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Postado originalmente por Giovani
Neste item, caso não tenha água, a cerveja torna-se importante :shock: , claro que depois de ter sido apreciada :D
[]'s bebendo cerveja caso o radiador fure 8)
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Postado originalmente por Giovani
Neste item, caso não tenha água, a cerveja torna-se importante :shock: , claro que depois de ter sido apreciada :D
[]'s bebendo cerveja caso o radiador fure 8)
:D Só um detalhe: saiam de perto!!! :lol: :lol: :lol: :lol:Citação:
Postado originalmente por Giovani
[]'s
Só outro detalhe, é melhor inverter a ordem das coisas.
Se um problema qualquer pode gerar dúvidas sobre a possibilidade de calço hidráulico o melhor é retirar as velas antes de acionar o arranque, pois se fizer isso com as velas o calço hidráulico pode mandar o motor para o saco.
Outra coisa, como tem jipe onde muita gente estranha ao meio não saberia identificar o que é certo ou errado, fica a dica desta frase de parachoque. :lol:
Abraços,
:D Grande Mestre Sukys!Citação:
Postado originalmente por Sukys
:o Acho difícil... Um motor com cabeçote rebaixado já é pesado para o motor girar... Com óleo nas câmaras, vc só escuta o motor de partida gemer. Não chega à virar, para provocar uma quebra. Testamos numa Rural com motor 2.5 Tdi... :lol:
:o Se bem que o Murphy anda por aí... E ainda vai ter uns "espertos" tocando arranque até derreter tudo! :roll: Na 1ª volta na chave, o cara já tem que saber... :wink:
[]'s
A coisa não é bem assim...
Deixando de lado o limite de compressibilidade do ar + liquido, o risco de calço hidráulico passa a existir quando a quantidade de liquido supera o volume comportado pela câmara no PMS e desde que o ciclo seja de compressão (válvulas fechadas), e o risco de danos pode ser praticamente nulo quando no acionamento do motor de arranque já exista algum cilindro em calço hidráulico, caso contrário a encrenca pode ser das boas, em curto, médio ou longo prazo.
Analisando a coisa de outra forma, se um cilindro já esta na fase de compressão e o espaço está totalmente preenchido por líquido teremos um motor já na situação de calço hidráulico, firmemente travado, logo o motor de arranque não terá como girar o motor, agora, se este mesmo cilindro estiver no ciclo de aspiração ou compressão e a quantidade de liquido for ligeiramente superior à relação de compressão e o restante preenchido por ar, o motor de arranque terá condições de girar o motor até o ponto em que se estabeleça o calço. Daí prá frente, o que acontecerá depende do torque do motor de arranque, da velocidade que já foi imprimida ao girabrequim e da resistência dos componentes envolvidos (biela, pistão, cabeçote, girabrequim, mancais, engrenagem do volante e bendix do motor de arranque).
Mesmo nesta situação o motor pode simplesmente parar de forma abrupta e sem nenhuma quebra aparente, o não significa que não houve danos já que o calço pode gerar estresse em qualquer componente envolvido - diminuindo sua vida útil - e como os segmentos de mancal (casquilhos ou bronzinas) são dúcteis uma das coisas mais comuns de acontecer - mesmo quando não existe quebra imediata de algum componente - é o motor apresentar "rajada" de girabrequim ou biela, imediatamente ao calço ou depois de algum tempo.
A situação mais comum para estabelecer o calço hidráulico é a entrada de água pelo coletor de admissão ou escape, só que nesta situação - e com o motor parado - a probabilidade de entrar água no cilindro que estiver no ciclo de compressão é menor justamente porque as válvulas estão fechadas, logo a água vai entrar com muito mais facilidade nos cilindros que estão com alguma válvula aberta, e aí o risco de danos irreversíveis é muito grande.
A situação à que você se refere - motor tombado ou de ponta cabeça, e evidentemente parado - também pode favorecer a ocorrência de calço pelo óleo lubrificante, que escorre do carter para dentro do cilindro através do espaço entre as emendas dos anéis de segmento, e embora isso leve algum tempo - que será tanto maior quanto melhor for o estado dos anéis - a probabilidade de maior retenção de óleo fica justamente para o cilindro que estiver com as válvulas fechadas, logo o cilindro em questão poderá já estar na situação de calço no momento em que se tentar movimenta-lo.
Veja bem que a ocorrência de calço hidráulico leva em conta diversas condicionantes, e brincar com coisa do tipo é brincar com o imponderável, e sempre que houver suspeita de calço a prudência manda retirar as velas - ou injetores, no caso de Diesel - antes de acionar o motor.
Muitas vezes a sorte dá uma mãozinha, mas acho preferível deixar esta ajuda para o momento de escrever os números no cartão da mega sena acumulada... :lol:
Abraços,
Independente do que vcs estão falando é praxe qdo tomba , tirar as velas e girar o motor sem elas , seja por partida , puxando ou empurrando o bicho ...
Lógico que toda teoria é bem vinda , mas acho que fica de bom tamanho adotar o seguinte , tombou , tira as velas e gira o motor , perde um pouco de tempo mas tira qqer dúvida se ta ou não com calço hidráulico .
A maioria dos " Velhinhos " tem anéis com folga ( ops ..) , camisas lgeiramente ovaladas ou válvulas não estanques ...
[]s...
:D Grande Sukys!!!Citação:
Postado originalmente por Sukys
:D Entendi... Depende da posiçao em que o motor parou... E corre-se o risco de dar calço em pelo menos 1 cilindro... Coisa que não tem como saber...
:D Descobri outra coisa! Sou muito sortudo!!!! :lol: :lol: :lol: :lol:
[]'s correndo pra lotérica... :lol:
e das quebras de molas, nimguem vai falar????????
:shock: Que molas???Citação:
Postado originalmente por Tatão
[]'s
Tatão , abre um tópico sobre prevenção ou gambi sobre molas que podem quebrar na trilha ...
[]s ...
Citação:
Que molas???
as molas do feixe de molas :wink:
ja vi quebrar no meio da trilha e parece que não ha um tipo de gambiarra conhecido...
pode-se levar solda eletrica para fazer uma gambi... :D
dificir...
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Postado originalmente por Tatão
É só levar um eletrodo e ligar duas ou tres baterias em série que dá p/ fazer solda!