x
Convex Datacenter
Página 3 de 5 PrimeiroPrimeiro 12345 ÚltimoÚltimo
Resultados 25 a 36 de 52
  • #25



    Senhores,

    Mais uma etapa concluída: radiador e ventoinha instalados, assim como as novas mangueiras e tubulação de água.

    Seguem as fotos:

    1) Re-pintando a parte de dentro da frente do jipe e o novo radiador (que estavam com um acabamento bem meia boca). Já que estamos refazendo toda esta parte, vamos deixar apresentável também, certo?

    2) Tubulação de cima, que leva água do bloco até o radiador, feita com eletrodutos de aço galvanizado e mangotes água/ar de 1 e 1/4 de polegada. A conexão entre os eletrodutos foi feita usando luvas de redução, e vedada com silicone não-acético.

    3) Tubulação inferior, que leva água do radiador até à bomba de água, feita com joelhos hidráulicos galvanizados e mangotes água/ar de 1 e 1/4 de polegada. As braçadeiras são de inox, para aguentar as intempéries sem maiores problemas.

    O formato estranho desta tubulação se deve ao fato da saída do radiador ficar colada na polia da bomba d'água, e logo abaixo ter também a barra de direção. Mas agora, pelo menos, tudo assentou sem maiores problemas: antes, a mangueira de saída abraçava a barra de direção, raspava no chassis... uma coisa que mais parecia os contos da cripta..

    4) Água da primeira lavagem.. sim, isso estava dentro do bloco!

    5) Fazendo o "flush". Como o radiador é novo, fiz o processo de flush só no bloco do motor, para eliminar impurezas deste, então tirei a termostática e conectei a saída do bloco direto na entrada da bomba de água. A vantagem é que o flush incluiu também a nova tubulação: apesar dos canos terem sido lixados por dentro, eles foram comprados em ferro velho, e ainda tinham alguns resquícios de ferrugem difíceis de eliminar.

    (continua...)
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos CJ5 1977 "Eisengelb"-dsc00390_menor.jpg   CJ5 1977 "Eisengelb"-imag028.jpg   CJ5 1977 "Eisengelb"-imag029.jpg   CJ5 1977 "Eisengelb"-imag040.jpg   CJ5 1977 "Eisengelb"-imag037.jpg  
    4X4 Brasil

  • #26
    (...continuação)

    1) Válvula termostática passando pela solução de flush também, para descolar ferrugem e facilitar limpeza manual.

    2) Reservatório, agora com água e aditivo 100% sintético. Usei 2 litros de aditivo e o resto de água: mantive a proporção um pouco abaixo do usual para melhorar a troca de calor, mas mesmo assim o aditivo continuará funcionando de acordo.

    O reservatório recebeu um suporte (que não aparece na foto) para colocá-lo a 12cm da parede corta-fogo e uns 5cm mais alto, visto que o radiador ficou extremamente alto... aliás, depois da primeira "pré-instalação", eu precisei baixar 2cm o radiador para ele não bater no capô.

    3) Estanhando fios para conectar a ventoinha do Astra (e o novo cebolão), usando fiações para 20-25A, já que esta ventoinha é bem forte e consome bastante corrente.

    4) Um vislumbre lateral do cofre: filtro de ar, radiador, reservatório de água do radiador. Comparem com a primeira foto, lá do início do tópico..

    (continua...)
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos CJ5 1977 "Eisengelb"-imag041.jpg   CJ5 1977 "Eisengelb"-imag044.jpg   CJ5 1977 "Eisengelb"-imag048.jpg   CJ5 1977 "Eisengelb"-imag052.jpg  

  • #27
    (...continuação)

    1) Primeiro teste: motor ligado, água fluindo por dentro do bloco.. medindo a temperatura da parte alta do radiador, que já está quase no ponto onde a termostática começa a abrir.

    2) Checando a parte mais quente do bloco. Tudo certo até agora.

    3) Aqui, a água já começou a fluir pelo radiador. Medindo a temperatura da parte baixa do radiador, próximo do cebolão.

    4) Funciona!! Luz indicativa, que informa se a ventoinha está acionada, mostrando que o sistema funcionou de acordo, e o cebolão está acionado!

    5) Ventoinha do Astra funcionando. Se você está em dúvida sobre qual ventoinha elétrica pode adaptar no seu radiador de jipe, seus problemas acabaram! Fica aqui a recomendação: os suporte são simples de fazer, e o resultado final fica muito bom: olha só o vento que ela faz!

    Também achei ela bem mais silenciosa que a anterior, provavelmente por causa das pás em "S".

    Depois de tudo montado, fiz alguns testes pela cidade, em várias subidas íngremes que antes me preocupavam: é impressionante a diferença, agora parece que o ponteiro da temperatura está cravado na temperatura ideal, e não mexe nem por decreto!

    A ventoinha sequer chega a ligar com o jipe andando - seja fazendo um esforço contínuo ou até mesmo num engarrafamento leve. Ela só liga mesmo quando ele está totalmente parado por algum tempo, alternando entre 7 a 10 segundos ligada, e uns bons minutos desligada.

    Ainda falta re-instalar o supercharger, mas acredito que mesmo assim o sistema vá funcionar de acordo. De qualquer forma, estas serão as cenas dos próximos capítulos.

    Abraços,
    Leonardo
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos CJ5 1977 "Eisengelb"-imag053.jpg   CJ5 1977 "Eisengelb"-imag055.jpg   CJ5 1977 "Eisengelb"-imag056.jpg   CJ5 1977 "Eisengelb"-imag059.jpg   CJ5 1977 "Eisengelb"-imag060.jpg  
    4X4 Brasil

  • #28
    Citação Postado originalmente por Alexandre Souto Ver Post


    Parabens pela "reforma" e pelos bons e uteis relatos!!!!!

    Acompanho o andamento sempre e esta cada vez melhor!!!!!

    Abs e boa sorte com a caranga!!!!!

    Opa, valeu!

    Estou trabalhando em regime de "horas vagas"... o que está mais difícil agora, já que passei pra categoria de "papai" mês passado...

    Mas quando sobra um tempo, sempre mantenho o tópico atualizado.

    Abraços,
    Leonardo

  • #29
    Usuário Avatar de alfreis
    Entrada
    14/10/2005
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    48
    Posts
    1,077
    Agradecimentos: 0
    Leonardo,

    Você saberia dizer de quantos graus é a válvula termostática e o cebolão da ventoinha?

    Tenho um samurai com mecânica quase igual a sua, inclusive o charger, e a temperatura subindo também me incomodava.

    Agora com radiador de água maior, radiador de óleo e ventoinha grande melhorou bastante, mas mesmo assim a ventoinha liga bastante. Fico na dúvida se o cebolão não é de temperatura mais baixa do que deveria.

    Abs.
    Alexandre
    São Paulo - SP
    Full e Engesa

  • #30
    Usuário Avatar de Alexandre Souto
    Entrada
    09/04/2006
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Idade
    44
    Posts
    6,415
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Leonardo L. Ver Post
    Opa, valeu!

    Estou trabalhando em regime de "horas vagas"... o que está mais difícil agora, já que passei pra categoria de "papai" mês passado...

    Mas quando sobra um tempo, sempre mantenho o tópico atualizado.

    Abraços,
    Leonardo
    MUITO BOM PAPAI!!!!!

    Parabens por subir de patamar, felicidades e muita saude a todos!!!!

    Isso ai, só nao pode parar as reformas do CJ hemm!!!!

    Obrigado e abraço!!!!


  • #31
    Citação Postado originalmente por alfreis Ver Post
    Você saberia dizer de quantos graus é a válvula termostática e o cebolão da ventoinha?
    O cebolão é de 87 oC / 82oC (acionamento/desligamento).

    A termostática, eu mantive a mesma que estava antes, e não lembrei de verificar quando estava fazendo o flush...

    Provavelmente só vou ver isso novamente quando for colocar o sensor de nível no reservatório de água do radiador, mas isso deve demorar mais algumas semanas.. então vou ficar te devendo por enquanto...

    Citação Postado originalmente por alfreis Ver Post
    Tenho um samurai com mecânica quase igual a sua, inclusive o charger, e a temperatura subindo também me incomodava.
    Agora, na verdade, estou rodando aspirado.. acho que o sistema deve se comportar parecido com o charger devolta, mas vou caprichar no novo intercooler para ajudar um pouco..

    Citação Postado originalmente por alfreis Ver Post
    Agora com radiador de água maior, radiador de óleo e ventoinha grande melhorou bastante, mas mesmo assim a ventoinha liga bastante. Fico na dúvida se o cebolão não é de temperatura mais baixa do que deveria.
    Esse é um ponto importante a verificar sim. Mas se o motor está na temperatura certa, pode ser que o radiador esteja muito quente mesmo.

    No meu caso, a grade frontal do Willys é bem grande e aberta, e o radiador que estou usando é basicamente o do Willys 6cc: além de ser de cobre, com 62mm de profundidade, ele tem aletas bem espaçadas para facilitar a passagem do ar em baixas velocidades.

    Outra coisa que me incomodava era o defletor do radiador antigo, que cobria boa parte do radiador. Eu sempre achei isso uma enorme burrada de algumas montadoras: quanto mais você tampa a parte de trás do radiador, mais dificulta a passagem do ar, e pior fica a refrigeração em velocidades menores.

    Agora, a nova ventoinha é bem grande por si só, tem um defletor bem menor, e pás mais finas - deixando boa parte do radiador livre para passagem de ar quando está desligada.

    Enfim, vários detalhes que foram sendo acumulados e contribuíram para um sistema mais eficiente.

    Abraços,
    Leonardo

  • #32
    Senhores,

    Seguem as fotos do cofre do motor, com novo radiador instalado.

    Também é possível ver as outras alterações, como posição do filtro de ar, reservatório de água do radiador, etc..

    Abraços,
    Leonardo

    [PS: estou fazendo negócio num intercooler para instalar na frente do radiador, logo logo deve ter outra atualização.. ]
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos CJ5 1977 "Eisengelb"-dsc00477_menor.jpg   CJ5 1977 "Eisengelb"-dsc00479_menor.jpg  

  • #33

    Cool Atualizações de ano novo.

    Senhores,

    Estou retornando para dizer que comecei a segunda parte dos "ajustes" do jipe!

    Estive rodando com ele desde novembro, inclusive fazendo algumas viagens curtas.. faltaram alguns detalhes que fui resolvendo pelo caminho, outros ficaram para resolver agora.

    Os "testes" terminaram com uma viagem a Blumenau: foi tudo tranqüilo, e o único problema que tive foi quando parei pra abastacer: a bateria arriada fez o seu trabalho, e não consegui mais fazer pegar nem com reza braba! Ainda bem que tinha levado um cabo "chupeta" junto e deu pra resolver o problema rapidamente.

    Bom, mas vamos ao que interessa, que é o que está na fila para essa segunda etapa:

    * Carroceria de fibra completa, com portas maiores em fibra.
    * Sistema elétrico completo (caixa de fusíveis, cabos, luzes indicativas, etc - tudo novo!)
    * Gaiola interna sob medida.
    * Caixa de direção hidráulica do Landau e novas barras de direção.
    * Intercooler frontal.
    * Reinstalação do supercharger, agora com pressurização variável.
    * Tanque de combustível em nova posição.

    O que eu gostaria de fazer nesta etapa (aquela história do "já que"... ), mas talvez fique mais para frente:

    * Embreagem de cerâmica.
    * Capota conversível estilo "reto".
    * Revisão das molas e amortecedores.
    * Suporte traseiro de pneu e galão basculante.

    Por enquanto, o jipe está parado, e estou juntando as peças que faltam. A partir do dia 15 deste mês vou cair de cabeça no que falta, até meados de fevereiro. Provavelmente devo ter esquecido alguma coisa, mas conforme as coisas forem evoluído, vou colocando aqui!

    Em anexo, algumas das peças novas que já estão encaminhadas:

    1) intercooler sob medida - encaixa bem na grade frontal do Willys, na frente do radiador, e ainda sobra espaço;

    2) caixa de direção hidráulica do Landau.

    E por enquanto, é isso!

    Abraços,
    Leonardo
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos CJ5 1977 "Eisengelb"-intercooler.jpeg   CJ5 1977 "Eisengelb"-caixa-landau.jpg  
    4X4 Brasil

  • #34
    Usuário Avatar de alfreis
    Entrada
    14/10/2005
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    48
    Posts
    1,077
    Agradecimentos: 0
    Leonardo,

    Me explica essa de pressurização variável???

    Abs.
    Alexandre
    São Paulo - SP
    Full e Engesa

  • #35
    Citação Postado originalmente por alfreis Ver Post
    Me explica essa de pressurização variável???
    Sem problemas!

    A idéia é bem simples: vou usar um bypass variável, de forma idêntica a uma borboleta de um carburador - que vai fazer desde bypass total com o acelerador solto, até nenhum bypass com o acelerador no fundo.

    A idéia é até antiga, e tem alguns caras que já botaram isso pra funcionar. Depois de pesquisar um tanto, acredito que isso é muito melhor do que tentar regular a velocidade do supercharger mecanica ou eletricamente, e provavelmente o resultado final vai ser tão bom quanto.

    Qualquer coisa, estamos aí!

    Abraços,
    Leonardo

  • #36
    Usuário Avatar de alfreis
    Entrada
    14/10/2005
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    48
    Posts
    1,077
    Agradecimentos: 0
    Leonardo,

    Eu estou com uma nova polia para o supercharger só que menor.

    Estou só esperando o Maurício da Rasch me falar se dará certo, mas a polia está pronta no tamanho mínimo para o menor rolamento de esfera que eu achei.

    Vamos ver se assim eu pressurizo mais o bicho!

    Mas vai passando os detalhes da sua empreitada, pois pode me interessar também.

    Abs.
    Alexandre
    São Paulo - SP
    Full e Engesa

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade