Olá, Foristas,
Quero propor uma discussão que, a princípio, parece ser muito interessante.
Uma mesma viatura com todas as suas características idênticas, à exceção da tração. Vamos utilizar, a título de exemplo, um Troller e imaginemos as seguintes circunstâncias:
1ª – Um Troller com tração 4x4, sem reduzida, comparando-o com um Troller idêntico em tudo, diferenciando-se apenas pelo fato de possuir, apenas, tração dianteira com bloqueio do diferencial. Nunca esquecendo que com tração dianteira as rodas se movimentam e proporcionam o “agarrar” no terreno auxiliando na construção de um novo caminho, porém, diminui o contato com o solo em razão do deslocamento do peso para a traseira do veículo. A pergunta: qual dos dois é mais eficiente numa trilha?
2ª – A mesma situação acima (Troller 4x4 sem reduzida) tendo o segundo Troller, apenas, tração traseira com bloqueio: qual dos dois é mais eficiente numa trilha?
3ª - Um Troller com tração traseira bloqueada em contra-posição a um Troller com tração dianteira bloqueada: qual deles é mais eficiente numa trilha?
Bem, creio que deve dar um bom papo!!!