Powered by vBulletin

Jabiraca - Sportage 2001 (SAS + Motor Toyota)

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 4 de 5 PrimeiroPrimeiro Anterior 12345 Próximo ÚltimoÚltimo
  • 10/07/2018, 16:50
    rDuran
    Citação:

Postado originalmente por Valdir viana Ver Post
    Boa noite, já havia lido também todo o seu projeto, achei um excelente trabalho, de qualquer maneira já estava com a intenção de lhe pedir uma consultoria. Então, pretendo modificar a suspensão de minha SPT, mas tenho muitas dúvidas e receios, a princípio eu e o mecânico achávamos que feixes de molas sairia muito mais barato mas estou chegando a conclusão que não é bem assim, gostaria de saber mais a respeito do seu projeto, por exemplo:
    Suspensão traseira - Se manteve os links no estilo original (dois links inferiores, que da até para ver em uma das fotos e um link superior central, e qual as medidas deles, o diferencial traseiro é o dela mesmo? talvez algumas de minhas perguntas já esteja nos posts, peço desculpas por isso.
    - Molas traseiras são sob medidas ou de que veículo, elas são presas somente em uma das extremidades?
    Na dianteira, precisava de todos os detalhes, quantidade de links, detalhes dos suportes de links no eixo, molas, etc. na verdade queria o projeto completo se não se importar.
    - Quanto a dirigibilidade, squat, enfim quase tudo, se fosse perto gostaria até de ver pessoalmente.
    e mais importante para mim qual a descapitalização preciso estar preparado?

Outra coisa, me explica melhor o que é esse T-case?

Desde já agradeço

Boa Tarde valdir,

Nenhum dos eixos são originais, como falei nos posts, optei por trocar os eixos por questões de robustez e preparos que tem para eixos Dana44, que para original da sportage ficamos refens de algumas marcas apenas e então pagamos caro por isto.

Exemplo, bloqueio de diferencial traseiro, apenas a kaiser faz, com custo de 4400 e é automatico, não selecionável, ou seja acho muito caro pra um bloqueio que para dana44 custa por ai 900 a 1200 reais. com 3200 eu coloquei um selecionável.

T-case é a caixa de redução.

Sobre o tipo de suspensão, tanto na frente como na traseira é "Radius Arm", você vê originalmente em veículos como Jimny, Troller, Land Rover Defender... Porque escolhi radius arm e não uma 3-link (igual original da sportage curta traseira) ou 4link (original da traseira da sportage grand)

Bom o radius arm trouxe prós como, segurança em estrada (afinal um veiculo com mais de 2m andando a 100km/h em estrada não é facil controlar), e sua facilidade em montar e manutenção.

Confesso que 4link seria ideal para trilha, para ter longos cursos de suspensão, e etc. Mas em estrada ficaria muito perigoso.

Sobre as molas, não são presas, são apoiadas apenas assim como original.
  • 24/09/2018, 10:14
    rDuran
    Segue o vídeo do guincho mecânico hd4x4 instalado na Sportage e funcionando

agora falta terminar o para-choque, e dar um upgrade na suspensão.

https://www.youtube.com/watch?v=gBG7DPGaSwI
  • 21/11/2018, 09:01
    rDuran
    Trilha leve pra testar o guincho mecânico depois da "reforma"

https://www.youtube.com/watch?v=8AhmeJy-0qY
  • 17/01/2019, 13:53
    rDuran
    6 Anexo(s)
    Dando uma atualizada com fotos e videos da virada do ano

Anexo 563847

Seguindo pra casa após passeio
    Anexo 563848

Iluminação nova no Porta Mala
    Anexo 563849

Dando aquela lava após a trilha da butuca no litoral
    Anexo 563850
    Anexo 563851
    Anexo 563852

https://youtu.be/FWqt-G7kNzk

https://youtu.be/3bDzwk4tRHU

https://youtu.be/IYWWpf0mMIo

Marcas da natureza
    https://www.youtube.com/watch?v=4sEc-9Y46SY
  • 18/01/2019, 15:59
    Aristides Jr
    Olá rDuran!

Muito impressionante a condição de sua Sportage!
    É fantástico o que ela é capaz de fazer!
    Parabens!
  • 11/02/2019, 13:25
    rDuran
    Citação:

Postado originalmente por Aristides Jr Ver Post
    Olá rDuran!

Muito impressionante a condição de sua Sportage!
    É fantástico o que ela é capaz de fazer!
    Parabens!

Obrigado amigo!
  • 29/05/2019, 09:06
    rDuran
    7 Anexo(s)
    Alguns meses depois, mais um upgrade recebido. Agora radiador de alumínio com eletro-ventilador, e refeita a tubulação de admissão e pressurização. Tudo feito na Leonelo Radiadores em Curitiba mesmo.

Foi feito um radiador de alumínio com maior litragem, defletor com ventoinha elétrica. Muitos me perguntaram porque não aproveitei e fiz um intercooler, na minha opinião o intercooler pra velocidades baixas, e trilhas, não ajuda nada, alias aumenta o Turbo Lag apenas. Em testes em outros veículos que eu fiz (S-10, Xterra e no próprio motor original da Sportage) ao retirar o intercooler em ambos carros o desempenho em baixa foi levemente melhor, e nada mudou na estrada.

Detalhes do radiador, por sugestão de quem fez o serviço, o sistema de arrefecimento foi transformado em sistema selado, com um reservatório do ford ka (pois sai as 2 mangueiras pra frente), ventoinha do Peugeot 307 (e outros veículos da Peugeot, como a própria Jumper diesel).

Inicialmente fiquei com um pé atrás sobre essa ventoinha elétrica, mas analisando o valor dela de mercado, encontra-se paralela por R$180,00 e original por R$250, ou seja mais barato que as "universais de alto desempenho chinesas" que custam pelo menos R$500,00.

Após quase 2 semanas rodando, cidade, estrada e trilhas, percebi através do marcador digital de temp de água, ao chegar 88ºc a água a ventoinha aciona (conforme o cebolão utilizado do santana), e basta 30 segundos as vezes poucos mais com a ventoinha acionada que chega a temperatura de 77ºc.

Segue as fotos

Anexo 566528

Anexo 566529

Anexo 566530

Anexo 566531

Anexo 566532

Anexo 566533

Anexo 566534
  • 29/05/2019, 18:43
    mfdomingues
    Muito bacana seu projeto, acredito que esteja nele a alguns anos.

Quanto "tork" ganhou com a ventoinha elétrica?
  • 30/05/2019, 13:00
    rDuran
    Citação:

Postado originalmente por mfdomingues Ver Post
    Muito bacana seu projeto, acredito que esteja nele a alguns anos.

Quanto "tork" ganhou com a ventoinha elétrica?

O objetivo do radiador com ventoinha elétrica não é ganhar torque.
  • 11/06/2019, 19:06
    rDuran
    Pequeno video da trilha de 9/06/2019

https://www.youtube.com/watch?v=iCnFLQVASwE
  • 18/06/2019, 12:18
    Marvin_CPS
    Duran,
    Ainda esta com os pneus 900x16?!
    O que me diz do desempenho deles?!
  • 27/06/2019, 10:06
    rDuran
    Citação:

Postado originalmente por Marvin_CPS Ver Post
    Duran,
    Ainda esta com os pneus 900x16?!
    O que me diz do desempenho deles?!

Opa camarada tranquilo, demorei para ver sua mensagem, estava com eles até semana passada, vendi eles, eu estava usando eles só para o dia a dia e passeios, então estava derretendo eles atoa, mas posso dizer que na terra, lama tem um desempenho legal, melhor que vj910. É um otimo custo x beneficio. Mais leve por não serem recape, e não são tão largos iguais aos 35 normais.
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 4 de 5 PrimeiroPrimeiro Anterior 12345 Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 21:54.