tipo... pra mim, aqui em minha cidade é muito mais caro as peças para se fazer um kart cross do que uma gaiola..
e além de tudo, você ainda leva uma gatinha ou um amigo ou um familiar contigo na gaiola pra curtir a paisagem.. é claro que gosto é gosto, e se você vai fazer um kart pra correr baixo nas piçarras então é válido (sim o nome é piçarra :P)
se você quer algo pra passar em atoleiros, em dunas, matas e tal.. com um pouco mais de força e um bocado menos de dor de cabeça.. tem as famosas gaiolas.. enfim, não estou tentando fazer nada.. mas é porque no começo eu também quis fazer kart cross.. mas depois acabei mudando de idéia e estou fazendo minha gaiola agora

enfim kra.. boa sorte no seu projeto.. e ah
a respeito das motos.. se eu fosse você, eu iria em um leilão, compraria uma falcon ou uma tenerê, pois são bem fortes, e você aproveita quase tudo da moto.. o tanque, bengalas, discos de freio, motor e tal.., sem documento mas com o motor com nota fiscal do leilão e as partes "dados baixa" no detran..

enfim, procura pelo projeto que você vai fazer, tenta fazer alguns rascunhos no papel, começa pelo tamanho do cockpit, procura em sites banco concha e faz o cockpit a partir dele.. olha o modelo de alguns karts e vamos que vamos.. vou acompanhar seus tópicos.. :]
abração e nao desiste não, porque nós somos brasileiros..