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  • #1
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    Arrow Mecanica de Subaru 4x4(integral) + reduzida, bom ou ruim?




    Bom, na minhas metas para montar uma gaiola/buggy com 4x4 integral + reduzida já namorava a idéia de montar em cima da idéia da mecanica completa de um subaru (de inicio era o impreza, mais parece que não tem reduzida, estou estudando a respeito).
    mais basicamente é isso, o que acham? pontos positivos e negativos?
    O uso será viagens e Raids. E o motor provavelmente central/traseiro.
    Agradeço desde já.

  • #2
    Usuário Avatar de Flávio Cadore
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    Na minha opinião, show de bola!
    Tem Impreza que tem reduzida sim, no Mercado Livre tem vários...
    O motor ficaria traseiro e vc vai precisar das reduções da Kombi para acertar a rotação das rodas traseiras.
    Para a frente teria que decidir qual a melhor opção:
    1-Duas engrenagens para acertar a rotação e sentido na entrada do diferencial dianteiro.
    2-Pneus menores na frente para acertar a velocidade das rodas, visto que o diferencial central tem acoplamento viscoso ou bloqueio eletrônico para caixa automática.
    3- Eu não usaria as reduções da Kombi na frente porque elas aumentam a distância do centro de giro da direção para o offset da roda, quanto maior esta distância mais arisco fica o veículo. Quando vira um pouco, ela vai de uma vez.....

    Um câmbio destes custa em torno de uns 3.000,00 no Mercado Livre...já tem gente procurando para fazer gaiola.
    4X4 Brasil

  • #3
    Citação Postado originalmente por Flávio Cadore Ver Post
    Na minha opinião, show de bola!
    Tem Impreza que tem reduzida sim, no Mercado Livre tem vários...
    O motor ficaria traseiro e vc vai precisar das reduções da Kombi para acertar a rotação das rodas traseiras.
    Para a frente teria que decidir qual a melhor opção:
    1-Duas engrenagens para acertar a rotação e sentido na entrada do diferencial dianteiro.
    2-Pneus menores na frente para acertar a velocidade das rodas, visto que o diferencial central tem acoplamento viscoso ou bloqueio eletrônico para caixa automática.
    3- Eu não usaria as reduções da Kombi na frente porque elas aumentam a distância do centro de giro da direção para o offset da roda, quanto maior esta distância mais arisco fica o veículo. Quando vira um pouco, ela vai de uma vez.....

    Um câmbio destes custa em torno de uns 3.000,00 no Mercado Livre...já tem gente procurando para fazer gaiola.
    X2

    Rodrigo coloca logo o motor na frente e usa toda a transmissão do Impreza!! E aí parte para o abraço!!! Sonho mosca branca, um Impreza WRX batido destruído de 20 d 30 paus se encontrar!!

  • #4
    Usuário Avatar de Marcelo A. Marchiodi
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    Como eu já tenho um motor Subaru, há algum tempo pensei o seguinte para um futuro up-grade quando tiver tudo montado: usar toda uma mecanica Subaru, desde motor até câmbio com 4x4 e diferencial traseiro (no caso quando está montado no carro original, Impreza ou Legacy), pegar tudo isso e virar o conjunto, ficando o motor traseiro... porém a rotação vai se inverter e os câmbios Subarus não permitem mudar a coroa de lado... então eu usaria caixas de redução de Kombi, adaptadas para uma suspensão duplo-A nas 4 rodas, para acertar a rotação (um amigo meu já fez isso uma vez, alterou a tampa interna delas fazendo uma nova com braços pra instalação de pivôs, nenhum bicho de 7 cabeças, mas exige bons conhecimentos de mecânica de usinagem).

    Ficaria como um mini-Hummer, eu teria uma veículo 4x4, com boa relação final, pois somaria a relação original dos Subarus que é por volta de 3,90 mais a redução de KOmbi, que existem 3 relações diferentes, tendo um resultado sempre por volta de "5,alguma coisa"":concordo"

    Dá um trabalho enorme por ter de criar uma nova suspensão, e muito trabalho de usinagem, mas acredito que o resultado seria pura diversão.

    E esse negócio de Subarus terem redução... acho que provavelmente e talvez só o Forester, lembrem-se que Imprezas e Legacys são carros comuns (muito bem feitos, mas comuns), e não o tipo de carros 4x4 que tem opção de reduzida. Mas acho que talvez eles devam ter algum tipo de bloqueio de diferencial central.

    Mas se o Forester tiver redução... seria uma excelente opção, é algo que merece uma pesquisa (conheço um cara que trabalhou em concessionária Subaru), apesar de não ser uma mecânica comum de se achar.

  • #5
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    Citação Postado originalmente por Marcelo A. Marchiodi Ver Post
    (...)

    E esse negócio de Subarus terem redução... acho que provavelmente e talvez só o Forester, lembrem-se que Imprezas e Legacys são carros comuns (muito bem feitos, mas comuns), e não o tipo de carros 4x4 que tem opção de reduzida. Mas acho que talvez eles devam ter algum tipo de bloqueio de diferencial central.

    Mas se o Forester tiver redução... seria uma excelente opção, é algo que merece uma pesquisa (conheço um cara que trabalhou em concessionária Subaru), apesar de não ser uma mecânica comum de se achar.
    Não sei se intendi, mas, os Legacy tem reduzida em sua maioria, logo os impreza me parece que só os WRX, que estão meio fora de orçamento. Estava procurando algum na faixa até 10mil que seriam os Legacy/Impreza até 96, 98 Que aproveitaria mais coisas além do cambio.

  • #6
    Usuário Avatar de Flávio Cadore
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    Citação Postado originalmente por Marcelo A. Marchiodi Ver Post
    Como eu já tenho um motor Subaru, há algum tempo pensei o seguinte para um futuro up-grade quando tiver tudo montado: usar toda uma mecanica Subaru, desde motor até câmbio com 4x4 e diferencial traseiro (no caso quando está montado no carro original, Impreza ou Legacy), pegar tudo isso e virar o conjunto, ficando o motor traseiro... porém a rotação vai se inverter e os câmbios Subarus não permitem mudar a coroa de lado... então eu usaria caixas de redução de Kombi, adaptadas para uma suspensão duplo-A nas 4 rodas, para acertar a rotação (um amigo meu já fez isso uma vez, alterou a tampa interna delas fazendo uma nova com braços pra instalação de pivôs, nenhum bicho de 7 cabeças, mas exige bons conhecimentos de mecânica de usinagem).

    Marcelo, olhe como eu fiz a minha, usei o montante do rolamento do Corcel II e fiz as balanças novas e mais compridas.
    Usinei no torno o montante para usar o rolamento de roda do Gol e cubo também do Gol e é possível instalar as reduções de Kombi também...eu não sei como é...não é aconselhável usar o cubo do Corcel porque ele quebra fácil e não fica muito bonito uma roda com 3 parafusos .
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Mecanica de Subaru 4x4(integral) + reduzida, bom ou ruim?-subaru.jpg  

  • #7
    Usuário Avatar de Marcelo A. Marchiodi
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    Citação Postado originalmente por Flávio Cadore Ver Post
    Marcelo, olhe como eu fiz a minha, usei o montante do rolamento do Corcel II e fiz as balanças novas e mais compridas.
    Usinei no torno o montante para usar o rolamento de roda do Gol e cubo também do Gol e é possível instalar as reduções de Kombi também...eu não sei como é...não é aconselhável usar o cubo do Corcel porque ele quebra fácil e não fica muito bonito uma roda com 3 parafusos .
    Valeu Flávio!
    Na verdade ainda estou só sonhando com essa configuração que citei, por enquanto vou montar mais básico.
    Mas esse assunto de reduzida nos Subarus me interessou (apesar de ter certeza que os Impreza e Legacy não tem), comecei a pesquisar um pouco e pelo jeito os Forester tiveram algumas versões com um tipo de reduzida sim, "dual range gearbox", amanhã vou ver direito num fórum australiano que achei com muitas fotos. E vi que um cara aqui no fórum disse que o Forester dele tem.
    Isso torna a coisa bem interessante, uma mecânica dessas, com uma reduzida...

  • #8
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    Citação Postado originalmente por cesarferreira Ver Post
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    Rodrigo coloca logo o motor na frente e usa toda a transmissão do Impreza!! E aí parte para o abraço!!! Sonho mosca branca, um Impreza WRX batido destruído de 20 d 30 paus se encontrar!!
    Na verdade, na verdade, o que estou vendo é tentar centralizar o motor, e com ele atrás está parecendo mais tranquilo.... mais é uma idéia ainda... e Impreza WRX está acima do orçamento, lógico que nem se compara.

  • #9
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    Eis que surge uma duvida mais.
    como toda gaiola tem que ter uma gambiarra...
    1- Se eu comprar uma transmissão do impreza WRX ( ) consigo adaptar a reduzida de um legacy?
    2- na transmissão de um legacy ou impreza, consigo adaptar o eixo traseiro do omega? (aquele independente que nunca lembro o nome)

  • #10
    Usuário Avatar de Marcelo A. Marchiodi
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    Citação Postado originalmente por RodrigoFagundes Ver Post
    Eis que surge uma duvida mais.
    como toda gaiola tem que ter uma gambiarra...
    1- Se eu comprar uma transmissão do impreza WRX ( ) consigo adaptar a reduzida de um legacy?
    2- na transmissão de um legacy ou impreza, consigo adaptar o eixo traseiro do omega? (aquele independente que nunca lembro o nome)
    1-Não... os Imprezas não tem essa redução. A redução dos Legacy vai dentro da caixa, não dá pra separar ela e adaptar em outra caixa.

    2-Não... os câmbios e diferenciais Subaru são semelhantes aos VW, câmbio e coroa/pinhão tudo no mesmo corpo, o diferencial do Omega é uma caixa com coroa e pinhão e homocinéticas.

    Dá uma olhada nesse tópico: http://www.ausubaru.com/forum/showthread.php?t=13511 que vai clarear as idéias sobre como é essa transmissão com redução dos Subaru.

  • #11
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    Opaa...
    brigadão Marcelo, pela primeira vez eu vi a mecanica de um deles desse jeito (ao menos em foto hehe).
    Pensei em trabalhar algo na idéia da traseira do omega, com 2 semi eixos (não era esse o nome que queria lembrar), Tem alguma sugestão de como adaptar? ou será q tem como "mandar fazer" um do zero?

  • #12
    Usuário Avatar de Flávio Cadore
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    Citação Postado originalmente por Marcelo A. Marchiodi Ver Post
    1-Não... os Imprezas não tem essa redução. A redução dos Legacy vai dentro da caixa, não dá pra separar ela e adaptar em outra caixa.

    2-Não... os câmbios e diferenciais Subaru são semelhantes aos VW, câmbio e coroa/pinhão tudo no mesmo corpo, o diferencial do Omega é uma caixa com coroa e pinhão e homocinéticas.

    Dá uma olhada nesse tópico: http://www.ausubaru.com/forum/showthread.php?t=13511 que vai clarear as idéias sobre como é essa transmissão com redução dos Subaru.
    Discordo da segunda resposta porque nos Subarus 4x4 o diferencial traseiro é independente, como no Omega...procure no You Tube que tem vários vídeos da transmissão. 4x4 é o que o nosso amigo procura. Teria que ver apenas a relação dele.

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