material pode ser de inox, cobre, aluminio e até aço galvanizado. Lembre de fazer a mesma proteção do radiador nestes tubos...

Oi Leo, legal esta sua explicação sobre o posicionamento do sensor de temperatura, acho ate que vou rever no meu baja, pois o sensor esta no radiador, se colocar ele na saida de agua quente do motor ele acionara antes do calor invadir o radiador. Aproveitando este seu conhecimento sobre radiadores e aquecimento, pergunto o que vc pensa sobre uso da valvula termostatica, aguns desprezam, disendo que somente serve para esquentar mais rapido o motor, e outros dizem que ela serve para fechar a entrada de agua para o motor, sendo que esta vai ficar circulando somente no bloco, e quando a mesma se abrir a agua vai entrar no radiador homogeneamente quente, e nao muito quente nos cilindros distantes, e fria somente no cilindro mais perto, o que vc acha

um abraço

eduardo

Citação Postado originalmente por leobnaval Ver Post
    Isso acontecia nas kombis diesel, mas é facilmente resolvido com a localização de sensor de temp. para acionamento de ventuinha no motor (ponto de saída da água quente) e não no radiador, assim quando esquentar a ventuinha já é ligada e outra coisa a temp. de acionamento deve ser menor pelo tempo que a água leva para voltar ao motor.

A bomba de água deve ser corretamente dimensionada como esta da kombi 1.4, mas acho que uma original do AP da conta pelo fato de vários donos de kombi diesel mudar o motor para o AP (álcool ou gasolina) sem adicionar bomba alguma.

Outra coisa se utilizar o radiador na diant. lembre-se de fazer uma parede corta-fogo para em caso de acidente, (pedras baterem no radiadro) ele não venha a te dar um banho quente...e causar acidente grave nos ocupantes.

Abraço, Leo

Usuário
    Entrada
    04/04/2007
    Local
    Criciúma/SC
    Uia... liguei para onde eu comprei os canos pra montar minha gaiola, e eles vendem tudo para água quente usado em contrução com 2" e parede com 3mm... uma barra com 6mt custa aprox R$ 170,00

Acho que inicialmente vai ficar o radiador lá atrás junto com o motor, rss
    Abracos

Entrada
    03/06/2007
    Local
    Piracicaba/SP
    Citação Postado originalmente por bajeiro do sul Ver Post
    Oi Leo, legal esta sua explicação sobre o posicionamento do sensor de temperatura, acho ate que vou rever no meu baja, pois o sensor esta no radiador, se colocar ele na saida de agua quente do motor ele acionara antes do calor invadir o radiador. Aproveitando este seu conhecimento sobre radiadores e aquecimento, pergunto o que vc pensa sobre uso da valvula termostatica, aguns desprezam, disendo que somente serve para esquentar mais rapido o motor, e outros dizem que ela serve para fechar a entrada de agua para o motor, sendo que esta vai ficar circulando somente no bloco, e quando a mesma se abrir a agua vai entrar no radiador homogeneamente quente, e nao muito quente nos cilindros distantes, e fria somente no cilindro mais perto, o que vc acha

um abraço

eduardo
    A válvula termostática serve justamente para fazer o motor chegar a sua temp. ideal de funcionamento mais rápido e com isso ter melhor potência e durabilidade das peças pois o calor é crucial para o dilatamento das peças e assim trabalharem com as folgas dentro do padrão tolerado, se ela foi projetada é por que ela é útil.

Primeira coisa é se o veículo estiver aquecendo testar a válv. termostática e saber a que temp. ele esta abrindo inclusive tem a temp. marcada na carcaça e tem várias válv. que abrem com uma certa temp. ex. tem válv. que abre com 86°C outras com 92°C entre outros.(dependo da cilindrada, do combustível, do ano, etc.)
    Você poderia por uma válvula que abre antes se estiver tendo problema de aquececimento, ou até mesmo fazer 1 ou mais furinhos na sua própria válvula, assima circulação não é fechada mais é bem restrita isso é mais complicado de fazer e não é recomendado porém é uma solução.

Abraços, Leo

Entrada
    03/06/2007
    Local
    Piracicaba/SP
    Citação Postado originalmente por fag.online Ver Post
    Uia... liguei para onde eu comprei os canos pra montar minha gaiola, e eles vendem tudo para água quente usado em contrução com 2" e parede com 3mm... uma barra com 6mt custa aprox R$ 170,00

Acho que inicialmente vai ficar o radiador lá atrás junto com o motor, rss
    Abracos
    Tem que ver se estes tubos não são aqueles modernos que praticamente mantém a temp. interna da água (que não é interessante para o seu uso) ou se são de cobre (estes sim seriam melhore para o seu uso, porém bem caros).

Abraços

Usuário
    Entrada
    04/04/2007
    Local
    Criciúma/SC
    Qual o problema se eu usar um cano de ferro normal? ele vai enferrujar?
    Abracos

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem