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Convex Datacenter
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Hybrid View

  • #1
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    05/03/2006
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    Roda livre nas quatro rodas. É possível?




    Olá, Foristas,

    Estou precisando da ajuda dos mestres aqui do fórum. Vamos ver se é possível:

    Possuo um motorhome e desejo comprar um Vitara para rebocar engatado no motorhome. Ocorre que este Vitara também será o meu carro de uso diário e se tem algo que não dispenso no dia a dia é cambio automático. Pretendo passar a TR4 AT para a RádioPatroa e ficar com o Vitarinha. Ocorre que carro com transmissão automática não pode ser rebocado com as rodas sobre o solo (girando), pois, isto danifica a caixa. Então, o que estou pensando: comprar um Vitara automático e instalar uma roda livre manual nas rodas traseiras que são as rodas de tração, deste modo, ao rebocar a viatura, o giro das rodas não se transmitirá aos eixos e diferencial, que permanecerão parados, e a caixa automática também não terá movimento, ficando a viatura como se estivesse estacionada. Isto que estou imaginando é possível de se fazer? É muito complicado e o custo se torna inviável?

    Agradeço as orientações dos amigos.
    Vitara JLX, MT, 1997 - Grand Vitara (GVII - 3 Portas) 4x4 1.6 AT, 2001 - Grand Vitara (GVIII) 4x4 A/T 2011 - SX4 AWD A/T 2012

  • #2
    Usuário Avatar de edgar
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    21/03/2005
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    bom....não sou mestre, mas vou dar meu pitaco !

    Partindo do principio que da para fazer a instalação da roda livre no eixo traseiro, fico na duvida se a fixação da roda livre vai aguentar.
    O normal dela é ser usada de vez em quando numa trilha ou estrada muito ruim. Mesmo assim é conveniente rever o aperto dos parafusos dela periodicamente.
    Mestre Leopoldo tem roda livre no eixo traseiro, pois usa um eixo dianteiro na traseira, se me lembro bem, ele ja sofreu bastante com a roda livre afrouxar e espanar as roscas dos cubos traseiros. Ele detalha em um topico uma saga cruel para resolver o problema ! Mas sabe como é...o que é problema para uns é diversão garantida para outros
    Como o carro vai ser usado no dia a dia é fundamental a confiabilidade....é questão de pesar os pros e contras.

  • #3
    Usuário Avatar de MOLOKO+
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    08/10/2009
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    Ja vi num Jeep CJ. Fora isso a solução é desligar o cardan Boa Sorte Pedro
    "The key to having what you need...is the ability to let go of what you don't"

  • #4
    O Sandro Tannuri tiha isso no Hulk quando usava os eixos menores (Dana 35)
    Martin Melcop
    [EX]JPX 95 Enterprise E - MWM+Clark
    Em breve Galactica BSG 75 - Family Car

  • #5
    Usuário Avatar de Jeanilson
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    Annibal,

    No teu caso bastaria colocar a caixa de redução em "N" (Neutro), pois assim o movimento do cardã traseiro não chegaria ao Câmbio Automático.

    Pelo que me lembro, no manual do Vitara diz que para reboque basta colocar a caixa de transferência em "N" e o AT em "P".

    []'s

  • #6
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    Edgar, como vou usar a viatura apenas no dia a dia ou quando muito em alguma estrada de terra um pouco mais danificada mas, em hipótese alguma, chegarei próximo de uma trilha, nem mesmo leve, será que este risco de afrouxamento da roda livre e outros problemas deixam de ser algo a considerar?

    Jeanilson, já tive vários carros com câmbio automático e no Manual do Proprietário de todos as recomendações quanto ao reboque com as rodas de tração sobre solo (girando) é no sentido de nunca rebocar por mais de 100 km e em velocidade superior a 50 ou 60 km/h (em alguns, inclusive, com valores inferiores a estes), sob pena de danificar a caixa. Nunca tive Vitara, ou outro Suzuki, portanto, não sei se a Suzuki possui algum outro recurso nos câmbios que ela utiliza. Agora, tem um detalhe, a posição “P” (parking), em câmbio automático, provoca o travamento da roda de tração para fins de estacionamento. Será que você não está enganado quanto a isto?
    4X4 Brasil
    Vitara JLX, MT, 1997 - Grand Vitara (GVII - 3 Portas) 4x4 1.6 AT, 2001 - Grand Vitara (GVIII) 4x4 A/T 2011 - SX4 AWD A/T 2012

  • #7
    Basta vc colocar a alavanca de reduzida na posição N. Lendo o seu manual vai achar mais informações de como rebocar um carro auto.

    Fora isso não vejo para que serveria. Mas é possivel sim, inclusive o jipe Stark pode ter esta opção de fabrica.
    Mit Pajero Full 4P 3.5 Aut - ainda original...

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