x
Convex Datacenter
Página 1 de 6 123456 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 62
  • #1
    Usuário Avatar de dourado gpi
    Entrada
    30/04/2007
    Idade
    51
    Posts
    45
    Agradecimentos: 0

    Como construir sua própria gaiola...




    Devido a quantidade de pedidos de procura de projetos de gaiolas aqui no forum, vou tentar passar um pouco que aprendi na construção da minha a quem está com essa carência, que também fiquei quando resolvi começar. Dessa gaiola que eu fiz já existem aqui na minha cidade 14 cópias, com algumas variações. Portanto vou postar fotos do passo a passo da construção com as dicas mais importantes, e conforme forem surgindo as dúvidas eu e o pessoal aqui do forum juntos vamos tentar resolvê-las para ajudar a quem está buscando esse sonho que é a construção do seu próprio brinquedo.

  • #2
    Usuário Avatar de dourado gpi
    Entrada
    30/04/2007
    Idade
    51
    Posts
    45
    Agradecimentos: 0

    primeiro passo o "chassis"...

    Já vi vários tipos e formatos de chassis, mas para quem está começando eu acho mais prudente e seguro procurar um bom chassis de brasília (tarefa nada fácil), porque da brasilia: já vem com freio a disco na frente e a suspensão trazeira e mais resistente, possui barras de torções maiores e consequetemente suportam mais peso, iso para quem quer motor AP. Se não achar brasilia vai de fusca mesmo, mas depois teremos que adicionar molas extras do gol na traseira.
    Resolvido essa pequenina tarefa, vamos para o passo seguinte que é encurtar o famigerado chassis: deve ser feita atraz um pouco do freio de mão uns 30 cm. Porque diminuir o chassis: pra encurtar o entreixo para ganhar mais agilidade para transpor obstáculos e diminuir peso. Olha as fotos....
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -pb090204.jpg   -pb090203.jpg   -pb090205.jpg  

  • #3
    Usuário Avatar de dourado gpi
    Entrada
    30/04/2007
    Idade
    51
    Posts
    45
    Agradecimentos: 0

    A base do assoalho

    Depois de alinhado e devidamente soldado o chassis vamos parafusar o eixo dianteiro e dobrar os primeiros canos fixando o eixo trazeiro e o dianteiro e já soldando também o assoalho que no meu caso usei chapa 13 bem resistente ficando com 55 cm de cada lado do tunel e com 1,20 de largura na altura dos bancos. Olhe as fotos.....
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -pb270028.jpg   -pb270029.jpg  

  • #4
    Usuário Avatar de dourado gpi
    Entrada
    30/04/2007
    Idade
    51
    Posts
    45
    Agradecimentos: 0

    Os canos e como dobrá-los.....

    Vc tem que ter uma boa morça ou uma calandra (maquina de entortar canos), como a maioria como eu só tem morça e nela que vamos focar. Tem que estar bem firme em uma base bem pesada para suportar o repuxe das dobradas dos canos. O cano utilizado na construção dessa gaiola foi o de uma polegada e meia com chapa 13, mas também pode ser utilizado chapa 14.
    Faça uma rolha de madeira para um dos orifícios do cano, encha o cano com areia lavada seca e peneirada, dê leves pancadas no cano (c/ o cuidado de não amassa-los é claro) para que a areia se compacte o máximo possível e arrolhe do outro lado do cano, depois faça um molde do ângulo que vc pretende curvar (geralmente feito com uma barra de ferro dessas finas). Sempre corte o cano um pouco maior do desejado para não cair em erro, e se ficar maior, corte o excedente. Observe que após prender o cano na morça a curva se apresentará uns 10 cm após a mordida da morça.
    Então aqueça com o queimador de aranha com o fogo azul no local a se curvado até ficar vermelho, depois disso é so dobrar até o angulo desejado conferindo com o molde ateriormente feito, eu gastei um botijão de gás todo na construção...... Ohe as fotos....
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -imagem-016.jpg   -imagem-019.jpg   -imagem-020.jpg  

  • #5
    Usuário Avatar de dourado gpi
    Entrada
    30/04/2007
    Idade
    51
    Posts
    45
    Agradecimentos: 0

    A curvatura do principal cano da gaiola..........

    Agora começa o créu 2... Esse cano é considerado o mais importante da gaiola, pois transpõe ela em toda a sua extenção, geralmente se pega uma barra inteira de 6 metros e corta ao meio e se faz as duas partes, começa o que se chama peças gêmeas, São feitas duas peças idêntica e soldadas do eixo dianteiro (onde se solda uma barra de apoio desta) até sair no para choques trazeiro. Olhe as fotos.....
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -pc200018.jpg   -pc200019.jpg   -pc200020.jpg   -pc200021.jpg   -pc200022.jpg  

  • #6
    Usuário Avatar de dourado gpi
    Entrada
    30/04/2007
    Idade
    51
    Posts
    45
    Agradecimentos: 0

    O para brisa e o gigante central......

    Começa o créu 3...... O parabrisas e gigante central é bem dificil de se dobrar devido ao seu angulo bem fechado, deve-se aquecer bem nos lugares das curvas e depois conferir se não está desalinhado, colocando o mesmo em uma superficie plana pra ver se as duas pontas encostão no chão caso contrário vc deve desenpená-lo antes de soldá-lo e verifique o ângulo em relação ao volante para não inclinar demais ou demenos. Nessa fase vc já tem que ter os bancos no lugar para ter noção da altura dos dois em relação a vc. Olhe as fotos....
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -pc220032.jpg   -pc220033.jpg   -pc220034.jpg  

  • #7
    Usuário Avatar de dourado gpi
    Entrada
    30/04/2007
    Idade
    51
    Posts
    45
    Agradecimentos: 0

    Demais canos.......

    Começa o créu 4..... Depois dessa etapa, só restam os canos do teto, do para choques, dos para lamas e da trazeira para serem dobrados, o resto e cano reto que é mais fácil de fazer, que é só cortar e fazer as bocas e soldar (cuidado p/ não cortar curto demais)..... Olha as fotos......
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -imagem-021.jpg   -imagem-022.jpg   -imagem-024.jpg   -imagem-025.jpg   -imagem-027.jpg  

  • #8
    Usuário Avatar de dourado gpi
    Entrada
    30/04/2007
    Idade
    51
    Posts
    45
    Agradecimentos: 0

    Suportes do tanque e da bateria.....

    Créu 5..........O tanque que utilizei foi o do fusca fixado na frente do motor e atraz do x de sustentação central, procure um sem aquela saida de gasolina na parte de baixo e sim aquele que o combustível sai direto do pescador na parte de cima. Veja fotos.......
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -imagem-037.jpg   -gaiola-forum-001.jpg  

  • #9
    Usuário Avatar de leobnaval
    Entrada
    03/06/2007
    Local
    Piracicaba/SP
    Idade
    35
    Posts
    5,611
    Agradecimentos: 3
    dourado qual a amperagem que você utilizou para soldar os tubos com o eletrodo 46?

    Tem fotos perto da pedaleira, cilindro mestre, e como encurtou os cabos (embreagem, freio de estacionamento, acel. etc)

    Abraços, Leo

  • #10
    Usuário Avatar de dourado gpi
    Entrada
    30/04/2007
    Idade
    51
    Posts
    45
    Agradecimentos: 0

    amperagem/embreagem/acelerador

    Quando vc vai soldar canos chapa 13 regule a máquina de solda em 140 ou 150 para eletroldos 3,25, se for eletroldo 2,5 regule para 100. Agora quanto aos cabos de embreagem e acelerador foram cortados os canos internos proporcionalmente e emendados com mangueiras pra unir e alinhar as duas pontas, eu não uso freio de mão, meu freio trazeiro é a disco por isso vou instalar um freio de mão hidraulico, que consiste em colocar um cilindro de freio atras da alavanca do freio de mão e soldar uma haste que vai acional o cilindro mestre ligado ao sistema de freio trazeiro passando a pressão toda pras duas rodas de traz não interferindo nas dianteiras (imagine freio de mão hidráulico o tanto que vai ficar filé). O meu pedal de acelerador é do gol suspenso, só o do freio e da embreagem é o do fusca, ficou muito bom e macio... veja...
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -gaiola-forum-006.jpg  

  • #11
    Usuário Avatar de leobnaval
    Entrada
    03/06/2007
    Local
    Piracicaba/SP
    Idade
    35
    Posts
    5,611
    Agradecimentos: 3
    dourado ficou show mesmo obrigado pelas dicas de solda!

    Tenho em mente a mesma idéia pretendo utilizar a pedaleira do chevette que é suspença com cilindro mestre duplo do gol e com válvulas para controlar a frenagem diant. e tras..
    Porém quanto a utilizar este sist. hidráulico como freio de estacionamento não é muito recomendado pelo fato de a linha inteira do freio ficar pressionada podendo ocorrer rompimento tanto da tubulação como dos flexiveis de freio, mas funciona perfeitamente eu acho que você tem que acertar a pressão dada para segurar o carro para não comprometer os outros componentes do freio.

    E dicas do freio a disco tras. como qual disco, pinça e flange?

    Abraços, Leo

  • #12
    Usuário Avatar de dourado gpi
    Entrada
    30/04/2007
    Idade
    51
    Posts
    45
    Agradecimentos: 0

    freio a disco trazeiro

    Vc compra os discos de freios dianteiros da brasilia, manda o torneiro tirar o cubo do meio dele até ficar só na base, uns 08 mm e ai passa uma broca maior nos furos dos parafusos da roda, e faz um saduiche com aquele cubo central pequeno do roda trazeira (aquela que segura o espelho do freio trazeiro), corta o suporte dos pistão do freio onde vai encaixada as lonas do freio trazeiro pra ficar só a báse do cubo, faça o suporte e fixe as pinças da brasilia mesmo ou se preferir usar freio de mão a pinça do golfe, tempra, cadette, qualquer carro que tenha freio a disco atraz, tenha o cuidado de colocar o sangrador do freio para cima se não vc não consegue tirar a entrada de ar do sistema. Veja as fotos.....
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -pc120001.jpg   -pc160011.jpg   -pc160014.jpg   -pc160017.jpg  

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Respostas: 15
      Última resposta: 13/07/2012, 07:02

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade