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  • #1

    aquecimento x refrigeração




    ei rapazes.. estou com um pepino difícil de descascar hehe

    estou com problema de aquecimento interno.. o motor e o escapamento estão aquecendo o chiqueirinho e só falta fritar quem vai no banco trazeiro.

    tentei revestir o chiqueiro com uma manta termica usada para revestir telhados (acho que só piorou) e enrolei o escapamento com aquela fita termo-tape... (que funcionou maio meno).

    então gostaria de sugestões pra solucionar essa piça.

    e..

    não tenho quase problemas com motor aquecendo, digo quase pq na cidade a ventoinha e o radiador trabalham que é uma beleza mas na estrada em 4ª marcha e velocidade de cruzeiro o relógio de temperatura já marcava acima do meio tendendo a esquentar..

    conversando com uns novos amigos bajeiros disseram que isso é comum com quem teima em colocar motor ap com radiador na trazeira.. por causa do vácuo criado após uma certa velocidade que não cria ar suficiente pra passar por entre as colméias do radiador.

    seria isso fato ou mera ficção??
    MOPAR - or no car.

  • #2
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    Fera, isso realmente é verdade, mais se vc observar, aqui no fórum tem um monte de gaiolas com motores refrigerados à agua colocados na parte de traz da gaiola... Cada um fez de uma forma diferente e com toda certeza mto passaram por aquecimento, inclusive eu...
    Procure colocar o radiador em uma posição onde o vento irá ter maior passagem, sem interferência, e de preferencia em local onde fique um tanto quanto longe das "chapas" do "chiqueirinho", pois o ferro é ótimo condutor de calor, aquecendo rapidamente e resfriando lentamente... procure colocar as ventoinhas sempre jogando o ar quente para fora da gaiola, principalmente para a parte de trás de dela, pois assim vc andando com a gaiola o calor vai sempre ficando pra trás... procure na net alguns modelos de gaiolas com motor refrigerados a agua, e verifique onde o pessoal colocou os radiadores... pra evitar o aquecimento, vai a dica daqui mesmo do fórum... radiador de santana com ar condicionado, que tem mais "favos". Uma boa limpeza no sistema de refrigeração e é claro um bom aditivo... isso já vai ajudar bastante...
    Dê uma olhada como estava posicionado o radiador da minha gaiola...
    Abracos
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -s4021977_edit.jpg  

  • #3
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    Citação Postado originalmente por fag.online Ver Post
    Dê uma olhada como estava posicionado o radiador da minha gaiola...
    Abracos
    Fag vai aqui um alerta se você reparar seu radiador ou ao menos o reservatório expansivo estão fora do local protegido pela gaiola (estrutura tubolar) em caso de acidente (capotamento) o radiador, mangueiras e reservatório poderá se romper e literalmente te dar um banho de água quente, provocando queimaduras graves.
    Você poderá nem ter sofrido lesões mas as queimaduras poderão ser grave.

    Abraços, Leo

  • #4
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    Leo, agradeço a sua dica, na verdade eu já tinha me "tocado" disso... e agora a gaiola está em fase de transformação para 4x4... e assim que estiver com o motor no lugar vou estudar bem o local para ficar bem protegido... de qualquer forma, agradeço novamente.
    Abracos

  • #5
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    Citação Postado originalmente por marcelo cenora Ver Post

    não tenho quase problemas com motor aquecendo, digo quase pq na cidade a ventoinha e o radiador trabalham que é uma beleza mas na estrada em 4ª marcha e velocidade de cruzeiro o relógio de temperatura já marcava acima do meio tendendo a esquentar..

    conversando com uns novos amigos bajeiros disseram que isso é comum com quem teima em colocar motor ap com radiador na trazeira.. por causa do vácuo criado após uma certa velocidade que não cria ar suficiente pra passar por entre as colméias do radiador.

    seria isso fato ou mera ficção??
    Bom Marcelo já ouvi falar, ocorre tambem nas caçambas das camionetes o ar não tem fluxo é como você citou.
    Você poderia fazer em fibra umas entradas de ar a frente do para-lama tras. direcionando o ar para o radiador e para a lataria do banco tras.
    Outra coisa seria fazer uma camada de fibra de vidro antes da chapa que fica perto do motor porque a fibra funciona como um isolante além de usar uma manta grossa destas anti ruido, poderá tambem usar batida de pedra ou massa anti ruído são mais especificas para ruído masi acabam ajudando um pouco contra a temp. pois emborracham o local aplicado.

    Esta loja vende bastante coisa para tapeçaria em geral:
    http://www.lojajbtecidos.com.br/?actA=4&produtoID=887

    Este link discute sobre mantas térmica e anti ruído:
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=8585

    Abraços, Leo

  • #6
    Usuário Avatar de leobnaval
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    Citação Postado originalmente por fag.online Ver Post
    Leo, agradeço a sua dica, na verdade eu já tinha me "tocado" disso... e agora a gaiola está em fase de transformação para 4x4... e assim que estiver com o motor no lugar vou estudar bem o local para ficar bem protegido... de qualquer forma, agradeço novamente.
    Abracos
    Poi é Fag acabei de me lembrar que vc esta fazendo ela 4x4...to curioso com o esquema da tração que ta montando quero ver funcionando hehehehe

    Abraços, Leo

  • #7
    pois é.. ou eu arrumo isso ou a patroa pede a cabeça do orange numa bandeja.
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  • #8
    Citação Postado originalmente por marcelo cenora Ver Post
    pois é.. ou eu arrumo isso ou a patroa pede a cabeça do orange numa bandeja.
    poe mais um radiador!aki tinha uma gaiola que fervia direto,o cara colocou mais um radiador e pronto,problema solucionado!(em serie)

  • #9
    o motor esquenta mais não ferve.. o problema é o calor interno
    MOPAR - or no car.

  • #10
    Usuário Avatar de leobnaval
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    Afinal todo motor esquenta...
    O problema do orange é que ele anda com a traseira quente hehehehehe

  • #11
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    Procura em lojas de materiais de construção um material chamado lã de rocha.

    OBS: lã de vidro também funciona, podendo ser retirada de portas antigas de freezer nos ferros velhos.

  • #12
    Citação Postado originalmente por Danielgvs Ver Post
    Procura em lojas de materiais de construção um material chamado lã de rocha.

    OBS: lã de vidro também funciona, podendo ser retirada de portas antigas de freezer nos ferros velhos.

    hummm.. valew pela dica
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