Postado originalmente por
R-Mendes
Ah... Os amantes do diesel... Também já caí na besteira de achar que diesel é vantagem.
Lógico que a gasolina é adulterada. Eu disse algo contrário? "...todos, TODOS os donos de posto de combustível adulteram o que vendem". Eu não mencionei 'diesel' apenas. Mas com combustível adulterado, carros a gasolina não tem BI para dar problema. Podem dar problema? Claro... Mas de todas as pessoas que conheço, quem tem carro ciclo OTTO, não me lembro de ninguém reclamar que o motor deu pau e teve que trocar peças por problemas no combustível. Agora ciclo DIESEL, só comigo deu problema 2x em menos de 1 ano (e quase dá a terceira), com meu pai deu problema em uma Bandeirante e em uma L200 (abastecendo em outro estado, não era nem aqui em Goiás). Carro pra ele também só serve se for diesel. Acho que gosta de sempre ter que olhar nível de água, nível de óleo, etc...
A gasolina no Rio custa quase o dobro do diesel? Mas a gasolina que está cara ou o diesel que está barato? Aqui os valores são 2,80 e 1,80, respectivamente. Isto é: 55,5% de diferença de preço. Então não é quase o dobro. É quase o valor e meio. Fora isso, manutenção de motor a gasolina é assustadoramente mais barata. O seguro de carro a gasolina então, nem se compara (ainda mais no Rio). E o mesmo carro a gasolina custa em torno de 10 a 15 mil Reais mais barato que a versão diesel (carros usados). Sinceramente... Pelo menos pra mim, não compensa.
Recomendo a fazer as contas também. Diesel já foi vantagem. Na época que custava menos da metade do preço da gasolina e os carros tinham carburador. Hoje, não mais.
:-)