Powered by vBulletin

Freio de mão Independente (Gurgel)

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 4 de 5 PrimeiroPrimeiro Anterior 12345 Próximo ÚltimoÚltimo
  • 25/03/2008, 18:33
    edinho_to
    3 Anexo(s)
    olha essa foto que eu achei
    sobre isso que vcs estao falando eu achei um material em um site americano com esses modelos de freios de mao, eles usam naquelas gaiolas de dunas que levantam a frente, o unico modo dele controlarem elas na hora que ela ta com a frente levantada é com essa alavancas.. olhem as fotos e comentem por favor... é so colocar no you tube buggy dunes que vcs vao ver o que os caras fazemmm ... isso sim é coisa de doido.... obs as gaoilas deles sao com cambio automatico
  • 25/03/2008, 19:55
    Denilson Maçaneiro
    legal será q tem a venda estas alavancas???
    ou o jeito é bolar um sistema igual com cilindro de freio
  • 01/04/2008, 14:53
    edinho_to
    acho que naum
    eu fiz o meu sistema com o cilindro mestre simples do fusca, ta acabando de montar quando eu termindar eu posto as fotos de como ficou, eu ia colocar dois um pra cada roda trazeira mais apertei um pouco aqui e aproveitei um sistema que ja tinha pronto em minha gaiola e montei so com um mesmo
  • 02/04/2008, 12:28
    Denilson Maçaneiro
    to pensando em colocar freio a disco na traseira e peguei um esquema no planeta buggi onde irei usar o disco dianteiro do fusca.
    minha dúvida:

Eu posso usar o disco de freio do fusca e a pinça de outro carro? Qual pinça posso usar?

Eu nâo irei usar a pinça do fusca pois não tem como acionar ela com o freio de mão e futuramente quero faser esse sistema de freio independente.

Abraços
  • 02/04/2008, 15:50
    Luciano SHAKALL
    Citação:

Postado originalmente por Denilson Maçaneiro Ver Post
    "... to pensando em colocar freio a disco na traseira ... irei usar o disco dianteiro do fusca ...
    ... Eu posso usar o disco de freio do fusca e a pinça de outro carro? Qual pinça posso usar? ..."

Denilson, o CAmaRAda CASSIANO aqui de Natal/RN adaptou discos de freios da dianteira do Fusca na traseira do NIVA dele,
    usando Pinças (traseiras) de Tempra, pois elas permitem o acionamento do Freio-de-mão a cabo normalmente,
    além - claro - do sistema normal ("de serviço") :concordo: .

Veja a adaptação em: http://www.natal4x4.com.br/freios.htm .

[]'s
  • 02/04/2008, 16:34
    edinho_to
    pergunta
    porque vc fala que nao da pra acionar o cilindro mestre do fusca com o freio de mao?
  • 02/04/2008, 21:21
    Denilson Maçaneiro
    Citação:

Postado originalmente por edinho_to Ver Post
    porque vc fala que nao da pra acionar o cilindro mestre do fusca com o freio de mao?

Edinho na pinça do fusca não dá pra colocar cabo de aço para usar como freio de mão. Este tipo de pinça só é acionado por fluido.
    Alguém tem idéia do preço da pinça de freio do Tempra?
  • 02/04/2008, 21:23
    Denilson Maçaneiro
    Citação:

Postado originalmente por Luciano SHAKALL Ver Post
    Denilson, o CAmaRAda CASSIANO aqui de Natal/RN adaptou discos de freios da dianteira do Fusca na traseira do NIVA dele,
    usando Pinças (traseiras) de Tempra, pois elas permitem o acionamento do Freio-de-mão a cabo normalmente,
    além - claro - do sistema normal ("de serviço") :concordo: .

Veja a adaptação em: http://www.natal4x4.com.br/freios.htm .

[]'s

Shakall valeu pela dica, vou dar uma pesquisada nos ferro velhos...
    Abraços...
  • 02/04/2008, 22:22
    Sidnei Diogo
    Citação:

... Qual pinça posso usar?

Eu nâo irei usar a pinça do fusca pois não tem como acionar ela com o freio de mão e futuramente quero faser esse sistema de freio independente.

Abraços

Denilson, Luciano (qto tempo hein, amigão?) ALL,

Seguinte: Utilizo pinças do Kadet GLS e Golf GTI (se bem q nao são muito baratas, mas é + 1 opção) na trazeira do Falcão e duas alavancas de freio-de-mão normais do gol bolinha. Funcionam como bloqueio e freiam melhor que os originais. Considerando que não terão de gastar com as alavancas, cilindros e td +, pode ser que saia + em conta (e, na minha opinião, melhor).

[ ]'s:concordo:
  • 13/04/2008, 22:26
    Denilson Maçaneiro
    Outra dúvida...
    Estou pensando em colocar freio a disco na traseira mas não queria perder a função do freio de mão e ainda quero fazer o sistema de freio seletivo (independente).
    Penso em colocar o disco e a pinça dianteira do fusca na traseira mas como a mesma não possui a possibilidade de colocar o cabo eu ficaria sem freio de mão, então, se eu colocar este sistema, levar dois tubos um pra cada roda e em cada tubo colocar um valvula de fechamento (Tipo esfera ou agulha) eu teria o freio seletivo sem problemas. Agora caso eu queira usar como freio de estacionamento será que estas válvuas de fechamento aguentariam a pressão por um longo tempo mantendo a gaiola parada?

Deem suas opniões..
  • 15/04/2008, 01:39
    Luciano SHAKALL
    Citação:

"... Estou pensando em colocar freio a disco na traseira mas não queria perder a função do freio de mão e ainda quero fazer o sistema de freio seletivo ... Penso em colocar o disco e a pinça dianteira do fusca na traseira mas como a mesma não possui a possibilidade de colocar o cabo eu ficaria sem freio de mão ..."

E aí Denílson...?
    Desistiu de colocar os discos do fusca com as pinças do tempra?

Citação:

"... se eu colocar este sistema, levar dois tubos um pra cada roda e em cada tubo colocar um valvula de fechamento (Tipo esfera ou agulha) eu teria o freio seletivo sem problemas ..."

Sim, mas perderia a capacidade de "modular" a frenagem, pois com os registros, é "sim ou não": Não tem como ir freando progressivamente a roda que está girando em falso (atolada ou no ar) até que a outra tracione; além do que, assim que você "sair do enrrosco", você terá uma roda freada sendo arrastada, o que pode levar a outra a patinar e ficar - novamente - atolado... :parede:

Perde-se também a ajuda do freio de mão para entrar em curvas mais fechadas:putz: , que com o sistema seletivo (mecânico) é melhor ainda... :lol:

Citação:

"... Agora caso eu queira usar como freio de estacionamento será que estas válvuas de fechamento aguentariam a pressão por um longo tempo mantendo a gaiola parada? ..."

Por um looooooongo tempo eu não sei :pensativo: , mas - dependendo da válvula escolhida - por um bom tempo sim. O problema é que se sua gaiola for licenciada (ela é emplacada pra transitar pelas ruas até a trilha?) ela VAI TER QUE TER UM FREIO-DE-ESTACIONAMENTO "MECÂNICO", a cabo; pois é exigido por lei (sistemas hidráulicos para freio-de-mão são proibidos) ;-)

[]'s
  • 15/04/2008, 12:36
    Denilson Maçaneiro
    E ai Shakal, mais uma vez obrigado por sua contribuição.

Ainda não desisti da pinça do tempra, estou pesquisando o que sairia mais em conta levando em consideração que eu ja tenho 2 discos e 2 pinças do fusca sobrando...

Eu encontrei no ferro velho 2 pinças do vectra por 100 as duas, ai só bastaria fazer um sistema no ferio de mão igual ao do gurgel. Para poder freiar uma roda de cada vez.

Minha gaiola não ta documentada não...

Valeu Shakal..
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 4 de 5 PrimeiroPrimeiro Anterior 12345 Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 14:45.