x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 9 de 9
  • #1

    Câmbio Renault 21




    Pessoal, alguém já viu o câmbio do Renault 21 em alguma aplicação Off-Road? Tem fotos e relação dele?

  • #2
    Usuário Avatar de Marcelo A. Marchiodi
    Entrada
    29/12/2003
    Local
    Franca/SP
    Idade
    46
    Posts
    1,082
    Agradecimentos: 2
    Motoboy, eu falei sobre esse câmbio no outro tópico do câmbio da Kombi AP, ainda não vi ele sendo usado por aqui. Imaginei que você soubesse alguma coisa sobre ele.

    Um belo dia eu me lembrei que alguns dos primeiros buggys do Schlesser no Paris Dakar eram com mecânica Renault, e lembrei também que li em algum lugar que alguns Renault tinham um câmbio similar ao VW, do tipo caixa e diferencial no mesmo corpo.

    Dando uma pesquisada vi que ele é muito usado na Inglaterra, em réplicas de Ford GT 40, não entrei muito à fundo na pesquisa, mas pelo que vi é um câmbio bem forte, e no Brasil veio nos Renault 21 e acho que em algumas Trafic também, não tenho certeza.

    Vou anexar algumas fotos! E um manual de manutenção que achei em pdf, inclusive com as relações dele.

    Acredito que se achar em algum desmanche, não deve sair caro, pois é com certeza pouco procurado, acho que é uma boa opção para motores fortes, além da raríssima mosca branca dos olhos verdes "091"! Deve aguentar bem o tranco pois o pessoal lá fora usa em v8!
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -gearbox_parts_05.jpg   -gt40-20014.jpg   -gt40-20120.jpg   -renault-gearbox_cutaway.jpg  
    Arquivos Anexos

  • #3
    Usuário Avatar de Marcelo A. Marchiodi
    Entrada
    29/12/2003
    Local
    Franca/SP
    Idade
    46
    Posts
    1,082
    Agradecimentos: 2
    Mais algumas fotos de um que achei num desmanche em SP, o cara mandou as fotos, queria 800 reais.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -cambio01.jpg   -cambio02.jpg   -cambio03.jpg  

  • #4
    Citação Postado originalmente por Marcelo A. Marchiodi Ver Post
    Dando uma pesquisada vi que ele é muito usado na Inglaterra, em réplicas de Ford GT 40, não entrei muito à fundo na pesquisa, mas pelo que vi é um câmbio bem forte, e no Brasil veio nos Renault 21 e acho que em algumas Trafic também, não tenho certeza.

    Acredito que se achar em algum desmanche, não deve sair caro, pois é com certeza pouco procurado, acho que é uma boa opção para motores fortes, além da raríssima mosca branca dos olhos verdes "091"! Deve aguentar bem o tranco pois o pessoal lá fora usa em v8!
    não é tão fácil achar uma trafic, ou mesmo um 21, em desmanche...

  • #5
    os primeiros buggys do schlesser usavam motor porsche... não tenho certeza, mas acho que os buggys do schlesser com mecânica renault tinha motor TRANSVERSAL e outro câmbio...

  • #6
    Valeu Marcelo, gostei muito desse câmbio Renault!
    De certa forma é muito parecido com o câmbio VW CNX (Gol GTI 16v e Passat V6) que estou montando no meu carro de Rally.
    Só achei o câmbio Renault um pouco comprido em relação ao VW, mas parece que é bem forte, ponho fé. Outro detalhe é que ele tem tripóide ao invés de homocinética na saída do câmbio, o que dificulta para colocar uma homocinética com boa variação de ângulo, como a do Porsche 930. (no caso do VW CNX é plug and play)

    Ahhh "091", estou quase indo nos EUA só pra trazer um desses na mala!!! É ideal para montar na minha gaiola com motor traseiro.

    O Schlesser já fez vários carros, mas os últimos dele (a partir de 2002 ou 2003) são com Câmbio Hewland, fabricado sob licença pela Fortin. Este é "O CÂMBIO", é muito utilizado em carros Fórmula, tenho muitas informações dele, se precisarem. Utilizamos ele no Dobló do Rally dos Sertões em 2003.
    O Schlesser fala que um bom carro de Rally começa com o câmbio, ou seja, tem que fazer o projeto do carro em função de um bom câmbio.

    Abraço!

  • #7
    Usuário Avatar de Marcelo A. Marchiodi
    Entrada
    29/12/2003
    Local
    Franca/SP
    Idade
    46
    Posts
    1,082
    Agradecimentos: 2
    Ok Motoboy!
    Já vi um desses câmbios do Gol GTI, são bem fortes também, como é a relação dele? Tem opção de mais reduzida?
    Tem que fazer um tópico do seu carro aqui no fórum!
    Nesse do Renault acho que teria como usinar uma adaptação pra usar as 930, não!?

    Já pensei numa solução radical nesse negócio de câmbio, meio que seguir o caminho dos americanos, que desenvolveram caixas novas com a concepção VW, pensei em usar um miolo de câmbio forte, e uma coroa e pinhão grande e juntar tudo numa nova caixa... aqui na oficina fazemos manutenção de máquinas pra frigoríficos, e já pegamos coisas do nível de uma caixa de transmissão pra arrumar, inclusive fundir uma carcaça em aluminio que era bem mais complexa que uma caixa de câmbio.

    Esse Hewland que você falou que era usado no Doblo... como era? Porque o Hewland MK9 usava carcaça VW e podia aguentar até 21 kgf.m de torque constante e picos de 25 kgf.m.
    Realmente, câmbio é o mais importante, difícil são os preços desses câmbios de competição... vai ser caro lá na pqp!

  • #8
    Marcelo,

    O câmbio do GOL GTI 16v tem as seguintes opções de diferencial:

    3,70 (37/10) - Passat V6 1998 e Saveiro 1.9 Tdi (exportação)
    3,88 (35/9) - Gol GTi 2.0 16v
    4,11 (37/9) - Passat 1.8 1998

    Perceba que qto maior o torque disponível no motor mais alongado é o diferencial.
    A minha idéia é aumentar o torque do motor para não ter que reduzir muito o
    diferencial.

    Sobre a homocinética do Porsche 930 no câmbio Renault, bastaria usinar uma tulipa
    com as dimensões da homocinética e um estriado fêmea para encaixar na saída do
    eixo da caixa. Mas ai é aquele negócio, já é uma adaptação a mais, fora a pior delas
    que é adaptar a caixa Renault em um motor qualquer.
    Se o flange for o mesmo, de repente pode ser uma boa opção o motor da Traffic Diesel.

    O Hewland do protótipo Doblo era o DG300 Mark II de 5 velocidades, com bomba hidráulica
    na própria caixa, canhão de câmbio, mas muito alongado pois foi projetado para pista (Fórmula).

    Acho uma boa fazer uma caixa, eu copiaria a caixa VW 091. Tem que ver qto que custa para
    um torneiro bom usinar umas peças para uns 10 câmbios, é fabricar e vender na hora!
    4X4 Brasil

  • #9
    Usuário Avatar de hugoup
    Entrada
    10/12/2013
    Local
    Brasília/DF
    Idade
    42
    Posts
    34
    Agradecimentos: 0
    Marcelo,

    Eu tenho uma Trafic e já usei o que podia dela. Então decidi que iria pegar o cambio e motor dela para montar uma gaiola. O motor 2.2 que tenho nela é de 110CV e torque de 15.8 a 3000 rpm's, e acredito que não seja um motor ruim.

    Até pensei em colocar um flange, adaptar o cambio do fusca 1300 e deixar a gaiola com motor traseiro (o que daria mais traçao nas trilhas), mas não sei se vale a pena.... Você tem alguma informação sobre a aplicação desse cambio da Renault em gaiolas ou em algum off road?

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade