MOTOR FORD 4.9L
número e disposição dos cilindros --- 6 em linha
localização / posição --- dianteiro / longitudinal
ciclo / tempo --- OTTO / 4
comando de válvula --- lateral no bloco
válvulas --- 2 por cilindro
acionamento --- tuchos hidráulicos, varetas e balancins
diâmetro dos cilindros --- 101,60 mm
curso dos êmbolos --- 101,09 mm
cilindrada --- 4.900 cm³
taxa de compressão --- 8,8:1
tipo de combustível --- gasolina
alimentação --- injeção eletrônica digital EEC IV
potência máxima líquida (ABNT-NBR-5484) --- 148 cv (109 kW) a 3500 RPM
torque máximo líquido (ABNT-NBR-5484) --- 338 Nm (34,5 mkgf) a 2400 RPM
ordem de ignição (cilindro nº1 ao lado do ventilador) --- 1-5-3-6-2-4
avanço inicial do motor --- 9º apms a 750 RPM
marcha lenta
--- sem ar condicionado 750 a 850 RPM
--- com ar condicionado 750 a 850 RPM
SISTEMA DE LUBRIFICAÇÃO
tipo --- circulação forçada
bomba de óleo --- lobular
filtro de óleo --- fluxo total
SISTEMA DE ARREFECIMENTO
tipo --- circulação forçada
bomba d`água --- centrífuga
pressão do sistema --- 62 kpa (0,6 bar)
controle da temperatura --- termostato
início de abertura da válvula termostática --- 80ºC
término de abertura da válvula termostática --- 90ºC
SISTEMA DE IGNIÇÃO
ignição --- eletrônica digital mapeada
distribuidor --- com sensor hall, sem avanço centrífugo e corretor à vácuo
número e disposição dos cilindros --- 6 em linha
localização / posição --- dianteiro / longitudinal
ciclo / tempo --- OTTO / 4
comando de válvula --- lateral no bloco
válvulas --- 2 por cilindro
acionamento --- tuchos hidráulicos, varetas e balancins
diâmetro dos cilindros --- 101,60 mm
curso dos êmbolos --- 101,09 mm
cilindrada --- 4.900 cm³
taxa de compressão --- 8,8:1
tipo de combustível --- gasolina
alimentação --- injeção eletrônica digital EEC IV
potência máxima líquida (ABNT-NBR-5484) --- 148 cv (109 kW) a 3500 RPM
torque máximo líquido (ABNT-NBR-5484) --- 338 Nm (34,5 mkgf) a 2400 RPM
ordem de ignição (cilindro nº1 ao lado do ventilador) --- 1-5-3-6-2-4
avanço inicial do motor --- 9º apms a 750 RPM
marcha lenta
--- sem ar condicionado 750 a 850 RPM
--- com ar condicionado 750 a 850 RPM
SISTEMA DE LUBRIFICAÇÃO
tipo --- circulação forçada
bomba de óleo --- lobular
filtro de óleo --- fluxo total
SISTEMA DE ARREFECIMENTO
tipo --- circulação forçada
bomba d`água --- centrífuga
pressão do sistema --- 62 kpa (0,6 bar)
controle da temperatura --- termostato
início de abertura da válvula termostática --- 80ºC
término de abertura da válvula termostática --- 90ºC
SISTEMA DE IGNIÇÃO
ignição --- eletrônica digital mapeada
distribuidor --- com sensor hall, sem avanço centrífugo e corretor à vácuo