x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 21

Hybrid View

Usuário Avatar de Thiago Serpa
    Entrada
    05/03/2004
    Local
    Campo Grande/MS
    Agradecimentos: 0

GM 151 Álcool x Gasolina

Olá pessoal!! O PINGO tá com motor GM 151, a gasolina, porém está começando a querer fumacear... Como uma retífica pode ser necessária em breve, estive pensando em converte-lo a álcool. Entretanto estive comparando preços aqui na minha cidade álcool R$ 1,67 em média e gasolina R$2,52 em média e ainda estou meio receoso do gasto da conversão em virtude da diferença de preço (sem contar mudança de tanque, etc).

Para fazer as contas, gostaria da ajuda dos amigos. Qual a relação ar/combustível para motores à gasolina e alcool? Obrigado pessoal!!
    Ranger XLT 3.2 auto - Brejera
    Ranger XLT 4.0 V6 1998 - Brejera Power

Moderador Avatar de du
    Entrada
    05/03/2003
    Local
    Ribeirão Preto/SP
    Thiago,

Como comparação grosseira o mesmo motor deve gastar 30% a mais de álcool do que gasta de gasolina. Mas tudo depende da conversão.

Antes de tudo avalie quantos qiolômetros anda por mês para saber quanto tempo demoraria para retornar o investimento.

E lembre-se, no inverno o motor a álcool sempre será mais chatinho.

Abraços Du.

Moderador Avatar de Ronaldo B.
    Entrada
    26/09/2004
    Local
    São Paulo/
    Thiago,

Prá converter o GM151 prá alcool, vc também vai precisar trocar o coletor, colocando um aquecido que é próprio prá motor a alcool, e também colocar um carburador próprio prá alcool, senão com o tempo vc vai ter vários problemas.

[]´s

Entrada
    05/03/2004
    Local
    Campo Grande/MS
    Teve um cara que disse me entregar ele no jeito (convertido e retificado) por R$ 800,00.. to achando caro demias... pensando seriamente em deixar o pau quebrar na gasolina mesmo e depois comprar um 6cc da silverado... , daí GNV nele!!
    Uma das vantagens de usar alcool é o cheiro dentro do carro né?! melhora um pouco? Estou colocando a capota agora e não me atrai muito a idéia de ir trabalhar cheirando gasolina não...

Entrada
    26/09/2004
    Local
    São Paulo/
    Thiago,

Eu tenho um GM151 a álcool no meu CJ e estou com ele desmontado porque começou a baixar muito óleo. Prá vc ter uma idéia do gasto prá deixar ele inteiro:

- jogo de pistões e anéis novos R$ 270,00
    - carburador H34 a álcool recondicionado a base de troca R$ 200,00
    - cabeçote a álcool usado em bom estado R$ 250,00

Só aí já foram R$ 720,00, sem contar com mão de obra, juntas e mais algumas coisas que sempre aparece... Na minha opinião um motor retificado e convertido a álcool por R$ 800,00 tá barato, mas precisa ver o que tá sendo feito... se foram trocados os pistões para gasolina por pistões para álcool, se o coletor (um coletor aquecido usado custa em média R$ 100,00) e o carburador estão sendo trocados, etc... vc vai ver que no final dá bem mais que R$ 800,00.

Colocar o motor da Silverado fica muito bom, e muito caro também, pq não é só o custo do motor tem o custo da adaptação. E será que o câmbio, diferenciais e relação que vc tem hoje aguentam ??? Mais uns R$ 2.000,00 pro kit de GNV.

Por R$ 800,00 vc pode encontrar um GM151 a álcool original e completo, só precisa ver o estado geral dele, senão, depois de alguns meses de uso, vai gastar o que eu tô gastando.

Quanto ao cheiro dentro do jeep........muda de gasolina prá álcool !!!

[]´s

Entrada
    05/03/2004
    Local
    Campo Grande/MS
    Pra colocar o GM 6cc a àlcool o volume de adaptações é tão grande quanto o da silverado? Estava pensando em colocar um 6cc em breve..
    em tempo, meu cambio é o da C10 3 marchas com T-case willys, com relação 9/43...
    Minha inteção era colocar um cambio de 5 marchas com um 6cc a alcool provavelmente do opala, mantendo a T case willys..
    Ou então virar o motor 4 cc pro alcool e investir num cambio de 5 marchas mesmo...
    Com as marchas mais escalonadas o motor renderia melhor, certo?

Entrada
    26/09/2004
    Local
    São Paulo/
    Pra colocar o GM 6cc a àlcool o volume de adaptações é tão grande quanto o da silverado? Estava pensando em colocar um 6cc em breve..
    Acredito que não, o 6cc acho que é mais fácil porque num tem IE.

em tempo, meu cambio é o da C10 3 marchas com T-case willys, com relação 9/43
    Que relação é essa 9/43 ??? No meu CJ tá 9/44 e pneus 255x70x16, anda bem na estrada e num perde muita força.

Minha inteção era colocar um cambio de 5 marchas com um 6cc a alcool provavelmente do opala, mantendo a T case willys..
    Dependendo do câmbio 5 marchas, a relação da 5ª marcha será 1:1 como o 3 ou 4 marchas, mas as relações intermediárias vão melhorar bem, eu troquei o meu 3 marchas por um 4 marchas por isso.

Ou então virar o motor 4 cc pro alcool e investir num cambio de 5 marchas mesmo
    O custo seria menor, porém o resultado também seria inferior ao com o motor 6cc, mas acho que o 4cc a álcool já anda muito bem e se vc usa o jeep diariamente, o consumo de um 6cc a álcool não sei se seria interessante, e eu particularmente não colocaria GNV no jeep, acho que o cilindro ocupa muito espaço e aumenta demais o peso, se fosse uma Rural ou uma F-75, vale a pena e na trilha, quanto mais peso pior.

Mesmo com motor 4cc já tô pensando em colocar um segundo tanque prá aumentar a autonomia, um tanque que não seja o original cabe em média 35 litros, com um motor consumindo em média 4 a 5 km por litro, dá prá rodar com segurança aproximadamente 120 a 130 km, depois disso, o motor pode começar a falhar por falta de combustível.

[]´s

Dependendo do q tu for fazer manda aumentar a taxa de compressao
    Anda mais e gasta menos (pelo menos em teoria ) Acho que se der incomodaçao vai ser por causa de temperatura, nao sei direito mesmoporque esses motores tem concepçao antiga, mas eu iria ver de aumentar a taxa se estivesse na mesma situaçao q a sua, MAS como no ditado: se conselho fosse bom nimguem daria, vederia .

Abraços

Entrada
    05/03/2004
    Local
    Campo Grande/MS
    OPs! Escrevi errado
    A relação de diferencial é 8/43
    O câmbio de cinco marchas será com a quinta desmultiplicada (overdrive) para poder baixar o giro na estrada a 70km/h..
    Pretendo manter a relação de diferencial 8/43 mesmo, pois em breve o numero do sapato vai pular do atual 31" para o 33"
    Li que a piradiesel adapta o cambio da silverado no GM 151, alguem já comprou esse kit ou tem o preço? Mandei um mail pra lá e ainda não tive resposta..

Usuário Avatar de ramiro_eli
    Entrada
    12/03/2003
    Local
    Sampa Z/S/SP
    Os motores GM 151 e o 250 não podem ser taxados somente através do rebaixamento do cabeçote. O cabeçote do motor a álcool é diferente do cabeçote do modelo a gasolina, assim como os pistões.
    Tambem mudam o comando de válvulas, o distribuidor, as velas, o carburador e o coletor de admissão.
    Acho R$800,00 barato até demais p/ uma trasformação destas. Acredito que nem tudo será modificado como deveria.
    Devasso CJ-X 58
    Toy Land Cruiser FZJ-105 01
    C 10 4.8 Automatic4 73

Entrada
    05/03/2004
    Local
    Campo Grande/MS
    Citação Postado originalmente por ramiro_eli
    Acho R$800,00 barato até demais p/ uma trasformação destas. Acredito que nem tudo será modificado como deveria.
    Também andei analisando essa possibilidade e estou acreditanto nela... Esse cara que me passou o orçamento mexe só com motor de opala, peça é o que ele mais tem por lá, daí pode ser por isso que o preço é menor, mesmo assim ainda to meio ressabiado..

Usuário Avatar de ramiro_eli
    Entrada
    12/03/2003
    Local
    Sampa Z/S/SP
    Aproveita que ele tem disponibilidade de peças e pergunte se ele pode montar um motor c/ o seguinte set-up:
    Bloco moderno
    Pistões modernos(4 pol)
    Cabeçote moderno gasolina
    Comando alcool moderno
    Virabrequim e bielas do antigo

Com esta configuração o motor passa dos 2.5 litros p/ 2.8L e ganha muito torque.
    É uma receita barata c/ exelente rendimento p/ off-road.
    Devasso CJ-X 58
    Toy Land Cruiser FZJ-105 01
    C 10 4.8 Automatic4 73

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. ADAPTAÇÃO RANGER ALCOOL
      Por Vinicius Hauagge no fórum Ford
      Respostas: 51
      Última resposta: 07/11/2021, 18:51
    2. Conversão de motor injetado, de gasolina para álcool
      Por Luis Assis no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 34
      Última resposta: 10/07/2015, 21:52
    3. Álcool e Gasolina
      Por Eduardo Souza no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 3
      Última resposta: 11/04/2009, 15:52
    4. Gasolina / Álcool
      Por du no fórum Rural, F-75 e F-85
      Respostas: 16
      Última resposta: 26/02/2009, 23:24
    5. Mistura de Gasolina e Alcool em motor BF161 (6cil)
      Por Eduardo Pinheiro no fórum Jeep Willys
      Respostas: 4
      Última resposta: 13/10/2004, 16:10

Permissões de Postagem