
Postado originalmente por
adrianoaantunes
Olá colega,
Trabalho com o desenvolvimento de sistemas de injeção diesel, inclusive trabalhei no desenvolvimento do motor da XTerra eletrônica.
O conselho que lhe dou é de não misturar querosene no Diesel, uma vez que este querosene vai retirar o Diesel que está lá, para obviamente funcionar como combustível, e também trabalhando como lubrificante do mancal da bomba e também a parte interna dos injetores, talvez um litro no tanque não faça diferença, más você pode estar lentamente criando ranhuras neste mancal, reduzindo a vida útil do sistema, e se não me engano um injetor desse motor custa em torno de R$ 1.000,00 e a bomba é da ordem de R$ 5.000,00 a R$ 7.000,00. Quando o fabricante desenvolve os motores e sistemas, estes são desenvolvidos simplesmente com o Diesel disponível no mercado, sem aditivos ou etcs...
Você pode sim proteger seu sistema de injeção utilizando o filtro separador de água e de partículas de ótima qualidade e trocando de acordo com a prescrição dos manuais.
O querosene tem realmente um poder de combustão maior que o diesel, em sistemas mais robustos como bombas em linha lubrificadas pelo óleo do motor, os impactos existem más são menores, más as leis de emissões estão cada vez mais apertadas e para poder atingi-las, é necessário um trabalho mais refinado e isto torna os componentes menos robustos, más mais eficientes. A Petrobrás tem reduzido o nível de enxofre do Diesel, devido a poluição que ele causa, isto tem reduzido a lubricidade do mesmo, más existem parâmetros e normas que são especificados para isso e os sistemas são construídos baseados nestas normas, quando um agente "estranho" é incluído neste sistema, a vida útil é reduzida. Precisamos ajudar essas pessoas que tem uma mentalidade sobre o motor a diesel mais antigo, a compreender que os motores mais modernos não são construídos com a mesma robustez que eram no passado, como já citei acima devido as exigências ambientes que requerem produtos mais refinados, isso significa menores folgas ajustes mais precisos e etc..