É que ele é um câmbio bem forte, na Inglaterra é muito usado em motores v8.
Não é muito fácil mesmo de se ver, mas se eu topar com um num desmanche, já era!:mrgreen:
Versão Imprimível
eu não sei se teria coragem de desmontar um desses só para pegar o câmbio para botar numa gaiola...
http://www.4x4brasil.com.br/forum/at...1&d=1251220940http://www.4x4brasil.com.br/forum/at...1&d=1251220940
bajamarelo..
o tipo construtivo da carcaça do cambio da kombi diesel, é a mesma coisa de um cambio vw normal de fusca ou brasilia , sendo diferente nas tampas laterais que tem saida pra homocinetica e a furação no acoplamento com o motor , que serve no ap sem prcisar de flange..
mas em relação a reforçar esse cambio, a unica saida seria instalar peças forjadas no bicho, coisa que não sairia nem um pouco barato..
:pensativo::pensativo::pensativo:
Valeu Marcos22, era esta a minha duvida!
Achei uma boa dica a do Motoboy, usar uma caixa mais longa para não forçar tanto coroa/pinhao sendo que uso AP 1.8 e redução de kombi nas pontas de eixo!
:concordo:Ai pessoal bom tópico.
Tenho uma gaiola com motor ap 1.8 alcool taxado, embragem ceramica 1000lbs 6 pastilhas e estava com uma caixa da brasilia 1600 relação 8X35 e flange.
Segunda trilha com essa configuração alisei a caixa e sobrou só a coroa e pinhão.
Agora encontrei uma de kombi diesel, usei só o casco dela e coloquei todo o restante do fusca 1300 uzinei as engrenagens (R$100,00) e esta com coroa e pinhão 8X33, aposentei o flange. ficou muito bom, mas se o pé do piloto for muito forte nenhuma caixa ar (a não ser forjada ou do genero) vai aguentar, principalmente se o pneus forem bons.
Espero ter ajudado.
Abraço.
eu ja ouvi muitas coisas em relação a caixa da kombi a diesel
mas gostaria de saber qual a vantagem de colocar ela em um motor AP???
seria so o fato do flange ou teria + algum? tipo ser mais forte aguentar + trancos?
sera q alguem poderia me ajudar???
vlw
abraço
Dudu,
Normalmente um motor diesel tem muito mais torque que um motor a gasolina.
Seguindo este raciocínio, uma caixa projetada para um motor diesel (no caso da caixa da Kombi) deve ter maior capacidade de transmissão de torque em relação a uma caixa de carro à gasolina ou alcool, consequentemente deve aguentar mais tranco.
Na prática, o que tenho visto é que a caixa da Kombi Diesel é melhor para Off-Road que as caixas normais, mas dependendo da trilha ou do pé do caboclo quebra do mesmo jeito.
Tasca a caixa da Kombi no motor AP, mas fica ligado na hora de arrancar para evitar tranco muito forte e quebrar a caixa, principalmente quando a roda estiver bem apoiada, como em uma subida por exemplo. Senão vai ficar igual ao Rubinho, quebrando transmissão toda hora pro Schumi ganhar corrida.
hoje já não mexo mais com gaiolas mas no tempo em que fazia trilhas nós usavamos as caixas de redução das kombi 78 com cruzetas , para trilhas fica animal mas para correr fica muito reduzida , as cruzetas serviasm como fuzivél em vez de quebrar a coroa/ pinhãi quebrava a cruzeta que já tinha outra d ereserva e não ficava fora das trilhas . era o que aguentava mais .
Seguem as fotos da caixa do Passat ao lado da caixa que tirei de uma Quantum 1.8. A caixa do Passat é a menor da foto (mais suja). Pelo visto os dois câmbios são parecidos, mas não tem nada a ver com o câmbio da Kombi.
O prefixo deste câmbio do Passat que tá na foto é o PB, e o do Santana Quantum é o PV.
Já o prefixo do câmbio da Kombi Diesel (que é igual ao do Passat Iraquiano) é o PL. Parece que apenas os Passat Iraquiano exportação é que possuem esse câmbio com prefixo PL.
:pensativo: Nos meus devaneios mecanicos já vislumbrei construir um mini Pinzguaer (acho fascinante o conceito mecanico deles!), com essas caixas, e projetar um munhão dianteiro com essas caixas também... mas, enfim, fica pra outra oportunidade.
Muito boa essa informação, não sabia que existiam tantas opções dessa redução.