
Postado originalmente por
Assis do Val
Rudnei eu comprei tudo pelo Mercado Livre, pesquize lá que vc encotrará a um preço até em conta, tanto as rodas dianteiras e traseiras, quanto às câmaras de ar e pneus. Eu comprei tudo aro 8" pq fica um sistema mais leve e curto, o que deixa o motor que vc vai usar com um torque razoável e que dá para compensar o elevado peso do chassis, que ele terá de arrastar! Lembre-se: quanto maior a roda, maior é o pneu e o peso do conjunto, resultado... o motor precisa de mais força/torque para fazer o kart arrancar! Outra coisa, a embreagem do motor de moto é feita para arrastar um peso de cerca de 110Kgs (da moto) e vai arrastar 160 kgs do kart cross (em média), com isso o sistema vai pro beleléu rapidinho! Tem uma galera aí que vive colocando roda e pneu aro 13", pq aqui no Brasil é uma merda vc conseguir estes aros e pneus menores que isso e também porque fica bem mais barato, só que vc pode ver nos vídeos que o kart cross dos caras (com motor fraco de 125/150cc) ficam LERDÕES!! Sem arrancada, nem zerinho conseguem dar! Porquê?
Por causa do peso excessivo do conjunto (aro+ pneu+câmara de ar).
Veja bem, se um Siena Fire 2011 sem direção hidráulica e ar condicionado e com rodas aro 13" , faz até 18km/l e com estes ítens a mais (que são formados por uma bomba de pressão cada + correias + líquidos a serem bombeados pelo motor) e geralmente rodas aro 14", ele faz só 12km/l !!! Por aí vc vê a importância de se adaptar o peso do que o motor vai arrastar com a força produzida pelo motor. !!! Com essa dica, vc pode usar um motor fraco, mais tem de usar um câmbio curto (rodas pequenas e engrenagens/coroa grande), que o efeito é o mesmo se usar um motor de 250cc com rodas grandes e coroa pequena!














