Desde pequeno tinha o sonho de possuir um jipe ou uma caminhonete para "poder andar no barrro", eis que o tempo passou, e o sonho continuava lá guardado, embora não tivesse condições financeiras para tal.
Uns 2 anos atrás comecei novamente a "sonhar" e então comecei diversas pesquisas pela internet em busca de uma caminhonete com bom custo x benefício, afinal seria um carro para o dia a dia e também para viagens, passeios pelo interior, acampamentos, expedições, etc. e foi então que descobri o fórum. Desde então ainda não tinha condições financeiras para adquirir a caminhonete, mas já fui adquirindo conhecimento, sanando dúvidas e buscando aprender o máximo possível sobre veículos diesel e principalmente 4x4, para que, no futuro pudesse fazer uma boa escolha da viatura que "provavelmente" me acompanharia por alguns diversos anos...
Minha ideia inicial era uma caminhonete cabine dupla, 4x4, com motor MWM, pois meu pai tinha tido uma F1000 com este motor e sempre ouvi falar muito bem do mesmo. Resultado destas ideias iniciais e pelo gosto que tinha pelas S-10 (de 2004 a 2008) comecei minha pesquisa aqui no fórum. Até então não tinha ideia (e acho que nem conhecia) a Frontier e muito menos sabia que ela possuía a mesma motorização, porém com algumas partes mecânicas diferentes.
Depois de muita leitura sobre a S-10 e seus prós e contras (principalmente a suspensão molenga demais) comecei a pesquisar sobre a Frontier e também X terra (visto que são carros muito parecidos mecanicamente falando). Foi aí que encontrei meu objetivo: adquirir um Frontier ou uma X terra. Elas possuíam "tudo" aquilo que eu buscava: motor confiável, manutenção relativamente fácil e barata, suspensão mais firme (menos conforto mas mais durabilidade), partes mecânicas que também fazem parte da S-10 (que não podemos negar é uma das mais difundidas), etc.
Desde então passei o restante do tempo lendo muito o fórum, quase que, todos os dias. Um pouco sobre a Frontier (um pouco quer dizer todas as páginas), um pouco sobre a X terra, relatos de viagem, preparação de veículos, passeios, trilhas, etc. e comecei a me programar financeiramente para um dia adquirir o tão sonhado veículo "para andar no barro". Infelizmente a vida de nós, brasileiros, não é fácil e tudo acaba resultando de muita batalha, trabalho, dedicação, esforço e tudo e mais um pouco para realizar sonhos, principalmente aqueles que demandam um certo valor aquisitivo mais alto (o que pra uns pode ser bobagem para mim um veículo na faixa de R$ 40 mil era o "SONHO" financeiramente falando).
De uns 8 meses para cá o sonho foi se tornando cada vez mais realidade e então as dúvidas cada vez maiores. Comecei a fazer alguns test drives em X terra, Frontier e a pesquisar cada vez mais. Sou do RS e infelizmente aqui no meu Estado o que se encontra deste tipo de veículo normalmente é utilizado para trabalho no campo ou por empreendedores rurais o que faz com que os veículos sejam muito mal cuidados e com a quilometragem mínima em torno de 200 mil km, embora saiba que um veículo diesel com a manutenção em dia rode mais de 500 mil km tranquilamente.
Depois de alguns testes a X terra me agradou mais pelo conforto, espaço para os passageiros do banco traseiro e pela segurança de ser um carro "fechado", enquanto a Frontier me agradava por ser uma pickup, ou seja, pela versatilidade. Meu objetivo com o carro é basicamente: acampamentos, passeios pelo interior, uso no dia a dia para ir trabalhar e expedições. Após a leitura no fórum, vi cada vez mais o quanto as coisas são possíveis, principalmente viajar. Desde então tenho uma vontade imensa de conhecer, além de todas as nossas belezas brasileiras (que não são poucas), as belezas da nossa América do Sul (a natureza me inspira) e então a dúvida foi ficando cada vez maior: uma pickup ou uma "SUV"??
Após muita pesquisa e por questão de gosto pessoal (já que a patroa gostou mais da X terra) acabei optando pela Frontier, com a ideia de futuramente colocar uma capota de fibra (para ter mais espaço e segurança) e preparar a mesma para expedições (Ushuaia e Atacama são um dos principais objetivos lá fora dentre outros vários aqui no Brasil).
Escolhida a viatura começam as pesquisas pela viatura ideal. Pesquisei nos mais diversos sites de venda de carros usados, sempre com os critérios de busca: km até 140mil, ano de 2003 a 2008 (motor MWM 2.8), com Air Bag (versão XE não servia). Com estes critérios as buscas se restringem bastantes já que um carro com 10 anos ou mais com 140 mil km é quase raridade e com os outros critérios a coisa ficava cada vez mais restrita. Inicialmente tinha a ideia de comprar uma com BI por ter a manutenção mais barata e mais fácil, já que a ideia é viajar mas, com a busca tão restrita, acabou que pesquisei tanto pelo modelo com BI como pelo modelo eletrônico.
Depois de toda essa história (que acho justo contar porque nada surge do nada, tudo tem um objetivo, e esse fórum me ajudou muito a vislumbrar sonhos cada vez maiores) venho aqui relatar para vocês que acabo de realizar meu sonho de guri: comprei um "carro pra andar no barro" kkkkkkkkkkkkkkkk.
Adquiri uma Frontier 2007 2.8 MWM com 120.000 km rodados, modelo SE, uma das mais completas, ou seja, com Air Bag e ABS, interior toda em couro, sem nenhum arranhão por baixo, inclusive conversei com o dono (ela estava numa concessionária) e ele usava ela somente para ir do litoral do RJ para a capital e vice-versa e "odiava estrada de chão" segundo palavras dele kkkkkkkkk e acredito que nunca foi batida (a principio pelo que entendo).
Essas são as fotos do anúncio dela: