1- Na polia do virabrequim tem uma marca ( um risco na parte de fora da polia) que deve ser alinhada com uma seta que tem na tampa plástica na frente do motor.
2- O primeiro cilindro deverá estar em ponto morto superior...o que é isso? como saber? com o ítem 1 alinhado, vc tira a tampa do distribuidor e veja se o cachimbo está alinhado com o primeiro cilindro. A ponta do cachimbo deverá estar alinhada com o cabo de vela que vai até o primeiro cilindro. Se não estiver vc deverá girar uma volta completa no virabrequim até alinhar as marcas novamente. Verifique se alinhou...BLZ.
3- Posição do comando: na polia do comando tem uma marca que deve estar alinhada com a face da tampa de válvulas, na face de fora mesmo, onde vão os parafusos. É meio complicado entender mas é isso.
4- Alinhou em cima, alinhou embaixo e agora é soltar o esticador e colocar a corrêia.
5- Apertar o esticador, a corrêia não deve girar mais de 90 graus depois de apertada.
Não te garanto mas acho que o AP não bate o pistão nas válvulas quando escapa a corrêia. Se bateu, F... só um mecânico para te ajudar.