
Postado originalmente por
Loras
Em minha opinião... depende.
De uma série de considerações a partir de uma série de perguntas:
Quantas vezes por ano você fica exposto a situação hipotética levantada?
Isolado com a família em uma estrada de lama deserta e cheia de valas.
Qual o peso de 3k no seu bolso?
Você pode evitar esse tipo de situação com um melhor planejamento da viagem?
Você tem experiência em situações off road que exijam o uso do guincho?
Você pretende carregar uma âncora para as situações onde não houver ponto de ancoragem?
O guincho aumentará o peso na dianteira. Mudará o comportamento dinâmico do carro, exigindo mais da suspensão. Além de tornar o parachoque muito mais perigoso em atropelamentos a baixa velocidade.
Particularmente, eu penso que bons pneus vem antes do guincho.
O pneu será usado 100% do tempo. O guincho não.
Com bom pneus e sem guincho, se tiver dúvida, basta não enfrentar o obstáculo.
Meia volta e um retorno seguro.
Entretanto você me parece decidido. Se o problema é a base, você possui diversas alternativas. Algumas delas já citadas pelos colegas no tópico.
Eu recomendaria também o Giovani (Power Off Road) e o Fabricio (Fabrico).
Abraço,