x
Convex Datacenter
Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
Resultados 13 a 22 de 22
  • #13
    Usuário Avatar de Walter da Camper
    Entrada
    25/11/2011
    Local
    Bragança Paulista/SP
    Idade
    55
    Posts
    2,059
    Agradecimentos: 56



    Colegas, Assim como o Fidelis, eu sempre fiz rodízio respeitando o sentido de rotação, mas agora pensando melhor sobre o assunto, me ocorreu o seguinte:
    Quanto a roda está tracionando, o pneu sofre esforço em determinado sentido de rotação e quando freia a torção ocorre no sentido inverso. Assim, se o carro passa a maior parte do tempo com tração traseira, o pneu traseiro e o dianteiro DO MESMO LADO, sofrem esforços no sentido inverso, já que a frente recebe apenas força de frenagem e com intensidade bem maior que a traseira.
    Seguindo esse princípio, para preservar o sentido de torção eu deveria mandar o pneu dianteiro para a traseira do lado inverso.
    Ou então desprezar por completo o sentido de rotação, já que num carro com tração dianteira o pneu sofre esforços alternadamente, ora acelerando, ora freiando, o que em tese significa que não haveria problema de deslocamento da lona. O que acham?


    Citação Postado originalmente por FIDELIS Ver Post
    Pneus mud ou AT, por experiência própria, recomendo:

    >>EDxET
    >>DDxDE

    pois caso contrário as lonas serão deslocadas ocorrendo a perda dos pneus.

    Pneus que rodam no lado esquerdo só devem rodar no lado esquerdo e direito no lado direito, isto vale para pneus com letras brancas, ou seja a posição de tração não pode ser invertida.

    Cuidado ao comprar pneus usados, pois mesmo que tenham rodado menos de 1000km, o deslocamento das lonas podem ocorrer.

  • #14
    Walter, não sou expert em pneus, mas minhas consultas (internet e revendedoras autorizadas) sempre me informou que essa mudança não é problemas, que o deslocamento de lonas não ocorre na utilização de pneus "originais" em jipes ou carros de passeio.

    Pneus em medidas especiais, carros de arrancadas ou de corrida geram forças que, devem ser consideradas.
    Gustavo - Vivendo a vida 12x12!
    CJ6 & TR4ER & L200
    www.youtube.com/canalprojetopiloto

  • #15
    E lá foram 22.000 km rodados, 4 rodízios (incluindo o estepe)e o resultado é ótimo! Todos os pneus estão com o mesmo nível de desgaste.

    Não poderia estar dando mais certo!
    Gustavo - Vivendo a vida 12x12!
    CJ6 & TR4ER & L200
    www.youtube.com/canalprojetopiloto

  • #16
    Usuário Avatar de Múcio Luiz
    Entrada
    29/08/2013
    Local
    Campos do Jordão/SP
    Idade
    44
    Posts
    529
    Agradecimentos: 2
    Boa tarde a todos!

    O único senão do rodízio com o estepe é quando este estiver usando uma roda diferente. No meu caso as 4 rodas em uso são de liga leve e o estepe é de ferro, com desenho diferente. E acho que se toda a vez que fizer o rodízio tiver que desmontar o pneu da roda pra que as 4 continuem iguais pode prejudicar o pneu.

    Ou será que não???

    []s!
    1997 FORD EXPLORER XLT 4WD ​manual

  • #17
    Usuário Avatar de Cocatriz
    Entrada
    03/10/2007
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Idade
    42
    Posts
    358
    Agradecimento: 1
    Sobre montar o pneu, se for feito por profissionais, aplicando a cola na roda, acho que não há problema em ficar mudando o pneu de roda... ACHO.

    Alias eu acho uma puta sacanagem a uma roda ser diferente das demais... só por que ela não é aparente?
    Suzuki Jimny 4Sport - Rubik Cube - BF MUD KM2 215/75/R15
    e Szk Marauder 800, Final de semana tá garantido!

    Suzuki Samurai 93 - Tijolo

  • #18
    Usuário Avatar de Múcio Luiz
    Entrada
    29/08/2013
    Local
    Campos do Jordão/SP
    Idade
    44
    Posts
    529
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por Cocatriz Ver Post

    Alias eu acho uma puta sacanagem a uma roda ser diferente das demais... só por que ela não é aparente?
    Falou tudo!
    1997 FORD EXPLORER XLT 4WD ​manual

  • #19
    Usuário Avatar de SandroGaúcho
    Entrada
    22/08/2011
    Local
    Florianopolis/SC
    Idade
    52
    Posts
    286
    Agradecimentos: 2
    Pessoal

    Para constar... Fiz o segundo rodízio de pneus mas desta vez em "X", ou seja, invertendo a rotação dos mesmos e já rodei uns 2000km e está tudo ok, sem barriga, sem oscilações, etc...

    Antes de fazer eu li várias reportagens e cada tem uma opinião que pra mim só significaram muito "bla, bla, bla" e no fim fiz e não me arrependi! Ahh e lembrando... Pneus chineses KKKKK
    Hilux SW4 2.8 D 93/94 - Whatsapp (48)9.9900.1590

  • #20
    Usuário Avatar de eduardojunq
    Entrada
    11/03/2003
    Local
    Alfenas/MG
    Posts
    119
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por GPA-Airborne Ver Post
    E lá foram 22.000 km rodados, 4 rodízios (incluindo o estepe)e o resultado é ótimo! Todos os pneus estão com o mesmo nível de desgaste.

    Não poderia estar dando mais certo!
    Gustavo,

    Qual o ganho que voce estima em KM quando se faz o rodizio com 5 pneus?

  • #21
    Usuário
    Entrada
    01/11/2013
    Local
    BRASILIA/DF
    Posts
    1,121
    Agradecimentos: 33
    já fiz rodidizio em todos os meus carros, ultimamente não tenho feito, andei pensando, se o carro não está puxando para nenhum lado e não tem chimbre na direção, não vou alinhar nem balancear, visto que é o pior tipo de serviço executado em qualquer lugar, dificil de encontrar alguem competente, faço se for necessário. Nos meus últimos veículos 4x4, percebi que o pneu do eixo da frente gasta mais que o trazeiro, ora já é sabido que o melhor pneu tem de ser o trazeiro e não o dianteiro (tanto no ON ROAD QUANTO NO OFF ROAD), sendo assim o trazeiro teria que permanecer sempre atrás, e não colocar o trazeiro na frente, e o da frente para o eixo trazeiro! pois vc esta colocando um pneu pior no eixo mais importante para estabilidade do veiculo. Claro defendo alinhamento e balanceamento, agora o ponto é o polemico rodizio. E ainda tem outra para veiculos 4x4 o melhor pneu (com mais borracha) tem que estar atrás, pois senão vc fica sem aderencia no "MELHOR" EIXO. Como se diz aderencia vs durabilidade dos pneus, por um lado vc ganha por outro vc perde.
    4X4 Brasil

  • #22
    Usuário Avatar de helvecio
    Entrada
    18/03/2015
    Local
    belo horizonte/MG
    Posts
    9
    Agradecimentos: 0
    boa noite moçada, tenho uma dúvida, meu carro é tração integral 4x4 (suzuki gv3 4x4 2010) como devo proceder para fazer o rodízio? em x ? ou de x te e dd x td ? desde já agradeço a todos.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade