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Tópico: Gaiola 4X4

  • #1

    Smile Gaiola 4X4




    Ola!a alguns dias vi aqui no forum uma ideia que achei muito boa para construir uma gaiola 4X4. A ideia era usar um motor trasversal e adaptar para que ele fique com os eixos da caixa com se fossem os cardans e usar os deferencias de omega. Acho que é bem viavel,ate comentei com um mecânico amigo meu e ele achou bom tambem.Se alegem tiver mais imformações sobre isso agradeço!

  • #2
    Usuário Avatar de fabiano caxias
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    dependo do pneu q usar esses diferencioas do omega é so um estouro por trilha.
    eu nao faria um investimento alto p nao poder usar pneus grandes
    mas funciona funciona sim

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  • #3
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    Amigo, a idéia de usar a caixa como uma t-case é bem interessante, inclusive já discuti isso em um tópico que eu mesmo criei...
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=53457
    Depois de mto pensar e calcular, vi que a gaiola iria ficar extremamente reduzida, como pode comprovar um colega nosso do forum que utilizou a caixa do corsa...
    Eu estou contruindo a minha utilizando a caixa de tração e redução do niva... que hoje não é tão cara e é uma caixa mto boa pois possui bloqueio de diferencial central.
    A idéia do diferencial do omega é boa, não acredito que terás tantos problemas com quebras assim não... tem um amigo contruindo uma que irá utilzar o mesmo esquema que vc, só que vai usar a t-case do willys....
    Eu optei por trabalhar o diferencial de chevette pra receber homocinéticas, assim posso utilizar todo o agregado da suspenção do santana... sendo que vai ficar com suspensão indivual, freios a disco nas 4, tração 4x4....
    Acho que é isso, rss abracos

  • #4
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    Citação Postado originalmente por fag.online Ver Post
    Amigo, a idéia de usar a caixa como uma t-case é bem interessante, inclusive já discuti isso em um tópico que eu mesmo criei...
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=53457
    Depois de mto pensar e calcular, vi que a gaiola iria ficar extremamente reduzida, como pode comprovar um colega nosso do forum que utilizou a caixa do corsa...
    Eu estou contruindo a minha utilizando a caixa de tração e redução do niva... que hoje não é tão cara e é uma caixa mto boa pois possui bloqueio de diferencial central.

    Eu optei por trabalhar o diferencial de chevette pra receber homocinéticas, assim posso utilizar todo o agregado da suspenção do santana... sendo que vai ficar com suspensão indivual, freios a disco nas 4, tração 4x4....
    Acho que é isso, rss abracos
    Fag, com o diferencial do chevette e mesmo usando homocinéticas vc calcula ou usará pneus de que medida? Será que o diferencial bem como as homocinéticas do teu projeto aguentariam por acaso um pneu 7,50 r16, com desenho cavador? Ou até mesmo um pneu 31" r15?

    []s
    Baja - Ainda sem nome
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  • #5
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    Fera, eu vou utilizar pneu biscoito 225-75-R15... é claro que quando o pneu começa a ficar grande demais vc tem que partir pra algo um pouco mais parrudo...
    Acredito que os diferenciais aguentariam sim, pois será 4x4 full... ou seja,,, os diferenciais trabalham em conjunto... agora eu partiria pra semi-eichos e homocinéticas melhores, quem sabe porsche... isso vai mto é do $$$ disponível e é claro do peso do pé do piloto, rsss
    abracos

  • #6
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    FAbiano, queria conhecer melhor sua gaiola e seu vitara. Tem links pra eles, que tenham detalhes técnicos e fotos?

  • #7
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    Citação Postado originalmente por fabiano vitara caxias Ver Post
    eu nao faria um investimento alto p nao poder usar pneus grandes
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    Eu já cheguei a pensar muito neste assunto e desisti pelo fato de ficar muito reduzido...

    Vou arredondar as contas: se usar a caixa do Logus que daria, digamos 180 km/h, mas tem que deduzir as reduções dos outros dois diferenciais ( Omega = 3,15) então divide-se 180 por 3,15 = 57,14 km/h isso com pneus de tamanho original...se usar pneus 31" como o nosso amigo quer e como este pneu é 34% maior e multiplicando os 57,14 por 1,34 vai dar 76 km/h de velocidade final ( baixa por estar com o motor nos últimos giros).

    Isto não é "teoria" como já foi dito anteriormente, é fato...

    Minha conclusão: tem que aumentar 2 vezes a rotação dos semi-eixos da caixa do Logus para ter uma velocidade final boa e não comprometer tanto na trilha por ficar reduzida demais.

    Se alguém conhecer algo capaz de aumentar a rotação dos semi-eixos ajudaria. Eu pensei nas reduções das caixas automáticas mas não encontrei nenhuma para ver se daria para fazer algo.



    Fabiano, que eixo dianteiro vc usa? cantou a pedra, agora vai ter que mostrar.
    4X4 Brasil

  • #8
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    Existe as reduções de ponta de eixo das kombis antigas... quem sabe se usa-las au contrário, ao invés de reduzir, poderia aumentar... ao invés de usar nas pontas de eixo, poderiam ser utilizadas nas saidas dos "cardã"
    Abracos

  • #9
    Usuário Avatar de Flávio Cadore
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    Thumbs up

    É possível, se pegar a mais reduzida que é 1,68/1 já dá para alguma coisa. Teria que ver como ficaria a adaptação, eu nunca ví uma de perto...desmontada...

    Segundo os cálculos anteriores, a velocidade de 76 km/h vezes 1,68 daria 127 km/h...já é uma velocidade razoável.
    4X4 Brasil

  • #10
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    Já vi uma desmontada, e nada mais é do que duas engrenagens... a que vem do semi-eixo e a que vai pra roda... uma com tamanho diferente da outra.. não sei exatamente qual relação...
    Pra quem tiver realmente interesse isso... outra "solução" é usar apenas a caixa de marchas do fusca... deixando a relação que desejar... não sei exatamente qual a relação das marchas... mais pelo que imagino deve começar com 1ª por volta de 0,70 e 4 por volta de 2,00...
    Com um pouco de empenho tenho certeza que sai mto coisa bacana.
    Abracos

  • #11
    Citação Postado originalmente por fag.online Ver Post
    Fera, eu vou utilizar pneu biscoito 225-75-R15... é claro que quando o pneu começa a ficar grande demais vc tem que partir pra algo um pouco mais parrudo...
    Acredito que os diferenciais aguentariam sim, pois será 4x4 full... ou seja,,, os diferenciais trabalham em conjunto... agora eu partiria pra semi-eichos e homocinéticas melhores, quem sabe porsche... isso vai mto é do $$$ disponível e é claro do peso do pé do piloto, rsss
    abracos
    homocinetica forte, nao compra de porsche, manda fazer no sapinho. sai mais barato e eh forte, aguenta no asfalto em gol de arrancada, 100 e pokos kilos de torque com pneus slick com umas 12" de largura, entao aguentam tranquilo

  • #12
    Usuário Avatar de leobnaval
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    Citação Postado originalmente por gseverog Ver Post
    homocinetica forte, nao compra de porsche, manda fazer no sapinho. sai mais barato e eh forte, aguenta no asfalto em gol de arrancada, 100 e pokos kilos de torque com pneus slick com umas 12" de largura, entao aguentam tranquilo

    O problema aqui é o ângulo que as homocinéticas trabalham, fora o torque é claro...

    Mas concerteza o sapinho terá uma solução para este problema, resta saber o preço.

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