Queria muito fazer uma gaiola com motor V6 vortec, porém gostaria de saber mais sobre o motor, por exemplo, medidas, ideias, algum cambio q de pra colocar o motor atrás, por favor mandem respostas.
Também estou iniciando um projeto tubular 4x4 com motor V6, mas pelo que vi até agora só achei com motor frontal. queria por motor traseiro mas ai teria que fugir da mecanica original, e não queria isto pois quanto mais fugir do original maior sera a probabilidade de quebra, isto no meu entender, por isto sempre é bom opiniões de quem ja tem ou entende mais do assunto.
Era isso q queria saber, um projeto com motor traseiro, pois é mais bonito e provavelmente mais instável, porem n acho em canto nenhum informações sobre, principalmente sobre qual cambio usar.
Esse é um tema bem complexo, gaiola 4x4, como fazer?
O principal problema é achar a caixa ideal...para 4x2, a meu ver é a caixa de Santana...vc pode fazer motor central ou motor traseiro + reduções de Kombi.
4x4...problema do cão...caixa transversal + diferenciais de Omega...fica muito reduzido...
Motor traseiro, caixa de Chevette + t-case de Niva...dá para fazer mas fica ruim de posicionar, e quando em 4x2 fica com tração dianteira...
A meu ver para uma gaiola não muito grande dá para usar uma caixa de carro 4x4 montada na traseira + reduzida de Kombi para inverter a rotação. Eu tenho uma caixa de Subaru para isto...dá para tentar achar uma caixa de Audi ou outro...só tem que tomar cuidado porque tem alguns carros que a tração 4x4 é sob demanda, só funciona quando patina as rodas dianteiras e a tração nesse caso é mais fraca ( os semi eixo são bem finos).
Outro dia vi uma Porsche Cayene, é 4x4 e a solução que eles acharam para colocar o motor mais para trás foi passar o semi eixo por dentro do carter...eu faria uma gaiola 4x4 com aquele motor e caixa mas o motor na traseira e reduções de kombi...ficaria com motor central e 4x4...top das galáxias.
Uma caixa de Subaru vc encontra no Mercado Livre por 5.000...o motor Subaru é bom mas ele é muito largo e no final ele fica muito alto também...essa largura a mais atrapalha para fazer uma suspensão boa ( Duplo A ) porque não dá para fazer bandejas mais compridas.
Suspensões mais inferiores, tipo McPerson ou a do Omega não valem a pena para uma gaiola 4x4.
Também acho que o chassi tubular tem que ser bem forte p aguentar o peso e força de torção na hora do giro desse motor V6, p chassi não virar um "oito".
Também acho que o chassi tubular tem que ser bem forte p aguentar o peso e força de torção na hora do giro desse motor V6, p chassi não virar um "oito".
É, o chassis tem que ser mais reforçado, o meu é feito com tubos de Ø 31,75 e teria que partir para tubos de Ø 38 ou Ø 44...Ø 50,8 acho demais mas dá para fazer também. Sempre com tubos de paredes grossas....hehehe.
Como se dizia antigamente: " o cara anda estribado". Hehehhee
Vc diz que a mecânica é original mas original do que? com eixos Tinken...hehehhe
Estas fotos não são do meu projeto, quem me dera montar em um maquinário deste. As fotos são só para ter uma ideia por onde eles começam a montar a estrutura tubular. Digo original tipo pegar uma mecânica com motor, caixa, diferenciais, tudo do mesmo veiculo e mudar o minimo possivel para evitar problemas. Ja estou com o desenho da estrutura tubular praticamente pronta só vou terminar o desenho quando tiver a mecanica certa para calcular largura e comprimento. Estou entre uma blazer e uma cherokee, mas se alguem souber de outra "viatura" que incomode menos agradeço a informação. O problema é achar uma mecanica completa em desmanches.