x
Convex Datacenter
Página 1 de 97 123456789101151 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 1157
  • #1
    Usuário Avatar de equipeminas4x4
    Entrada
    24/09/2003
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Idade
    49
    Posts
    6,593
    Agradecimentos: 0

    KALANGO 4x4-EVO II




    Após 2 anos e meio de muito trabalho, e isto não significa que ele terminou, apresento-lhes o KALANGO 4x4.




    A idéia
    Após minha participação no 2º Endurance Trial, em dezembro de 2002, me apaixonei pela modalidade. Era isso que procurava desde que entrei no meio off-road em 1996, superar obstáculos que nem as pessoas ligadas ao esporte poderiam sequer imaginar. O problema é que nunca estou satisfeito com os obstáculos transpostos e estou procurando maiores dificuldades a cada dia, até que me deparei com as limitações dos 4x4 encontrados no mercado e já profundamente modificados. Foi aí que surgiu a idéia de criar um carro para vencer estes obstáculos outrora intransponíveis. Começaram então as pesquisas, utilizar um chassi pronto, construir um chassi, modificar a suspensão, tantas alternativas possíveis. Após várias pesquisas em sites americanos, onde o trial é largamente difundido, surgiu a idéia de criar uma estrutura totalmente tubular, baseado nos famosos Rock Crowling.
    Aliando a estas pesquisas algum conhecimento e outras facilidades, a disponibilidade de recursos próprios para projeto e fabricação da estrutura, a “loucura” estava decidida.

  • #2
    Usuário Avatar de equipeminas4x4
    Entrada
    24/09/2003
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Idade
    49
    Posts
    6,593
    Agradecimentos: 0

    Kalango 4x4

    O Projeto
    Com as idéias definidas, para dimensionamento da estrutura, seria necessária a definição de qual conjunto powertrain seria utilizado. Buscando uma relação custo/benefício adequada aos objetivos do carro e às minhas limitações financeiras, decidi utilizar o que havia de pronto no mercado em termos de adaptação de motor, cambio e reduzida. Motor AP 1.8, caixa de marchas Clark 260F 4m, caixa de redução Willys. Entre estes componentes, já existiam flanges de adaptação prontos.
    Com as medidas básicas deste conjunto powertrain, dava-se início o projeto utilizando software 3D específico para projetos mecânicos. Como saber se a estrutura seria capaz de suportar as condições a que seria submetida? Outro software para análise estrutural entrou em cena, através do meu amigo Wandel Bistene, que se dispôs a fazer tais análises.



    Estrutura modificada de forma a atender às exigências de carregamento.
    A suspensão foi totalmente baseada nos Rock Crowling americanos, utilizando molas helicoidais na frente e ¼ de elipse na traseira. O que poderia utilizar como diferenciais sem que o custo fosse elevado? Os eixos de Willys ficariam muito pequenos, decidi então pelos eixos da Rural, Dana 44. Os braços longitudinais deveriam ser projetados de forma que não limitasse o máximo curso permitido pelas molas.
    Grande parte destes componentes seria definida somente na fase de construção.

  • #3
    Usuário Avatar de equipeminas4x4
    Entrada
    24/09/2003
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Idade
    49
    Posts
    6,593
    Agradecimentos: 0
    A Construção
    Com uma dobradeira manual arcaica emprestada pelo amigo Luis Renzo, deu-se início à construção da estrutura. Como não existe uma escala na dobradeira, que permite a dobra com ângulos definidos, foram plotados desenhos em escala real de todos os tubos, que serviram de gabarito para conferência.
    Como transformar todos aqueles tubos dobrados em uma estrutura única, obedecendo às dimensões de projeto? Aí entra na história, o Sr. Milton Abreu, meu pai, torneiro mecânico, ferramenteiro, técnico mecânico, projetista de dispositivos de solda, usinagem, com habilidades manuais incontestáveis e com a maior de todas as qualidades, não consegue dizer não pra ninguém. Quando olhou o desenho pela primeira vez, nem ele acreditou que seríamos capazes de construir uma coisa daquelas. Bastaram então dois compensados e alguns sarrafos para que nascesse o gabarito que precisávamos.




    Estrutura pronta, conjunto powertrain comprado, hora de juntar as partes, desenvolvendo os suportes de motor e caixa.



    Hora de montar a suspensão tal qual ela foi projetada e construída, com molas helicoidais dimensionadas e encomendadas especialmente, molas traseiras dimensionadas e adaptadas para as molas encontradas no mercado. Hora também de começar a aparecer os problemas. Com os suportes originais, a traseira ficou mais baixa do que a dianteira.
    Problemas resolvidos, suportes e estrutura soldada com MIG e começa a parte de sistema de refrigeração, direção, freios, bancos, acabamentos e perfumaria.

  • #4
    Usuário Avatar de equipeminas4x4
    Entrada
    24/09/2003
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Idade
    49
    Posts
    6,593
    Agradecimentos: 0
    OFICINA
    Após 2 anos de trabalho na garagem de casa, chegou a hora de levar o Kalango para execução de parte elétrica e funcionamento do motor. A suspensão traseira tem um curso excelente, a dianteira não é o esperado, mas vai ser melhorarada depois que eu curtir um pouco todo o tempo empenhado na construção.





    Com o trabalho da oficina terminado, parte elétrica muito bem feita, motor funcionando perfeitamente, o carro está pronto para os primeiros testes.

  • #5
    Usuário Avatar de equipeminas4x4
    Entrada
    24/09/2003
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Idade
    49
    Posts
    6,593
    Agradecimentos: 0
    RESULTADOS
    Após todo este trabalho, o resultado é compensador. O KALANGO tem uma força excelente, devido ao seu conjunto de reduções, que inclusive sofrerá alterações em breve, assim que o kit para reduzir a t-case de 2,46 para 3,1 estiver pronto. A suspensão trabalha de forma espetacular, como é bom sempre ter o contato com o solo. A dirigibilidade é perfeita. O carro está quase pronto para encarar as mais pesadas trilhas da região de Belo Horizonte, como testes para o objetivo principal, o 1º Trial Rock Crowling de São Paulo, dias 03, 04 e 05 de Dezembro. Alguns detalhes, observados nos primeiros testes, estão sendo revisados e em breve tudo estará perfeito, ou quase perfeito. O site que está sendo desenvolvido especialmente para o KALANGO, www.kalango4x4.com.br , mostrará mais fotos de todo o desenvolvimento e estará no ar em breve.
    Colocarei as fotos da primeira trilha no fórum, assim que possível.




  • #6
    Meus parabéns meu amigo, fique sabendo que estarei torcendo por ti no Trial em SAMPA, o carro ta muito louco e além de tudo parece bem leve.

    Só falta uns frederico 37" neles hehehehhe

  • #7
    Usuário Avatar de equipeminas4x4
    Entrada
    24/09/2003
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Idade
    49
    Posts
    6,593
    Agradecimentos: 0

    kalango

    FICHA TÉCNICA

    Projeto Marcel Fernandes Abreu
    Análise Estrut. Wandel Bistene Júnior
    Construção Marcel Fernandes / Milton Abreu
    Chassi Tubular
    Motor AP 1.8 gasolina, cabeçote e carburação preparados p/ maior torque
    Cambio Clark 260F 4m
    Transferência Willys – kit redução 3,17:1 (em breve)
    Diferenciais Dana 44 (Rural), relação 53:9 –
    bloqueio FULL LOCK ENSIMEC
    Suspensão dianteira com molas helicoidais, triângulo estabilizador e barras longitudinais (4-link)
    Traseira ¼ de elipse com barras longitudinais
    Direção Hidráulica ZF
    Freio disco nas 4 rodas com servo freio
    Rodas/Pneus 15x8” / 33” FREDERICO 3K Pneus www.3kpneus.com.br
    montados com Bead Lock
    Guincho Ramsey REP 8000

    APOIO

    LEMA PROJETOS LTDA. – www.lemaprojetos.com.br
    ENSIMEC – www.ensimec.com
    INFOEX – www.infoex.com.br
    3K Pneus Off-Road – www.3kpneus.com.br
    Oficina Almeidas 4x4
    World Scap – www.worldscap.com.br
    Ramsey Winch - www.ramsey.com
    Novo Progresso 4x4

  • #8
    Usuário Avatar de equipeminas4x4
    Entrada
    24/09/2003
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Idade
    49
    Posts
    6,593
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Dennis Figueiredo
    Meus parabéns meu amigo, fique sabendo que estarei torcendo por ti no Trial em SAMPA, o carro ta muito louco e além de tudo parece bem leve.

    Só falta uns frederico 37" neles hehehehhe
    Ainda não deu pra pesar o carro, assim que tiver esses dados eu coloco aqui. Falta 37 né seu corno... Tá amarrando os pneus pro Trial.

    []´s

  • #9
    Grande Marcel...

    Parabéns pela nova viatura...

    []'s torcendo pelos bons resultados...
    Eduardo Chaves Tucunduva

  • #10
    Citação Postado originalmente por Dennis Figueiredo
    Meus parabéns meu amigo, fique sabendo que estarei torcendo por ti no Trial em SAMPA, o carro ta muito louco e além de tudo parece bem leve.

    Só falta uns frederico 37" neles hehehehhe
    Dennis,

    Tú é um puxa saco de primeira.

    Marcel,

    Terei grande prazer em atropelar essa lagartixa em São Paulo.

    []'s desafiadores
    Leo Valle
    ENSIMEC HEAVY DUTY PARTS
    Equipe ENSIMEC de Rock Crawling - Raptor II

  • #11
    Parabéns Marcel.......... 8)

    Abraços,

  • #12
    Citação Postado originalmente por leovalle
    Dennis,

    Tú é um puxa saco de primeira.

    Ta bom ta bom.... eu torço por ti também

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade