Powered by vBulletin

Portal Axle - Perto de se tornar realidade

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 3 de 10 PrimeiroPrimeiro Anterior 12345678910 Próximo ÚltimoÚltimo
  • 08/06/2010, 10:13
    Renato Fraga
    Olha, esse lance do Munhão suportar ou não, confesso que dei uma sugestão para a instalação de uma rótula na parte de baixo do pórtico, onde poderia ser instalado um tirante até o tubo do eixo afim de neutralizar as forças indesejadas.

O motivo da altura do pórtico é necessidade das 3 engrenagens. O Pórtico do Mog só usa 2 engrenagens, mas a coroa e pinhão acaba fazendo o semi eixo girar no sentido contrário e a correção então é feita no pórtico.

Nos eixos que utilizam o sistema "porquinho", ou 3rd member tal como a toyota, suzuki entre outros, a tarefa é mais fácil, pois basta virar essa peça que a rotação se inverte nos semi eixos.

O fato é ter paciência e esperar a lapidação do produto.

Abraços
  • 08/06/2010, 12:19
    rubensx
    Renatão'só uam coisa

muito maquinario de colhieta e etc usa correntes, a propria t-case da maioria dos 4x4 hj em dia usa corrente, não vejo porque não usar, e pelo jeito o empresario de joinville usa também e até agora tudo bem

por questão de concepção acho eu que se a corrente estourar não afetaria o eixo o carcaça desde que esteja com uma carcaça como do wrangler branco, se ela estoura não vai enroscar no semi-eixo e sim na parte debaixo no eixo da roda-manga etc... mesmo assim sem grandes problemas

quantas correntes de t-case de troller, de cherockee, de GMC e etc você soube que quebraram??

tudo bem falamos em 4 correntes a mais, mas concorda que muda muito???

Pior a t-case usa reduzida tb transfere isso com a corrente guenta tranco paca... tá ai o pessoal das explorers pra contar a história...

Correntes tem a vantagem de diminuir o barulho de engrenagens, e suportar mais velocidade do que as engrenagens e o desgaste do conjunto é menor, assumindo o papael de "fusível" da peça caso quebre seria de menor custo...

Teria de mudar a carcaça de fazer um formato de "gota" apenas...

E concordo com o Cesar, quantos seriam vendidos?? esse preço não vai baixar, tem de pensar em algo um pouco mais low profile se vc atingir os Jeeps Willys com eixos originais (sei que tme varios problemas com isso, mas só teorizando) creio que há muito mais donos de jeep willys dispostos a usar isso do que trollers e wranglers... o mercado seria muito maior...

Enfim não é critica é uma troca de idéias que deveria ser considerado

Por exemplo meu primeiro supercharger centrifugo foi feito com redução de engrenagens e tudo mais, é uma peça pequena, durável mais que o motor e etc... porém eu já acho hoje em dia no caso do SC que poderia usar não só corrente como uma correia das novas de elastômetro etc que vai durar mais e desgastar menos, sem atrito de engrenagens e com uma multiplicação maior...

Corrente é mais economico, mais facil, ai... derepente pra willys que seria mais low cost seria melhor opção... só idéias

abraçosss

PS - ha um ano atrás falei com o Mario sobre meu supercharger pra possivel fabricação, o que é consideravelemnte mais barato e ele seria o unico do mercado a ter um centrifugo nacional, atingindo um mercado enorme, mas não sei porque não progredimos e não entramos mais em contato, eu gostaria muito da parceria, o projeto está aqui quase no meu colo na mesa (pesado paca) esperando meu jeep estar pronto... caso ele venha ler esse topico e quiser "brincar" com isso ele tem meu contato :-D
  • 08/06/2010, 12:38
    zelucas
    Citação:

Postado originalmente por rubensx Ver Post
    Renatão'só uam coisa

muito maquinario de colhieta e etc usa correntes, a propria t-case da maioria dos 4x4 hj em dia usa corrente, não vejo porque não usar, e pelo jeito o empresario de joinville usa também e até agora tudo bem

por questão de concepção acho eu que se a corrente estourar não afetaria o eixo o carcaça desde que esteja com uma carcaça como do wrangler branco, se ela estoura não vai enroscar no semi-eixo e sim na parte debaixo no eixo da roda-manga etc... mesmo assim sem grandes problemas

quantas correntes de t-case de troller, de cherockee, de GMC e etc você soube que quebraram??

Pior a t-case usa reduzida tb transfere isso com a corrente guenta tranco paca... tá ai o pessoal das explorers pra contar a história...

Correntes tem a vantagem de diminuir o barulho de engrenagens, e suportar mais velocidade do que as engrenagens e o desgaste do conjunto é menor, assumindo o papael de "fusível" da peça caso quebre seria de menor custo...

E concordo com o Cesar, quantos seriam vendidos?? esse preço não vai baixar, tem de pensar em algo um pouco mais low profile se vc atingir os Jeeps Willys com eixos originais (sei que tme varios problemas com isso, mas só teorizando) creio que há muito mais donos de jeep willys dispostos a usar isso do que trollers e wranglers... o mercado seria muito maior...

Por exemplo meu primeiro supercharger centrifugo foi feito com redução de engrenagens e tudo mais, é uma peça pequena, durável mais que o motor e etc... porém eu já acho hoje em dia no caso do SC que poderia usar não só corrente como uma correia das novas de elastômetro etc que vai durar mais e desgastar menos, sem atrito de engrenagens e com uma multiplicação maior...

Corrente é mais economico, mais facil, ai... derepente pra willys que seria mais low cost seria melhor opção... só idéias

abraçosss

PS - ha um ano atrás falei com o Mario sobre meu supercharger pra possivel fabricação, o que é consideravelemnte mais barato e ele seria o unico do mercado a ter um centrifugo nacional, atingindo um mercado enorme, mas não sei porque não progredimos e não entramos mais em contato, eu gostaria muito da parceria, o projeto está aqui quase no meu colo na mesa (pesado paca) esperando meu jeep estar pronto... caso ele venha ler esse topico e quiser "brincar" com isso ele tem meu contato :-D

O problema é que na t-case a corrente pega a redução só do cambio, mas na ponta de eixo o torque é muito maior pois já multiplicou a redução da t-case com a da coroa/pinhão. Para compensar isso teria que fazer a coroa que prende a corrente com um diâmetro muito grande para aumentar a resistência, aí vai começando a perder vão livre próximo à roda...

[]s
  • 08/06/2010, 13:57
    rubensx
    Citação:

Postado originalmente por zelucas Ver Post
    O problema é que na t-case a corrente pega a redução só do cambio, mas na ponta de eixo o torque é muito maior pois já multiplicou a redução da t-case com a da coroa/pinhão. Para compensar isso teria que fazer a coroa que prende a corrente com um diâmetro muito grande para aumentar a resistência, aí vai começando a perder vão livre próximo à roda...

[]s

Fala Zé blz??

sim mas no wrangler do Empresário de Joinville é assim. Não acho bom o vão livre tão alto 9como no prototipo do começo do topico) pois a alavanca que se cria é enome, o que provavelmente vai contribuir para a quebra do eixo... Mas é protótipo acho que vão conseguir diminuir isso um pouco derepente até deslocando a engrenagem pra frente ou pra tás

segue fotos do bixo com correntes...

http://img42.imageshack.us/img42/148...lerportalb.jpg

http://img13.imageshack.us/img13/966...lerportal2.jpg

acha já esse vão livre ruim?

videooo

http://mediacenter.clicrbs.com.br/te...ontentID=99353

em tempo um kit gringo com engrenagens tem esse tamanho: (site fora do ar)

http://www.portal-tek.com/

http://www.myspace.com/portaltek

peça dos caras em ação (que é de engrenagens e menos do que o prototipo)

[ame]http://www.youtube.com/watch?v=tZ_daTZ7Hag&feature=player_embedded[/ame]

logo não vejo muita complicação nisso, são apenas dois modos diferentes de fazer a mesma peça, com a vantagem de diminuir custos na corrente mas como diz o bill, não existe almoço grátis. Mesmo assim acho viável como o Wrangler de Joinville funciona... logo...
  • 08/06/2010, 15:07
    rubensx
    esqueci de citar...

Segundo o empresário, ele utiliza no wrangler uma correntes e engrenagens duplas e uma redução (não informada) no sistema, e pelo visto não ficou tão enorme, meio panelão mas ficou legal...

o porque da corrente dupla e etc ai já não sei dizer precisa pesquisar em cima...
  • 08/06/2010, 16:16
    Marisco Off Road
    Pessoal,

A idéia achei legal, a única coisa que me preocupou foi a alavanca que vai fazer nas molas quando frear estes eixos.
    Será que o munhão aguenta? ou as molas não vão fazer um S ?
    Mas que o negócio é legal isto é, tem um pessoal aqui em ctba que faz isto nas gaiolas e roda tranquilo, algo parecido com a kombi!

Abs,
  • 08/06/2010, 17:07
    fugger
    Nesse wrangler do video o portal parece estar conectado diretamente ao eixo, "fazendo as vezes" do munhão. Isso reduziria muito a fragilidade do equipamento as "tombadas" de roda.

Mas mesmo assim as alavancas são enormes no outro sentido, ou seja, da roda rolar sobre o eixo. Tanto é que no video o cara quebrou, num atoleiro que nem lá essas coisas, um dos links que deveriam evitar esse movimento.

[]´s
  • 08/06/2010, 18:16
    Sergio Rocha
    Tb achei muito alto, 30 cm é muita coisa.Pode-se usar barras/links, ultra reforçados, para minimizar as torções.

[]´
  • 08/06/2010, 19:43
    Renato Fraga
    Citação:

Postado originalmente por rubensx Ver Post
    Renatão'só uam coisa

abraçosss

Bom, vamos lá, tentando "esmiuçar" cada detalhe:

Corrente na Tcase aguenta assim como a cruzeta do cardã aguenta bem mais que no semi eixo. Tudo porque nessa posição a froça é bem menor. Depois do diferencial, as coisas mudam. Isso foi bem lembrado pelo amigo Zélucas e não tem o que ser discutido.

Usar ou não correntes, apesar dos exemplos que você cita Rubens, é uma questão de ponto de vista. Você colocaria no mercado um produto desses equipado com correntes, vendendo a quem tiver interesse, e com a responsabilidade de assumir todas as consequencias de uma possível falha do seu projeto????De acidentes provocados pelo seu produto????Por falha na concepção????

Máquinas agrícolas andam em Baixa velocidade e por isso oferecem risco muito menor. Eixos pórticos não é novidade, e no mundo inteiro ninguém equipou veículo algum com essa configuração utilizando correntes.

No caso de ruptura da corrente, seu segmento não tem pra onde escapar e sim vai ficar todo embolado em algum canto da carcaça, e com a inércia vai travar tudo, e imagina se for a roda????? A 100km/h????

Bom, indo adiante;

Em relação a alavanca que vai ser criada, realmente é um ponto a ser observado e neutralizado. Nas suspensões com feixes de molas, certamente o efeito será monstro, entretanto com barras de tração seria possível neutralizar o suficiente para aproveitar as virtudes do pórtico. Entretanto pode ser necessário um projeto mais elaborado de suspensão.
    Temos que admitir que nas suspensões que são dotadas de links, o resultado pode ser melhor, ou simplesmente necessidade nula de adaptações e alterações nas suspensões.

Em relação a forçar o tubo do eixo ou mesmo o munhão, tudo é questão de elaborar reforços, como mão francesa entre outros recursos.

Falando do Wrangler do vídeo, aquele bracinho que quebra, pelo amor de Deus, dá pra ver que o suporte era ridículo de fraco.

No mais vamos discutindo e criticando porque é assim que se alcança um resultado satisfatório.

Abraços
  • 08/06/2010, 20:06
    rubensx
    Citação:

Postado originalmente por Renato Fraga Ver Post
    Bom, vamos lá, tentando "esmiuçar" cada detalhe:

Corrente na Tcase aguenta assim como a cruzeta do cardã aguenta bem mais que no semi eixo. Tudo porque nessa posição a froça é bem menor. Depois do diferencial, as coisas mudam. Isso foi bem lembrado pelo amigo Zélucas e não tem o que ser discutido.

Usar ou não correntes, apesar dos exemplos que você cita Rubens, é uma questão de ponto de vista. Você colocaria no mercado um produto desses equipado com correntes, vendendo a quem tiver interesse, e com a responsabilidade de assumir todas as consequencias de uma possível falha do seu projeto????De acidentes provocados pelo seu produto????Por falha na concepção????

Máquinas agrícolas andam em Baixa velocidade e por isso oferecem risco muito menor. Eixos pórticos não é novidade, e no mundo inteiro ninguém equipou veículo algum com essa configuração utilizando correntes.

No caso de ruptura da corrente, seu segmento não tem pra onde escapar e sim vai ficar todo embolado em algum canto da carcaça, e com a inércia vai travar tudo, e imagina se for a roda????? A 100km/h????

Bom, indo adiante;

Em relação a alavanca que vai ser criada, realmente é um ponto a ser observado e neutralizado. Nas suspensões com feixes de molas, certamente o efeito será monstro, entretanto com barras de tração seria possível neutralizar o suficiente para aproveitar as virtudes do pórtico. Entretanto pode ser necessário um projeto mais elaborado de suspensão.
    Temos que admitir que nas suspensões que são dotadas de links, o resultado pode ser melhor, ou simplesmente necessidade nula de adaptações e alterações nas suspensões.

Em relação a forçar o tubo do eixo ou mesmo o munhão, tudo é questão de elaborar reforços, como mão francesa entre outros recursos.

Falando do Wrangler do vídeo, aquele bracinho que quebra, pelo amor de Deus, dá pra ver que o suporte era ridículo de fraco.

No mais vamos discutindo e criticando porque é assim que se alcança um resultado satisfatório.

Abraços

ahhh sim concordo que "o buraco é mais embaixo" e como produto tem de haver mais estudo ou até fabricar uma corrente especifica o que encareceria ainda mais...

voltando as engrenagens... vc disse usar 3 do memso tamanho, isso no 1:1 se houver redução modificaremos esse tamanho... ok...

porém elas não precisam estar dispostas necessariamente uma em cima da outra e para diminuir esse tamanho todo seria talvez possível deslocar ela par aum lado ou outro, seguindo o exemplo do wrangler branco ficaria uma "caixa" ou "panela" maior, mas não vejo com maus olhos isso...

Agora sobre valores e repensando... por mais que eu ache muito legal a idéia e queira mesmo usar um eixo portal etc... 14 mil dá pra revolucionar um jeep inteiro... por exemplo criando um 4 link decente, usando pneus enormes, eixos de f-250 e por ai vai...

Desconfio que seria um belo empecilho... que eu conheça umas 10 pessoas comrpariam o kit no máximo (que tem $$$ e disponibilidade para fazer isso) e não vejo como um produto realmente vendável...

Bloqueios, eixos flutuantes, semi eixos, munhões reforçados (que caibam nos eixos originais D44 dos jeeps sem grandes alterações), turbinas, supercharges são muito mais faceis de vender e aceitam aplicaçÕes diversas, de custo mais moderado...

Sinceramente pensando em todos os empecilhos, financeiros, funcionais e garantias como empresa, eu nào entraria na fabricação disso a nÀo ser por encomenda e olhe lá...

Sei que é triste falar isso, me chateia tb, mas sejamos coerentes... estamos no brasil e quem aqui tme 14 mil disponível para isso? 14 mil é o valor de um jeep veio pra quebrar na trilha...

por isso, dificilmente eu acho que isso vá virar produto, pelo custo elevado, pela complexidade de adaptação, os riscos envolvidos e etc...

mas exercitar a mente é bom mesmo eu gosto...

prosseguimos pensando mais
  • 08/06/2010, 20:26
    Renato Fraga
    Bom, com um par de eixos de 250, você coloca pneus 40, mas vai ter que gastar com relação de diferencial, bloqueios, rodas e toda adaptação. E vai continuar com vão livre tímido. E acha que sai mais barato??????? Na verdade, mesmo pra usar pneus 35, a relação destes eixos é bem longa pra adaptar em um carro qualquer.

Pense nisso...
  • 08/06/2010, 21:45
    rubensx
    Citação:

Postado originalmente por Renato Fraga Ver Post
    Bom, com um par de eixos de 250, você coloca pneus 40, mas vai ter que gastar com relação de diferencial, bloqueios, rodas e toda adaptação. E vai continuar com vão livre tímido. E acha que sai mais barato??????? Na verdade, mesmo pra usar pneus 35, a relação destes eixos é bem longa pra adaptar em um carro qualquer.

Pense nisso...

ai é que tá renatão.. eu, vc sabemos disso, porque gostamos do que é bem feito, temos APREÇO a isso...

quantos iguais vc conhece?

O problema é que tme de ser povão entende? não que tenha de custar nada mas tem de quando chegar a cifra da conta na mÀo doc ara ele olhar e falar, PORRA gastei 14 mango, mas olha o animal que ficou (pra mostrar no shopping manja?).

Porque quem curte nem sempre tem (eu sou um e duvido que vou ter). Que também antes de portais vai gastar em N outras coisas, seria o ultimo mesmo... logo é nesse tipo de coisa que um empresario tem de pensar...

10 pessoas sabem o porque, o como e se deve usar... mas pra vender só 10 não compensa o gasto do projeto...

Porque um bloqueio vende muito?

1- todo mundo usa e ve resultado
    2- é facil de usar e DÁ RESULTADO
    3- não é extramente caro

e olha que ele nem agrega visual...

Mas mesmo assim posso contar nas mãos quantas pessoas usam bloqueio...

Agora quanto vc conhece que usam pneus 33 ou 35? que tem beadlocks? que tem um guincho enorme na frente do carro? que tem alargador de paralamas? que tem eixo de rural? e que fez SPOA por exemplo? eixo flutuante (e anda de bf-161 ainda)?

Sacou? num é que 14 pau num vale, o problema é como esse cara que fabrica isso que vai custar uma bala pra ele fabricar vai ter gente que vai investir? Se for um jeep willys a cifra vai lá pra casa do kct com certeza...

pensa nisso que vc vai ver que não estou tão errado assim
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 3 de 10 PrimeiroPrimeiro Anterior 12345678910 Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 10:08.