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  • #1

    ponto da correia do motor ap depois do barro




    fui na trilha domingo a gaiola entrou em um buraco cheio de lama morreu a hora que tirei percebi que a correia dentada saiu do ponto estava fora dos dentes da polia, alguem sabe como coloca-la novamente no ponto?

    sei que a polia do vira tem uma marca ,
    sei tambem que nao da pra ver a marca OT na gaiola devido a flang
    e tem outra marca na polia ao lado da polia da bomda d`agua

    c puder me ajudem
    desde ja obrigado
    abraços

  • #2
    Usuário Avatar de Flávio Cadore
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    Eduardo, para botar o AP no ponto é o seguinte:

    1- Na polia do virabrequim tem uma marca ( um risco na parte de fora da polia) que deve ser alinhada com uma seta que tem na tampa plástica na frente do motor.
    2- O primeiro cilindro deverá estar em ponto morto superior...o que é isso? como saber? com o ítem 1 alinhado, vc tira a tampa do distribuidor e veja se o cachimbo está alinhado com o primeiro cilindro. A ponta do cachimbo deverá estar alinhada com o cabo de vela que vai até o primeiro cilindro. Se não estiver vc deverá girar uma volta completa no virabrequim até alinhar as marcas novamente. Verifique se alinhou...BLZ.
    3- Posição do comando: na polia do comando tem uma marca que deve estar alinhada com a face da tampa de válvulas, na face de fora mesmo, onde vão os parafusos. É meio complicado entender mas é isso.
    4- Alinhou em cima, alinhou embaixo e agora é soltar o esticador e colocar a corrêia.
    5- Apertar o esticador, a corrêia não deve girar mais de 90 graus depois de apertada.

    Não te garanto mas acho que o AP não bate o pistão nas válvulas quando escapa a corrêia. Se bateu, F... só um mecânico para te ajudar.

  • #3
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    Citação Postado originalmente por Flávio Cadore Ver Post
    Eduardo, para botar o AP no ponto é o seguinte:

    1- Na polia do virabrequim tem uma marca ( um risco na parte de fora da polia) que deve ser alinhada com uma seta que tem na tampa plástica na frente do motor.
    2- O primeiro cilindro deverá estar em ponto morto superior...o que é isso? como saber? com o ítem 1 alinhado, vc tira a tampa do distribuidor e veja se o cachimbo está alinhado com o primeiro cilindro. A ponta do cachimbo deverá estar alinhada com o cabo de vela que vai até o primeiro cilindro. Se não estiver vc deverá girar uma volta completa no virabrequim até alinhar as marcas novamente. Verifique se alinhou...BLZ.
    3- Posição do comando: na polia do comando tem uma marca que deve estar alinhada com a face da tampa de válvulas, na face de fora mesmo, onde vão os parafusos. É meio complicado entender mas é isso.
    4- Alinhou em cima, alinhou embaixo e agora é soltar o esticador e colocar a corrêia.
    5- Apertar o esticador, a corrêia não deve girar mais de 90 graus depois de apertada.

    Não te garanto mas acho que o AP não bate o pistão nas válvulas quando escapa a corrêia. Se bateu, F... só um mecânico para te ajudar.
    ok, mando bem cadore. O AP naum atropela valvula mesmo. É so monta a correia e pau dinovo. Completando, na carcaça do distribuidor tem uma marca indicando o ponto do primeiro cilindro para alinhar a polia do distribuidor com a do comando e girabrequin... mas na maioria das vezes pula a do girabrequin mesmo...

  • #4
    realmente naum sei como achar o ponto 0T com o motor montado na flange,
    mas consegui bota o MD aqui no ponto com auxilio desse post:

    http://automecanicalorete.blogspot.c...-motor-vw.html

    vlw

  • #5
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    Thumbs up

    Eu pensei que o primeiro cilindro fosse o da polia do comando...hehehehe...ainda bem que eu não falei qual era.

  • #6
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    estranho, eu tb aprendi que o 1º é o proximo a polia do comando..

  • #7
    sim tbm acho q o kara q fez esse esquema enverteu as bolas...
    mas funcionou perfeitamente...
    se for analizar bem o esquema tanto faz por q lado vc começa a contar os cilindros, a ordem continua dos cabos sendo 1342...
    se alquem souber esclarecer melhor estamos aguardando...

  • #8

    ..................

    Citação Postado originalmente por Flávio Cadore Ver Post
    Eduardo, para botar o AP no ponto é o seguinte:

    1- Na polia do virabrequim tem uma marca ( um risco na parte de fora da polia) que deve ser alinhada com uma seta que tem na tampa plástica na frente do motor.
    2- O primeiro cilindro deverá estar em ponto morto superior...o que é isso? como saber? com o ítem 1 alinhado, vc tira a tampa do distribuidor e veja se o cachimbo está alinhado com o primeiro cilindro. A ponta do cachimbo deverá estar alinhada com o cabo de vela que vai até o primeiro cilindro. Se não estiver vc deverá girar uma volta completa no virabrequim até alinhar as marcas novamente. Verifique se alinhou...BLZ.
    3- Posição do comando: na polia do comando tem uma marca que deve estar alinhada com a face da tampa de válvulas, na face de fora mesmo, onde vão os parafusos. É meio complicado entender mas é isso.
    4- Alinhou em cima, alinhou embaixo e agora é soltar o esticador e colocar a corrêia.
    5- Apertar o esticador, a corrêia não deve girar mais de 90 graus depois de apertada.

    Não te garanto mas acho que o AP não bate o pistão nas válvulas quando escapa a corrêia. Se bateu, F... só um mecânico para te ajudar.
    fala Flavio!!
    mto obrigado pela explicaçao eu identifiquei todas as marcas
    so que meu motor nao tem a referida tampa plastica, do vira
    tem como colocar no ponto mesmo assim?
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos ponto da correia do motor ap depois do barro-imagem-027.jpg  

  • #9
    Usuário Avatar de Flávio Cadore
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    A marca da polia deverá ficar na direção da polia que gira o eixo do distribuidor, é aquela parecida com a do comando de válvulas. Depois retire a vela do primeiro cilindro e veja com o auxílio de uma chave de fenda o ponto mais alto do pistão ou no volante, veja se tem uma marca, se tiver é só alinhar com a seta que tem num "buraco" quadrado que tem na caixa de marchas. Quando alinhar, verifique se o cachimbo está alinhado com o cilindro que vc tirou a vela. Se tudo estiver OK é só colocar a correia.

  • #10

    ............

    Citação Postado originalmente por Flávio Cadore Ver Post
    Eduardo, para botar o AP no ponto é o seguinte:

    1- Na polia do virabrequim tem uma marca ( um risco na parte de fora da polia) que deve ser alinhada com uma seta que tem na tampa plástica na frente do motor.
    2- O primeiro cilindro deverá estar em ponto morto superior...o que é isso? como saber? com o ítem 1 alinhado, vc tira a tampa do distribuidor e veja se o cachimbo está alinhado com o primeiro cilindro. A ponta do cachimbo deverá estar alinhada com o cabo de vela que vai até o primeiro cilindro. Se não estiver vc deverá girar uma volta completa no virabrequim até alinhar as marcas novamente. Verifique se alinhou...BLZ.
    3- Posição do comando: na polia do comando tem uma marca que deve estar alinhada com a face da tampa de válvulas, na face de fora mesmo, onde vão os parafusos. É meio complicado entender mas é isso.
    4- Alinhou em cima, alinhou embaixo e agora é soltar o esticador e colocar a corrêia.
    5- Apertar o esticador, a corrêia não deve girar mais de 90 graus depois de apertada.

    Não te garanto mas acho que o AP não bate o pistão nas válvulas quando escapa a corrêia. Se bateu, F... só um mecânico para te ajudar.
    coloquei todas as polias na marca
    e o cachimbo no primeiro cilindro
    deu CERTO PEGOU DE PRIMEIRA
    OBRIGADO A TODOS[
    so nao sei o ponto do distrib
    mas o ronco ficou bom

  • #11
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    Ficamos felizes com o sucesso da "operação comando".

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