Caros amigos!
Após muitas correspondências, entre cartas, e-1/2, MP's e fax, sem contar os sinais de fumaça, venho aqui contribuir um pouco com o Fórum, trazendo uma matéria sobre como colocar o motor no ponto.
Bem, uso um motor GM 151, mais, pode ser usada essa técnica em qualquer modelo.
Vamos lá.
Partiremos em primeiro lugar para o distribuidor, após retirar a tampa, procurem um "pique", foto 1 na ponta do dedo.
Para achar o PMS (ponto morto superior), o rotor (peça preta no eixo do distribuidor) deve estar alinhado ao pique, como na foto 2.
Se o rotor estiver no lado oposto, é porque o motor está em PMI, a diferença entre PMS e PMI, é que nos dois, a polia está no ponto foto 3, mais no primeiro, é o ponto de explosão, o segundo, a câmara está enchendo. (ou algo assim).
Então, Deve estar alinhado todos os pontos, assim o motor ficará dessa forma, como na foto 4.
Se o motor for a álcool, o pique da polia (marcado em branco) ficará no "A", e nao no "0".
continua.