x
Convex Datacenter
Página 1 de 4 1234 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 45
  • #1
    Usuário
    Entrada
    20/09/2005
    Idade
    40
    Posts
    884
    Agradecimentos: 4

    Carreta pra gaiola.




    Galera, eu tenho uma carretinha, dessas de reboque pra carros, documentada, emplacada, etc... Porém ocorreu um acidente com ela que resultou em alguns danos, e eu já querendo aproveitar que vamos reforma-la, estou querendo dar um up nela pra poder levar minha gaiola em cima, isso inclui colocar mais 1 eixo com freio, será que dá problema com os cops isso? Esse tipo de reboque vem especificado ``2 eixos`` no documento?

    Tbm já aproveitando para receber dicas de qual eixo/cubo/feixe de molas/sistema de freio a disco para adaptar... Carreta pra levar no máximo 1000k, rodas aro 14, hoje ela leva (levava) uns 600kg com 1 eixo...

    Valeu!
    []`s

  • #2
    Usuário Avatar de jorjaum
    Entrada
    28/02/2008
    Idade
    33
    Posts
    7
    Agradecimentos: 0
    tem que ver no documento ...

    se ta como voce diz com 2 eixos ...acho que nm deve dar nada....
    e não tem nada sobre freios e suspensão.

    porem se especifica modelo e fabricante ...talvez possa dar algum problema ..

    eu num manjo muito de carretinhas .....
    ela precisa passar por alguma inspeção ou nem ?


    abraços

  • #3
    Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Idade
    44
    Posts
    14,354
    Agradecimentos: 13
    Acredito que não especifique a quantidade de eixos, mas sim a capacidade de carga. Podes fazer a alteração e fazer um laudo no Inmetro para corrigir os docs, fora isso sempre que eu andei com reboque só uma vez foi que pediram os documentos dele, normalmente o pessoal pedia apenas do carro.
    SCOTT HOOD REPAROS AUTOMOTIVOS E TRANSMISSÕES AUTOMÁTICAS
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #4
    Usuário
    Entrada
    20/09/2005
    Idade
    40
    Posts
    884
    Agradecimentos: 4
    Pois é, ja passaram inumeros reboques pela minha familia, e em nenhum deles eu me lembro da especificação de eixos, e inclusive também não me lembro de nenhuma vez ser parado com carretinha e precisar dos docs...

    Quanto a capacidade de carga, parece-me que no documento sempre vai capacidade menor do que a carreta leva... Nessa minha está 600kg no doc, já levei até 1.200kg nela, tenho outra do tipo fazendinha de madeira, com boiadeira pra levar carneiros, etc que consta 300kg no doc, já levei até uns 800 nessa...

    Quanto a dicas de qual eixo/cubo/feixe de molas/sistema de freio a disco para adaptar, alguém?
    A minha maior dúvida é quanto ao cubo/ponta de eixo...Dá pra aproveitar de algum carro? Pq pelo que eu andei vendo na minha carreta e em outras, parece que o cubo /ponta de eixo são feitos no torno...

  • #5
    Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Idade
    44
    Posts
    14,354
    Agradecimentos: 13
    Para peso a melhor opção é o sistema da Kombi com 5 parafusos ou F-1000. Porém para carretas mais leves o pessoal usa até pontas de eixo do Gol e Monza. No caso como é para carregar outro veículo não poupa e coloca logo 4 pontas de eixo da Kombi e usa dois discos com pinças também da kombi. Se tu usasses apenas um eixo, daí terias que usar o sistema da F1000.
    Os feixes de mola não saberia ao certo qual seria o melhor, porém usa um feixe para cada eixo em cada lado com um bumerangue central para fazer o balanço entre os eixos e não sobrecarregar um eixo mais do que o outro, no estilo das carretas rodoviárias de caminhões. No caso, os pontos fixos dos feixes serão nas extremidades opostas e no centro ficarão apenas apoiados dentro do bumerangue. Esse bumerangue dá para fazer em chapa de 1/4" sem stress com um pino no centro para fixar e dar o balanço.
    Os feixes tem que pesquisar, porém acredito que daria para usar os do CJ e encurtálos em um lado.
    SCOTT HOOD REPAROS AUTOMOTIVOS E TRANSMISSÕES AUTOMÁTICAS
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #6
    Usuário Avatar de Jorge_PG
    Entrada
    30/01/2006
    Local
    Ponta Grossa/PR
    Idade
    66
    Posts
    437
    Agradecimentos: 0
    Olá Zoega tem uma empresa em Joenvile em SC que vende as ponta de eixo e cubos pra carreta vou pegar o nome com um amigo meu e posto aqui quanto a carreta tem d ver capacidade de carga e c não esta escrito no documento como fechada é só
    Gaiola tubular 1.5 a ar
    pajero sport GLS 2001

  • #7
    Usuário
    Entrada
    20/09/2005
    Idade
    40
    Posts
    884
    Agradecimentos: 4
    Edintruder, esse sistema da kombi é aquele que o cubo e o disco de freio são 1 peça só? Quero usar freio a disco mesmo...
    Na suspensão vou usar esse esquema que vc comentou mesmo..
    Tipo assim né:
    http://i164.photobucket.com/albums/u...GQ35C3CANF.jpg
    Os feixes vou dar uma pesquisada no posto de molas tbm...

    Jorge, agradeço se vc me arrumar o contato dos caras, seria uma mão na roda...
    No doc não tem nada dizendo se é fechada não, somenta capacidade de carga de 600kg...

    []'s

  • #8
    Usuário Avatar de Denilson Maçaneiro
    Entrada
    18/07/2006
    Local
    Blumenau/SC
    Idade
    44
    Posts
    563
    Agradecimento: 1
    E ai galera levantei algums dados para fazer uma carretinha.
    Liguei pro orgão que inspeciona os carros aqui de blumenau e me disseram o seguinte:
    1 - Precisa de uma autorização por escrito do delegado da cidade para fazer o projeto.
    2 - Nota fiscal de todas as peças (chapas, barras, aro, eixo, pneu...) e serviços (mão de obra, solda).
    3 - Documentos do proprietário e do fabricante (no caso se fizer em uma serralheria). Uma declaração de responsabilidade do proprietário.
    4 - Vc deve ter um projeto mecânico (desenho) assinado por um engenheiro mecânico, e uma RT preenchida e assinada pelo engenheiro. Ainda não sei o q é RT.

    As dimençoes máx.:
    Largura: 2,6 metros;
    Altura: 4,4 metros;
    Comprimento: 14 metros;

    Foi isso q me passaram....

    A documentação custaria:
    Carreta para transportar até 500 kg: 150 da inspeção + 150 de taxas do emplacamento
    Carreta para transportar + q 500 kg: 300 da inspeção + 150 de taxas do emplacamento
    isso aqui em Blumenau... não sei se mudaria em outra cidade...

    Valeu
    Denilson Maçaneiro

  • #9
    Citação Postado originalmente por Denilson Maçaneiro Ver Post
    E ai galera levantei algums dados para fazer uma carretinha.
    Liguei pro orgão que inspeciona os carros aqui de blumenau e me disseram o seguinte:
    1 - Precisa de uma autorização por escrito do delegado da cidade para fazer o projeto.
    2 - Nota fiscal de todas as peças (chapas, barras, aro, eixo, pneu...) e serviços (mão de obra, solda).
    3 - Documentos do proprietário e do fabricante (no caso se fizer em uma serralheria). Uma declaração de responsabilidade do proprietário.
    4 - Vc deve ter um projeto mecânico (desenho) assinado por um engenheiro mecânico, e uma RT preenchida e assinada pelo engenheiro. Ainda não sei o q é RT.

    As dimençoes máx.:
    Largura: 2,6 metros;
    Altura: 4,4 metros;
    Comprimento: 14 metros;

    Foi isso q me passaram....

    A documentação custaria:
    Carreta para transportar até 500 kg: 150 da inspeção + 150 de taxas do emplacamento
    Carreta para transportar + q 500 kg: 300 da inspeção + 150 de taxas do emplacamento
    isso aqui em Blumenau... não sei se mudaria em outra cidade...

    Valeu
    Denilson,

    Não seria ART ?(anotação de responsabilidade tecnica) é um documento que o engenheiro preenche junto ao Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura -CREA, no qual o engenheiro torna-se responsavel pelo projeto.
    4X4 Brasil Razão: revisando texto

  • #10
    Usuário Avatar de Denilson Maçaneiro
    Entrada
    18/07/2006
    Local
    Blumenau/SC
    Idade
    44
    Posts
    563
    Agradecimento: 1
    Sim Evandro acho que é isso mesmo...

    Alguém tem algum projeto de carretinha?
    Desenho, informação de suspensão, amortecedor....
    Se alguém tiver manda ai....

    Valeu.
    Denilson Maçaneiro

  • #11
    Usuário
    Entrada
    20/09/2005
    Idade
    40
    Posts
    884
    Agradecimentos: 4
    Boa hein Denilson!
    Sabe quem faz a marcação do numero do chassi? É no detran mesmo ou despachante?
    Também estou pesquisando por um projetinho...

    []'s

  • #12
    Usuário
    Entrada
    20/09/2005
    Idade
    40
    Posts
    884
    Agradecimentos: 4
    Dei uma pesquisada aqui sobre as dimensões e o material pra fazer uma carreta, pelo que eu calculei aqui gasta-se cerca de 23m de viga U 100mm (4'') por 4,72mm de espessura pra se fazer a plataforma de 4,5m de comprimento por 1,90 de largura com 5 vigas de reforço no meio, isso fica um pouco mais que necessário pra levar uma gaiola de ~ 600kg, mas no meu caso quero fazer uma carreta pra levar carros também e mais reforçada...
    Quanto ao preço, achei aqui a barra inteira de 6m dessa viga U (4'' x 4,72mm) por R$102,00 ou por R$22,00 o metro cortado no tamanho que preferir.

    Mas isso é só a plataforma, ainda há os feixes de molas, cubos, sistema de freios que ainda não decidi quais usar.
    Quanto ao cabeçote de freio inercial, estou projetando um com um amigo torneiro utilizando um cilindro mestre do gol, com munheca de engate fundida (R$60,00) que deve ficar bem mais em conta que uma pronta que achei por R$600,00.
    Rodas e pneus já tenho aqui, de resto é serviço de torneiro (mais algumas coisinhas), M.O. de solda, montagem, vai ser por minha conta mesmo, para lamas, trilhos, elétrica, paralamas, pintura, parte da frente do engate, e mais algumas coisinhas... Pretendo gastar no máximo 2mil nela...

    Se alguém mais tiver alguma dica postem aí!

    []'s

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade