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Convex Datacenter
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  • #1
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    Pneu Yokohama Geo EXPLODIU !




    Caros amigos do fórum,

    Gostaria de relatar um fato ocorrido comigo e que sirva de alerta. Cerca de 3 meses atrás, em plena BR-040 perto de Juiz de fora, em um trecho perfeitamente asfaltado, o pneu traseiro direito do meu veículo um Suzuki GV, um Yokohama Geolanda 032 simplesmente explodiu do nada, abrindo um rasgo na lateral interna do pneu, sem absolutamente nenhum obstáculo na pista ou qualquer tipo de choque.

    Obviamente, substituí o pneu pelo estepe e por precaução, mandei revulcanizar o pneu danificado para não arriscar ficar parado na estrada caso o estepe furasse.

    Solicitei à Yokohama uma análise do pneu, nem tanto para efeito de garantia, mais para ver a resposta, porque em 99% dos casos o fabricante simplesmente tira o dele da reta e ponto final.

    Recebi a seguinte resposta do departamento técnico:

    "Corte lateral de origem acidental, causado por impacto contra obstáculo/objeto na pista. Reparação lateral não recomendada


    Conforme Termo de Garantia, estragos causados por defeitos na estrada, por obstáculos ou escombros, tais como cortes, furos, bolhas, rasgos, quebras de carcaça por impacto, deformações, sinais de roçamento dos flancos, deterioração da carcaça, entre outros, não serão indenizados por não se tratarem de defeitos de fabricação. Reparações laterais não são recomendadas. A carcaça está comprometida e não é reparável.
    Evitar impacto contra obstáculos/objetos na pista. Pneu não apresenta defeito de fabricação.

    Gustavo Loeffler / Walmyr Montenegro Junior"


    Ou seja, o procedimento padrão de falar que foi um choque com um obstáculo e pronto. Que fique por isso mesmo.

    Não estou nem aí pelos quase R$ 700 do pneu, mas não gostei da resposta afirmando que o dano foi por impacto, o que não foi.

    Moral da estória, perdi a confiança na marca e volto para a Michelin, que em 18 anos de uso da marca nunca tive um pneu que explodisse nem em estrada nem em condições de off-road. Minha primeira e última compra de pneus Yokohama.

    Acredito que o pneu seja bom, e não cabe a mim discutir o porque do acontecido, mas... Se a resposta fosse outra qualquer, como "infelizmente não conseguimos identificar a causa e portanto não poderemos substituí-lo" ou "o pneu aparentemente não apresenta defeito, mas como forma de compensar o transtorno, oferecemos 0,5% de desconto na compra de um substituto" ou "como o pneu sofreu revulcanização e isso não é recomendado, a garantia foi invalidada", eu teria ficado com a marca. Mas a afirmação do jeito que foi feita foi ofensiva, tratei como se estivessem me chamando de mentiroso. E isso eu não perdoo. Bem, azar o deles, deixaram de vender um jogo de pneus para a minha Mercedinha.


    Alguma sugestão de algum modelo específico para substitui-lo ?
    4X4 Brasil Razão: inclusao de informação

  • #2
    Se serve de consolo BFG também explode (explodiu um 33" dianteiro comigo na estrada).

    Um bom alerta para todos!

    []s
    fuck the fuel economy
    PU9-EDC - Pajero GLS-B 3.0 V6

  • #3
    Tio Eddie,

    Acredito que qualquer pneu pode acontecer (problemas), mas pelo que vejo os BF são menos propensos a ter qualquer problema, como também a sua longa durabilidade altamente comprovada por todos que os usam.
    Martin Melcop
    [EX]JPX 95 Enterprise E - MWM+Clark
    Em breve Galactica BSG 75 - Family Car

  • #4
    Citação Postado originalmente por Martin Melcop Ver Post
    Tio Eddie,

    Acredito que qualquer pneu pode acontecer (problemas), mas pelo que vejo os BF são menos propensos a ter qualquer problema, como também a sua longa durabilidade altamente comprovada por todos que os usam.
    Martin,

    Concordo que todos os pneus podem apresentar problemas e tirando a durabilidade, os BFG MUD KM1 foram de longe os piores pneus que já usei.

    Isto é minha opinião pessoal.
    Não pretendo convencer ninguém disso nem denegrir a marca.

    Abraços

    Eddie
    fuck the fuel economy
    PU9-EDC - Pajero GLS-B 3.0 V6

  • #5
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    Certamente Tio Eddie !

    Todos nós somos jipeiros experientes e sabemos que isso pode acontecer. Minha crítica não é quanto a marca nem o pneu, e sim a respeito do "laudo". Meu primeiro 4x4 foi de 1994 ! Me considero até novato perto de vocês hahaha !

    Somente fiquei chateado com o que eles falaram. Os pneus até podem ser bons, e essas coisas podem acontecer com qualquer marca, mas.... bem, pelo menos levo ao conhecimento da turma o que aconteceu e como trataram o caso.

  • #6

    A PIRELLI também não atende aos seus clientes!!!

    Se isto servir de consolo, a Pirelli não age melhor, também não está nem aí para seus consumidores! A explicação para esta afirmação segue abaixo:

    Eu fui usuário dos pneus Pirelli por cerca de 20 anos, desde os meus primeiros carros, ainda 4x2, e, ao ter que escolher para meu Niva anterior um jogo de pneus novos, optei pelos Pirelli Scorpion S/T. Isto ocorreu em Março de 2000, e, de fato, os pneus se revelaram robustos e duráveis. Eram na medida 225/70 R16 e duraram cerca de
    60.000 Km, tendo ainda sulcos quando os troquei, tanto que os vendi a um conhecido que os queria para uso na areia (pneu largo e com sulcos rasos). Para substituí-los, escolhi novamente os Scoprion S/T, baseado em minha boa experiência com eles. Mas desta vez comprei pneus mais estreitos, na medida 205/80 R16, medidas mais próximas às originais (175/80 R16), esperando que, devido ao fato de serem mais estreitos, durassem um pouco menos, algo em torno de 50.000 a 55.000 Km. Mas, para minha surpresa e decepção, estes pneus, da mesma marca de tipo que os anteriores, acabaram aos 35.000 Km!

    Entrei em contato com a Pirelli, tentando descobrir qual era o problema, pois sempre fiz rodízio dos pneus a cada 10.000 Km, e também zelava pelo alinhamento da direção. Argumentei junto à Pirelli que um pneu destinado ao Defender 90 (são estas as medidas dos pneus originais do Defender 90), que pesa quase o dobro do Niva, deveria durar no Niva muito mais do que estes míseros 35.000 Km, ainda mais tendo em vista o seu alto custo (R$400/cada!). Também tentei obter apoio da Casa Fernandes, de quem eu comprava pneus há cerca de 30 anos (e meu pai antes de mim!). Em ambos os casos, obtive total indiferença, respostas educadas me informavam que era impossível que os pneus Pirelli apresentassem defeito de material (justificando o desgaste excessivo), não se dispuseram a analisar o caso, nem sequer a examinar os pneus! Como se isto não bastasse, um amigo meu, que tinha um Niva 98 e havia comprado, um mês depois de mim, um jogo de pneus idênticos aos meus (e fui eu quem o levou até a Casa Fernandes para comprar estes pneus!) já havia rodado cerca de 30.000 Km com seus pneus, que ainda estavam em perfeito estado! Ele ainda rodou muito mais com eles, vendendo o carro este ano ainda com os mesmos pneus Pirelli Scorpion S/T, que, quando o carro foi vendido, já tinham rodado mais de 75.000 Km!

    Portanto, fica claro que também a Pirelli, a despeito de sua fama, tambem não está nem aí para seus clientes, mesmo em um caso gritante de pneus com defeito de fabricação (possivelmente no composto de borracha), no qual deveria ter interesse em averiguar o que houve, para que o problema não mais se repetisse.
    Gil Roberto
    Niva 95 - "SUVdesenvolvido"
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/album.php?albumid=204

  • #7
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    Só complementando:

    Segundo a Guidon Barra (RJ), revenda de pneus (excelente por sinal) me disse que a Yokohama apenas fotografou o pneu. Nem foi para laboratório !

    Além disso, no local onde houve o furo, o pneu foi revulcanizado !!!! Seria impossível eles saberem exatamente se houve ou não defeito de fabricação, fato que comentei com o diretor da Guidon, que concordou comigo. Só por técnica mediúnica é que poderiam ter dado um laudo !!!!

    Notem que nunca pedi a garantia do pneu, e sim quis saber as causas. E sei que não houve choque.

    É aquela coisa, aqui o consumidor está lascado sempre. Se fosse lá no Japão certamente a coisa seria bem diferente.

  • #8
    Esses BF são uma arapuca medonha... Já é a terceira vez que quase me mato na estrada com chuva,qualquer poça dá uma 'aquaplanagem' medonha.

    Já tentei diversas calibragem para os pneus no dia de chuva e não adianta,já rodei até com 20 libras e nada... É que esses pneu são caro,pra fazer rolo perde muito dinheiro ele sendo usado,mas na proxima troca eu nunca mais caio em BFgoodrich...
    S-10 pitbull / ...loading...
    ex: F-1000 XLT,
    (2) Saveiro cross,Montana sport,S-10 rodeio,F-250 XL-L,F-1000 Super


  • #9
    Citação Postado originalmente por opala66joao@hotmail.com Ver Post
    Esses BF são uma arapuca medonha... Já é a terceira vez que quase me mato na estrada com chuva,qualquer poça dá uma 'aquaplanagem' medonha.

    Já tentei diversas calibragem para os pneus no dia de chuva e não adianta,já rodei até com 20 libras e nada... É que esses pneu são caro,pra fazer rolo perde muito dinheiro ele sendo usado,mas na proxima troca eu nunca mais caio em BFgoodrich...

    Engraçado, o pneu que eu mais gostei até hoje pra andar na chuva é o BF AT, goodyear, firestone e pirelli num gostei não, mas o pior mesmo e que me deixou esperto na estrada com chuva é o Goodyear Wrangler RT/S 265/75/16 que eu usava na Silverado, não podia passar de 70 por hora que a caminhonete começava a dançar.
    Os seus bf estão novos ou carecas?
    Dodge Ram 5.9 4x4 RC 2008, BF 315/70/17
    Ranger XLT CD 2.3 16V 2010.

  • #10
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    olha eu vejo da seguinte forma, respeito o relato de más experiencias de algums com determinadas marcas até ai tudo bem mas o que vejo é tipo " me lasquei em tal marca modelo, nao comprem! usem tal marca que é a melhor" oras isso pra mim ja excede, o que vemos na pratica, marca A ums andando 100mil km e marca A outros andando 10 mil e pneu explodindo oras ok! fato ponto. Mas usar o fato de marca A ser ruim por experiencia propria para impulsionar marca B eu discordo, vejam que eu não estou citando marca, eu uso uma determinada marca que falam que não duraria nada mas comigo vejo que vai durar pelo menos 75 mil creio que ja se pagou e muito bem! penso em migrar de marca pelo motivo que a marca que pretendo comprar ser uma marca facil de adquirir, não pelo preço mas pela quantidade de pontos de venda e pelos relatos serem mais positivos que negativos no caso michelin, mas vejo que mesmo assim a marca não é garantia de satisfação absoluta vejam essas fotos, mas nem por isso fiquei desmotivado a querer compra-los, a marca que uso é Yokohama g12 AT-S nunca me deu problema se pudesse colocaria outro jogo mas pelo preço ser superior aos michelin e ser dificil de encontrar vou de michelin vejam as fotos nem por isso vou mudar de ideia em quando for a hora compra-los, somente se eu encontrar um jogo de yokohama G12 AT-S por um preço bom. Essas fotos são da net e o carro não é meu... e outra penso que nenhum pneus depois de 65 mil pode-se considerar seguro para andar em estrada a mais de 100 ou com as qualidades de quando novo é querer se enganar, não existe marca salvadora ou milagrosa, toda marca pode dar zica, o que devemos fazer é desconfiar de lugares que vendem por preço quase "filantropicos" e de vendedores com conversas "macias", não existe coisa boa sem custo, e ainda sim podemos pagar muito por algo que pode nos deixar na mão, a questão é as vezes sorte.

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