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Convex Datacenter
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Hybrid View

  • #1
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    Manga de eixo dupla - quanto ela eleva?




    Daê pessoal, comprei recentemente um baja. Tá agora com conjunto de rodas 14" (do passat pointer), mas já comprei um jogo de rodas 15".
    Com pneus 175/70-14 na frente, fica muito baixo. Tipo o eixo dianteiro fica a um pouco menos de 20cm do chão.
    Tá com catraca, mas o curso já tava perto do máximo. Tentamos subir um pouco, mas não deu praticamente nada. Imaigno que quem soldol ela da primeira vez, o fez numa posição mais para rebaixar, pois tem curso para rebaixar e não para elevar. Pensei em dessoldar e ressoldar deixando mais curso para levantar o carro, mas vimos que a barra de direção pega no cabeçote do carro do lado direito quando se tenta fazer isso! Estranho!
    O maior pneu que consegui colocar foi 205/65-15 e mesmo assim já fica pegando em algumas partes do para-lama quando se força no máximo a suspensão.
    E esses 20cm vai deixar ele muito limitado para trilha. Queria subir um pouco a suspensão, que de cara abre espaço para pneu mais alto o que ajuda a subir mais um pouco.
    Por isso queria saber o quanto sobe ao se instalar mangas de eixo sobrepostas? Dá pra variar o quanto sobe dependendo do quanto se corta ou é mais ou menos fixo?
    Marcelo do orange baja, vc que fez isso recentemente, quanto subiu? Vc disse que seu mecanico já tem o gabarito pra fazer isso. Sabe me dizer quanto sairia já um par dessas mangas sobrepostas (teria que comprar 4 em desmanche+o serviço)? É que não sei se aqui vou achar gente pra fazer deixando tudo alinhadinho!

  • #2

    Thumbs up manga de eixo

    Citação Postado originalmente por Fernando Assis Ver Post
    Daê pessoal, comprei recentemente um baja. Tá agora com conjunto de rodas 14" (do passat pointer), mas já comprei um jogo de rodas 15".
    Com pneus 175/70-14 na frente, fica muito baixo. Tipo o eixo dianteiro fica a um pouco menos de 20cm do chão.
    Tá com catraca, mas o curso já tava perto do máximo. Tentamos subir um pouco, mas não deu praticamente nada. Imaigno que quem soldol ela da primeira vez, o fez numa posição mais para rebaixar, pois tem curso para rebaixar e não para elevar. Pensei em dessoldar e ressoldar deixando mais curso para levantar o carro, mas vimos que a barra de direção pega no cabeçote do carro do lado direito quando se tenta fazer isso! Estranho!
    O maior pneu que consegui colocar foi 205/65-15 e mesmo assim já fica pegando em algumas partes do para-lama quando se força no máximo a suspensão.
    E esses 20cm vai deixar ele muito limitado para trilha. Queria subir um pouco a suspensão, que de cara abre espaço para pneu mais alto o que ajuda a subir mais um pouco.
    Por isso queria saber o quanto sobe ao se instalar mangas de eixo sobrepostas? Dá pra variar o quanto sobe dependendo do quanto se corta ou é mais ou menos fixo?
    Marcelo do orange baja, vc que fez isso recentemente, quanto subiu? Vc disse que seu mecanico já tem o gabarito pra fazer isso. Sabe me dizer quanto sairia já um par dessas mangas sobrepostas (teria que comprar 4 em desmanche+o serviço)? É que não sei se aqui vou achar gente pra fazer deixando tudo alinhadinho!


    fernando..


    com um serviço bem feito e seguro pra dar um cacete e aguentar o tranco.
    pode se subir uns 60 a 80 mm, mas tem gente que solda mais na ponta
    e consegue mais de 100 mm. mas deve ficar um pouco mais fraco.
    quanto ao preço é muito relativo.
    de região pra região..
    mas se o torneiro cobrar mais de 100 reais nas duas... ja ta meio caro.
    pois o serviço é o corte ,alinhamento e solda.

    abs.

  • #3
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    E tem algum segredo pra alinhar. É tranquilo gabaritar para não desalinhar?
    Pra mim se subir entre 60-80mm já tá muito bom, daí já cabe pneu maior o que já ajuda a subir mais ainda o carro!
    Penso em colocar 205/75-15 da geninho. Pneu mais largo vai ter que limitar o giro do volante pra não pegar naquele, acho que terminal de direção! E não quero usar alargador de roda!

  • #4

    Thumbs up pneus

    Citação Postado originalmente por Fernando Assis Ver Post
    E tem algum segredo pra alinhar. É tranquilo gabaritar para não desalinhar?
    Pra mim se subir entre 60-80mm já tá muito bom, daí já cabe pneu maior o que já ajuda a subir mais ainda o carro!
    Penso em colocar 205/75-15 da geninho. Pneu mais largo vai ter que limitar o giro do volante pra não pegar naquele, acho que terminal de direção! E não quero usar alargador de roda!

    fernando.

    todo soldador ou entusiasta que tenha algum conhecimento de montagem e calderaria faz. é so seguir o desenho e simetria das 2 partes,
    mas a solda tem que ser de responsa...

    imagina .. uma manga de eixo quebrando a 80 km/h ao passar num buraco,por exemplo????

    com essas medidas de pneus e sem alargadores, com certeza vão raspar
    na ponta do braço superior da suspensão.
    porem vc pode limitar o curso da direção no parafuso de ajuste.

    haaa. se o terminal de direção que vc se referiu, é da barra principal, que pega de ponta a ponta, não mexe ...rsrs
    lá é so pra alterar alinhamento das rodas,e o curso vc so limita ele no parafuso com contra porca,perto do setor de direção.


    sds.

  • #5
    a minha ficou em 95 reais, fora q eu tive q comprar mais duas mangas de eixo né

  • #6
    fala fernando... boa sorte ae com seu novo brinquedo.

    e quanto a altura da manga de eixo creio que se consegue até mais dependendo de como for o corte e a solda, não medi o meu, mas é mais que 8,0 centímetros. tem gente que sobe 15,0 soldando uma chapa que serve tbm de alargador caso não tenha uma roda com um off-set mais negativo.

    no meu caso o corte foi feito nas bordas superiores e inferiores da peça e no eixo de uma delas depois soldadas uma em cima da outra e não paralelas.



    uma boa oficina com equipamento certo pode fazer o serviço, só vai penar um pouco por causa da dureza da peça.

    o preço que paguei ficou atrelado ao total do conjunto dianteiro que incluiu o freio a disco dianteiro, 4 pontas de eixo (a minha não serviu por ser de freio a tambor), espelhos dos discos e pintura eletrostática. mas acho que vc pode somar uns 160 reais do torneiro pra cada roda.
    4X4 Brasil
    MOPAR - or no car.

  • #7
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    Bom dia,

    Gostei da maneira como adaptou a susp dianteira.

    Teria mais fotos para me mandar para que mostrar pro meu mecanico

    Rômulo

  • #8
    Usuário Avatar de BRUNO CARRIJO
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    Citação Postado originalmente por Fernando Assis Ver Post
    Daê pessoal, comprei recentemente um baja. Tá agora com conjunto de rodas 14" (do passat pointer), mas já comprei um jogo de rodas 15". . .

    CARO COLEGA,

    TAMBÉM FIZ EM MINHA GAIOLA GANHEI EM TORNO DE 70 mm, DEVO TER GASTO UNS 250,00 NA BRINCADEIRA. FICOU MUITO BOM E RESISTENTE, ATÉ DEI UM SALTO COM A GAIOLA E CAÍ EM UMA EROSÃO E O BRAÇO DO EIXO ENTORTOU TODO, MAS A MANGA DE EIXO NÃO SOFREU NADA.

    AINDA NÃO SATISFEITO COM A ALTURA DA GAIOLA, E TENDO QUE TROCAR O EIXO DE SUSPENÇÃO IREI CORTA-LO E PASSAR O FURO DO EIXO PRA CIMA, ASSIM GANHAREÍ UNS 70 mm. VAI VIRAR UM BIG FOOT.........KKKKKK

  • #9
    Olá pessoal. ja fiz várias adaptações dessa para comércio e garanto que se a solda for boa, não quebra. mas tem que ser respeitada algumas regras. A primeira é que não se pode ultrapassar a altura de 8 cm sem que tenha um reforço entre elas. Oque eu me refiro é uma chapa de 22mm de espessura entre elas que ai da pra levantar até 15 cm. Mais que isso corre se um risco muito grande de a chapa entortar e alterar a cambagem. Para rodas aro 14 aconselho o maximo de 12 cm senão pega. Quanto o alinhamento, eu faço em uma fresadora com precisão de 0.01mm. Já dei porrada que entortou a suspenção e as mangas não afetaram mas isso depende muito da qualidade da solda que é feita.
    "Opinião é como bunda: todos têm uma. Dá quem quer"

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