x
Convex Datacenter
Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 26
  • #1
    Usuário
    Entrada
    26/02/2016
    Local
    Ouro Branco/MG
    Posts
    13
    Agradecimentos: 0

    Adaptação IRS Kombi em Fusca - dúvida sobre semi-eixos




    Boa noite! Como não achei nada específico na net e nem no fórum, resolvi perguntar aos senhores aqui!

    Estou com um kit completo de irs de kombi + câmbio de gol bx para adaptar no fusca. Já tenho uma noção do que deve ser feito e inclusive estou com um gabarito do colega Marcos22 lá do Fusca4ever para adaptar os braços irs da kombi e deixá-los no tamanho certo, reduzindo cerca de 5 cm. Ele fez na brasilia dele com suspensão ar.. ficou TOP! :P

    A dúvida é sobre os semi eixos. Já vi por aqui mesmo que encutar os semi-eixos e soldar no tamanho certo, é fria! Mandar fabricar, pior ainda! $$$$$$

    Então fui ao ferro velho e medi todos os semi eixos que tinham lá. Fiquei umas 4 horas medindo e separando. Achei vários eixos no tamanho certo porém todos os eixos que tinham lá tem uma característica similar (em especial os eixos VW) : as estrias lado câmbio são iguais, em todos!! Porém no lado roda, são menores! Aí não dá pra encaixar na bolacha da ponta de eixo da kombi! Talvez se meu kit fosse da variant2, daria certo! Mas como o Marcão pegou o último par que tinha lá, fiquei boiando hehe! E também não quero instalar usando a V2 como base pois não se acha peças para ela!

    Achei 2 modelos de eixos que tem estrias iguais nas 2 pontas! Eixo de vectra e de tempra! Mas eles são curtos, tendo 36 cm. Precisaria de um eixo com 40 ou 41 cm.

    Medi as bolachas da kombi/gol e elas tem 3 cm de largura/espessura. Então para chegar nos 40-41 cm que eu preciso, bastaria usar uma bolacha "falsa" de cada lado, como calço e usar parafusos mais longos para montar! Simples!!

    A dúvida é se isto presta! Duas bolachas juntas de cada lado, uma original e uma "falsa" (só o casco)...

    Já vi foto aqui de gaiola usando calço assim mas era só na roda...

    E agora José? O que eu faço? Pode usar assim?

    Abraços e valeu!!



    EDIT: uma imagem valeu mais que mil palavras hehe! Esta foto.. repare no lado da roda, 2 bolachas.. eu poderia usar assim, mas com outra do lado do câmbio também?

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/at...i-dsc03493.jpg

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...irs-kombi.html (suspensao irs kombi)
    4X4 Brasil

  • #2
    Usuário
    Entrada
    14/06/2011
    Local
    seara/SC
    Idade
    32
    Posts
    842
    Agradecimentos: 0
    pode cortar e soldar que funciona, mas mande pra alguem que saiba fazer, tem que desbastar as pontas soldar e fazer uma especie de luva por cima, ue fique meio prensado e soldar tbm, fica muito bom, e não quebra
    Don´t worry be happy

  • #3
    Usuário
    Entrada
    26/02/2016
    Local
    Ouro Branco/MG
    Posts
    13
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por miguéh Ver Post
    pode cortar e soldar que funciona, mas mande pra alguem que saiba fazer, tem que desbastar as pontas soldar e fazer uma especie de luva por cima, ue fique meio prensado e soldar tbm, fica muito bom, e não quebra
    Opa!

    No meu caso é pra usar em fusca 1.8 (futuramente, turbo tchiisssssss ) com aro 17..

    A idéia era fazer no torneiro. Creio que lá tenha mig/mag e eletrodo revestido 7018 ou inox. Qual seria a melhor solda?!

    Esse meu chegado que mexia com tornearia (Marcos22) me disse uma vez que quando soldava peças com 7018, nunca dava retorno.. mas quando soldava com mig, direto dava retorno heheh! (falando de eixos em geral, ok)

    A idéia da luva me parece sensata!! Vou fazer!

    Obrigado pela resposta!!

  • #4
    Usuário Avatar de Flávio Cadore
    Entrada
    10/03/2004
    Local
    Faxinal do Soturno/RS
    Idade
    54
    Posts
    2,910
    Agradecimentos: 36
    Se o 7018 é mais forte que a Mig...faz com ele.
    Da primeira vez fiz com o 6013 ( é o mais comum )e sem bucha...coloquei ela numa valeta e acelerei com tudo...quebrou dos dois lados...
    Depois refiz a solda com o 6013 ( no fim de semana ) e fiz as buchas e soldei com a Mig... nunca mais quebrou.
    Para facilitar a solda faz um chanfro e um furo de um lado e um pino e o chanfro do outro lado...encaixa um no outro e solda...fica perfeito.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -eixo.jpg  

  • #5
    Usuário
    Entrada
    26/02/2016
    Local
    Ouro Branco/MG
    Posts
    13
    Agradecimentos: 0
    Se aguenta gaiola... vai aguentar rua! hehe!

    Obrigado pelas dicas!! Boa sacada essa do furo+pino.. bom que fica centralizado!

    A emenda pode ser em qualquer ponto? Melhor dizendo, deve ser no meio, mais pro lado da roda ou mais para o lado do câmbio?

    Ah, e a bucha pode ser de qualquer tudo de aço que o torneiro tiver por lá ou tem que ser alum específico?

    VALEU!!!!

  • #6
    Usuário Avatar de Flávio Cadore
    Entrada
    10/03/2004
    Local
    Faxinal do Soturno/RS
    Idade
    54
    Posts
    2,910
    Agradecimentos: 36
    Se der faz no meio, eu não fiz no meio porque pegaria no amortecedor... acho que a posição não é o problema.
    A bucha faz de 1020 com uma parede de 6 ou 7 mm, outro tipo de aço pode quebrar com a solda.

  • #7
    Usuário
    Entrada
    26/02/2016
    Local
    Ouro Branco/MG
    Posts
    13
    Agradecimentos: 0
    Beleza!! Assim será!!

    Vou "favoritar" este tópico pra voltar aqui depois e mostrar quando estiver pronto!

    Agora sobre o braço arrastado da kombi. Vou precisar encurtar e soldar. Alguma recomendação quanto à isto?

    Vou fazer um gabarito para manter as posições corretas/originais e depois encurtar o braço. Ou posso usar o gabarito do Marcos22 mesmo.. O problema é que ao encurtar, não vai ser possível manter o alinhamento do tubo. Estou achando melhor cortar rente com a peça fundida ali onde vão os parafusos (seta azul) ao invés de cortar no meio do braço:



    Como ele vai "desalinhar" após o corte, daria pra soldar ali pois a parte fundida é mais larga.. (seta azul)

    Acha que ficaria melhor assim?!
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -braco_kombi.jpg  

  • #8
    Usuário Avatar de Flávio Cadore
    Entrada
    10/03/2004
    Local
    Faxinal do Soturno/RS
    Idade
    54
    Posts
    2,910
    Agradecimentos: 36
    Cara, fala com o Marcos que já fez isto...este serviço não é tão simples assim. Prefiro não opinar.
    Como este braço forma um triângulo com o facão se vc cortar não vai casar com a peça.

  • #9
    Usuário
    Entrada
    26/02/2016
    Local
    Ouro Branco/MG
    Posts
    13
    Agradecimentos: 0
    Boa Flávio!!!

    Então, justamente por isso a dúvida hehe! O Marcos fez assim também.. cortou ali e meteu solda com vontade. Mas ele é profissa na solda. E foi com 7018!

    Esta peça fundida é de aço!! Pega solda tranquilo!

    VALEU!!! Vamos aos trabalhos! :P

  • #10
    Usuário Avatar de FUKETEIRO
    Entrada
    30/01/2011
    Local
    Dourados/MS
    Posts
    1,938
    Agradecimentos: 5
    Citação Postado originalmente por delriobr Ver Post
    Beleza!! Assim será!!

    Vou "favoritar" este tópico pra voltar aqui depois e mostrar quando estiver pronto!

    Agora sobre o braço arrastado da kombi. Vou precisar encurtar e soldar. Alguma recomendação quanto à isto?

    Vou fazer um gabarito para manter as posições corretas/originais e depois encurtar o braço. Ou posso usar o gabarito do Marcos22 mesmo.. O problema é que ao encurtar, não vai ser possível manter o alinhamento do tubo. Estou achando melhor cortar rente com a peça fundida ali onde vão os parafusos (seta azul) ao invés de cortar no meio do braço:



    Como ele vai "desalinhar" após o corte, daria pra soldar ali pois a parte fundida é mais larga.. (seta azul)

    Acha que ficaria melhor assim?!
    Olá, eu fiz num Fusca cortando na marcação vermelha da foto, mandei fazer um tarugo e coloquei por dentro, ná época soldei com solda elétrica mesmo, fiz em 1994, está rodando até hoje e não quebrou hehe, abraço.
    Gurgel X12 85
    Gaiola colella

  • #11
    Usuário
    Entrada
    26/02/2016
    Local
    Ouro Branco/MG
    Posts
    13
    Agradecimentos: 0
    Grande Fuketeiro!! Na posição que você cortou, o suporte do pivô acabou ficando mais afastado do tubo do chassis. Certo?! Mudou alguma coisa no funcionamento geral? Ainda tem fotos?

    VALEU!!

  • #12
    Usuário Avatar de FUKETEIRO
    Entrada
    30/01/2011
    Local
    Dourados/MS
    Posts
    1,938
    Agradecimentos: 5
    Citação Postado originalmente por delriobr Ver Post
    Grande Fuketeiro!! Na posição que você cortou, o suporte do pivô acabou ficando mais afastado do tubo do chassis. Certo?! Mudou alguma coisa no funcionamento geral? Ainda tem fotos?

    VALEU!!
    Olá, a fixação do braço arrastado junto ao tubo do chassi no câmbio precisa ficar o mais próximo possível, tanto que só cortei 40mm do braço, vc pode mandar dobrar um 'U" para soldar ali estas fotos peguei aqui no forum mesmo, já da para vc ter uma idéia hehe, abraço.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -16.jpg   -19.jpg   -35.jpg   -31.jpg  
    Gurgel X12 85
    Gaiola colella

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Vendo semi eixos e pontas de eixos do troller 2002 a 2014
      Por Carolino no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 1
      Última resposta: 03/04/2016, 19:10
    2. dúvida semi-eixo kombi
      Por Patrick.dz no fórum Gaiola, Baja e Buggy
      Respostas: 5
      Última resposta: 22/07/2014, 20:24
    3. DUVIDA - Reduções de kombi no fusca - URGENTE
      Por MatheusBAJA no fórum Gaiola, Baja e Buggy
      Respostas: 2
      Última resposta: 05/01/2013, 22:04
    4. eixos, semi-eixos e suspençao de sidekick automatico
      Por lei no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 1
      Última resposta: 13/01/2012, 17:39
    5. duvidas sobre medidas de semi-eixos
      Por rubensx no fórum Rural, F-75 e F-85
      Respostas: 1
      Última resposta: 13/05/2009, 18:42

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade