x
Convex Datacenter
Página 1 de 4 1234 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 42
  • #1
    Usuário
    Entrada
    13/02/2008
    Idade
    39
    Posts
    10
    Agradecimentos: 0

    Post Contruindo um kart cross...




    Boa tarde Galera...

    Estou iniciando um projeto para a construção de um kart cross. Atualmente trabalho como projetista industrial e já tenho boas idéias e outras informações, muitas aqui do site, para dar inicio aos estudos.
    Tenho dúvidas em relação a qual diferencial usar (para não ter que fabricar um) Segue abaixo o "jeitão" que vai ser este kart cross:

    *Monoposto
    *Motor 350cc (Moto Sahara, XLX, ou similar)
    *Tração traseira, com diferencial.
    *Suspensão independente nas 4 rodas
    *Freios a disco nas 4 rodas
    *Direção de algum carro adaptada

    Parece pouca coisa, mas o kart está "montado no pensamento" !

    Qualquer informação que possa incrementar o carrinho é bem vinda...

    Desde já agradeço a atenção a todos (Parabéns pelos tópicos adicionados em relação ao assunto)

    Jonas Neto - Belo Horizonte

  • #2
    Usuário Avatar de bad_x
    Entrada
    01/01/2008
    Idade
    65
    Posts
    6
    Agradecimentos: 0
    Olá vc já possui desenhos do projeto?
    Como pretende acionar o dif traseiro: por corrente?

  • #3
    Usuário
    Entrada
    13/02/2008
    Idade
    39
    Posts
    10
    Agradecimentos: 0

    Post

    Tenho alguns rabiscos e modelamentos em solidworks, mas nada ainda definido.
    Pensei de usar um diferencial (fabricar) com coroa externa e internamente satélites e planetárias (componentes de diferencial), porém sei que ficará muito caro fabricar um. Não tive a oportunidade de saber como ficaria o acionamento com um diferencial de chevette, por exemplo, ou de um carro menor. No geral, não queria usar eixo rígido na traseira.
    O que que vocês acham ?

  • #4
    Citação Postado originalmente por Jonas Neto Ver Post
    Tenho alguns rabiscos e modelamentos em solidworks, mas nada ainda definido.
    Pensei de usar um diferencial (fabricar) com coroa externa e internamente satélites e planetárias (componentes de diferencial), porém sei que ficará muito caro fabricar um. Não tive a oportunidade de saber como ficaria o acionamento com um diferencial de chevette, por exemplo, ou de um carro menor. No geral, não queria usar eixo rígido na traseira.
    O que que vocês acham ?
    Poderia tentar algo como da foto, suspensão independente mas sem diferencial. eu tenho o projeto deste kart completo se precisar manda MP que conversamos melhor.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Contruindo um kart cross...-driveline-20email.jpg   Contruindo um kart cross...-rear-20suspension-20right-20.jpg  

  • #5
    Usuário
    Entrada
    13/02/2008
    Idade
    39
    Posts
    10
    Agradecimentos: 0

    Post

    Boa tarde Evandro !

    Tenho esse projeto também, achei aqui mesmo no site. Estou usando algumas partes dele, estou fazendo algumas modicações também.
    A suspensão vai ser independente, porém, estou com dúvidas se ficaria bom sem diferencial, devido a "derrapagem" nas curvas.
    Seria interessante se colocar um diferencial, mas creio que o jeito vai ter que ser eixo rígido mesmo...
    O "bichinho" só vai andar de lado nas curvas mesmo !
    Estou na correria procurando alguma coisa do assunto...
    Valeu pelo interesse...

    Jonas Neto.

  • #6
    uma ideia que me ocorreu agora: poderia trocar a coroa de um dif. de chevette ou outro por uma coroa de moto, assimpoderia acionar o dif. via corrente so teria que ver a lubrificação do dif como ficaria.

  • #7
    Usuário
    Entrada
    13/02/2008
    Idade
    39
    Posts
    10
    Agradecimentos: 0

    Post

    Isso que pensei também...
    O motor ficaria invertido 90º, de modo que o eixo, com tração via corrente vai até o cardã do diferencial...
    Não sei direito, mas o problema seria o peso, ou dimensão do diferencial do chevette, (por ser de carro ficaria superdimensionado)
    Precisaria arrumar o menor diferencial disponivel comercialmente...
    Será ???

  • #8
    Usuário Avatar de Flávio Cadore
    Entrada
    10/03/2004
    Local
    Faxinal do Soturno/RS
    Idade
    54
    Posts
    2,910
    Agradecimentos: 36
    Jonas, eu tenho um Kart cross e já ouvi comentários de quem usou diferencial que não fica bom...por ser muito leve, o Kart, a roda patina muito fácil no barro ( uma só) e aí vc fica atolado por qualquer coisinha...se usar diferencial tem que ser alguma coisa com blocante ou auto blocante.
    Se vc não usar diferencial vc terá até um limitador de velocidade em curva, se vc entrar numa curva com muita velocidade vc sabe que vai ser perigoso...aí vc entra na curva mais devagar.
    Se vc usar diferencial vc poderá fazer a curva mais rápido e quando derrapar o estrago com certeza será maior.
    Sem diferencial vc poderá fazer curva a 70 km/h sem medo...
    Sem derrapar em curva não tem graça.

  • #9
    Usuário
    Entrada
    13/02/2008
    Idade
    39
    Posts
    10
    Agradecimentos: 0

    Post

    Valeu Flávio !

    Estou chegando a conclusão que o diferencial seria inviavel mesmo, devido a suas informações (que são concretas), e até mesmo pelo preço que ficara em geral, desde projeto até construção. Vou colocar um eixo rígido mesmo, e dimensionar para não ter problemas com torção etc...

    Ainda vou postar alguma coisa em relação a dúvidas que tenho, como freios, amortecedores, etc... O que eu tiver aqui também que seja útil para os usuarios vou postar...

    Valeu galera... Muito obrigado !

  • #10
    Usuário
    Entrada
    05/06/2008
    Idade
    41
    Posts
    1
    Agradecimentos: 0

    Olá para todos, sou novato aqui...

    Estou desenvolvendo um kart cross para mim a partir de fotos que vi na internet, estou com algum problemas gostaria que algem me envia-se um projeto para que eu possa corrigir meus problemas e mais para frente fazer outro kart cross melhor... se alguem puder manda para mim no meu e-mail alexpaulon@gmail.com

  • #11
    Usuário
    Entrada
    29/06/2008
    Idade
    46
    Posts
    7
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por ed_flk Ver Post
    Poderia tentar algo como da foto, suspensão independente mas sem diferencial. eu tenho o projeto deste kart completo se precisar manda MP que conversamos melhor.

    Olá, fiquei interessado no seu projeto com esta suspensão independente sem necessidade de diferencial, poderia me mandar mais fotos e o projeto, se possível ??

    quero construir um pra mim,

    um abraço e desde já agradeço,

    meu mail é volnei.noetzold@gmail.com

    T+

  • #12
    Usuário
    Entrada
    12/05/2008
    Idade
    51
    Posts
    23
    Agradecimentos: 0
    Ola,eu ja vi um kart que usava as cruzetas e o diferencial do corcel 1 (mais velho),com a coroa da moto parafusada no lugar da coroa do diferencial e um tubo mantendo a lubrificação nas planetarias.Mas concordo que para terra não ha necessidade de diferencial.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade