Postado originalmente por
rfdex
Amigo, já tive 2 S10s (1998 e 2005) e hoje tenho uma Blazer 99 em estado excelente de conservação, porém à gasolina. Já posso te adiantar que é um veículo de manutenção relativamente barata, porém seu ponto fraco é a suspensão dianteira. Dependendo do seu uso, terá de mexer a cada ano ou no máximo ano e meio. Quando for mexer, troque logo tudo pois o sistema é mal projetado e se desgasta precocemente - ainda mais a versão diesel, que o motor é bem mais pesado que o à gasolina. Por ora reserve uns 3 a 4 mil reais para deixá-la zero bala e pronta para qualquer parada.
SUSPENSÃO DIANTEIRA E DIREÇÃO
- pivôs (aconselho a trocar tudo caso tenha de mexer em algo)
- braço pitman e auxiliar (aconselho a trocar tudo caso tenha de mexer em algo)
- terminais (aconselho a trocar tudo caso tenha de mexer em algo)
- buchas (se precisar, essa gasta menos)
- fluído direção hidráulica (esgotar todo o sistema, limpar o reservatório e trocar)
- calibrar, alinhar e balancear pneus (inclusive estepe)
CÂMBIO, CAIXA DE TRAÇÃO E DIFERENCIAIS
- óleos (sangre todos e troque completo)
- retentores, caso esteja vazando
- verificar embreagem (se necessário já descer a caixa e trocar a embreagem completa)
FREIOS
- fluídos (esgotar todo o velho e trocar por novo)
- pastilhas (verificar desgaste e trocar)
- disco (verificar desgaste e trocar)
- lonas (verificar desgaste e trocar)
- tambor (verificar desgaste e trocar)
- regular freio de mão
AR-CONDICIONADO
- verificar gás (trocar se necessário)
- higienizar o sistema
- trocar filtro
PARTE ELÉTRICA
- verificar durante à noite o funcionamento das lanternas, faróis, piscas, iluminação interna, etc
MOTOR
- trocar óleos e filtros
- sangrar água do sistema de refrigeração, limpar o sistema e colocar água nova com aditivo
- verificar válvula termostática e bomba d´água (quando compro um carro, sempre troco de cara independente do estado)
- trocar filtro de ar
- trocar filtro de combustível
Enfim, essas são as medidas que tomo sempre que compro um carro. Como só compro carro usado, sempre guardo uma grana para fazer isso. A Blazer paguei 17 conto, gastei mais 3. Mas pode rodar para qualquer lugar do mundo que está pronta!!
Quanto a colocar pneus grandes, o sistema irá sofrer um pouco mais,ainda mais a embreagem e a suspensão dianteira e sistema de direção. Mas nada alarmante. Eu não levantaria na barra de torção. Já fiz isso e não gostei. Melhor usar um body lift ou quem sabe um kit próprio de suspensão.
Este motor é excelente. Para mim este modelo da Blazer é o melhor deles, primeira geração (que acho mais bonita, até por isso optei por comprar uma Blazer até 2000) e motor 2.8 MWM. Econômico, baixa manutenção e bastante durável.
Sucesso com ela. Qualquer novidade, nos relate. Um abraço