x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 3 de 3
    Usuário Avatar de adrianoaantunes
    Entrada
    14/05/2010
    Agradecimentos: 0

Exclamation Porque mecanisar?

Minha pergunta é:

Será que não tem alguém que realmente consiga abrir a calibração das ECU´s e fazer algo digno de confiança e com conhecimento de causa? Afinal os motores eletrônicos têm muitos recursos.

A quantidade de recursos nesses motores novos é incrivel, isso ngm tem dúvida. O problema seria o alto valor para isso. Porque conseguir modificar a calibração que vem de fábrica nos módulos é possivel, existem oficinas especializadas nisso e conseguem driblar o módulo e alterar os seus valores.

O grande problema nisso, alem do alto valor, seria a manutenção. Te imagina no meio de uma trilha e da um problema em um motor desses: tu n vai te como arrumar =\.
    Porque melhor que seja o profissional que realizou o serviço, n vai te como ficar a prova de falhas.

Por isso o motivo de mecânisar tudo ^^, alem de ser mais barato a manutenção, menor chance de falhas e ser possivel arrumar no meio da trilha.
    Claro que os motores modernos são superiores em quase(eu disse QUASE ^^) tudo. Maior eficiencia,menor consumo,maior potencia, possui muito torque em quase todas as rotoções do motor.

Quem sabe daqui a alguns anos não iremos ver esses motores modernos equipando a grande maioria de nossas viaturas =). Ja que com o tempo o valor da manutenção ira diminuir e as técnicas de calibragem dos motores ja estarem mais popularizadas e um preço mais acessivel a todos.
    ex Jeep Willys 58
    Grand Cherokee Laredo 98
    Técnico em Automobilística.

Usuário Avatar de adrianoaantunes
    Entrada
    14/05/2010
    Agradecimentos: 0
    OK, você tocou no ponto chave, custos. Entendo que este seja o ponto, porque em uma trilha se você quebrar uma peça do sistema de injeção, a dificuldade para reparar no lugar é tão ou mais complexo que um sistema eletrônico, uma vez que as bombas mecânicas tem que ser sincronizadas com o motor, tarefa nada fácil de ser feita, ou a purga do sistema, quando você precisa abrir um tubo de combustível ou um bico, que também é algo complexo. No sistema eletrônico, a bomba não é sincronizada e não existe a necessidade de purga quando o sistema é aberto. A minha pergunta veio, porque sei que em 2005 ou 2006 a GM participou de alguns rallyes com a S10 e o motor MWM Sprint eletrônico com sucesso e somente não ganhou o Sertões por uma alteração de calibração no último trecho que acabou custando a vitória. Outro exemplo é a Touareg que corre o Dakar, que usa um motor VW 5 cilindros com diesel eletrônico e já ganhou o Dakar com folga, más como você bem citou o problema é o custo. Com relação aos profissionais que poderiam alterar a calibração, ainda tenho minhas dúvidas, no diesel eletrônico o buraco é mais embaixo, do que alterar calibração de carro a gasolina, uma vez que as pressões de trabalho estão em torno de 1400 a 1600 bar, o que uma calibração equivocada poderia levar a quebra de componentes como o injetor e a bomba (nada baratos) e até mesmo por em risco a segurança de alguém que esteja próximo ao motor.
    Obrigado pelo comentário.
    Abraço.
    4X4 Brasil

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem