x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 12 de 16

Hybrid View

  • #1

    Cabo de guincho em Kevlar - Dúvidas




    Amigos,

    Como não sou usuário deste material ainda gostaria de saber de sua durabilidade, desfiamento, resistencia ao sol/barro...o investimento é alto e o beneficio tb?

    Valeu.
    Mit Pajero Full 4P 3.5 Aut - ainda original...

  • #2
    Usuário Avatar de MBrau
    Entrada
    17/10/2006
    Local
    Porto Alegre/RS
    Idade
    58
    Posts
    726
    Agradecimentos: 0
    Pois é pessoal,

    Também tenho curiosidade sobre este material! Será que aguenta os atritos diversos + barro + água + esmagamento + etc!

    Como o investimento é alto, gostaria antes de saber se aguenta o ambiente hostil do off-road!

    Quem já usa, postem suas impressões! Deve ter bastante gente com as mesmas dúvidas!

    abraço
    Maurício
    Samurai 97 MT

  • #3
    Então...faço das suas as minhas palavras...
    Mit Pajero Full 4P 3.5 Aut - ainda original...

  • #4
    Vou tentar passar um pouco do que sei, pois andei pesquisando muito sobre eles

    Tudo depende da marca do cabo, pois é ela que geralmente dá o toque final no seu produto. Algumas marcas vendem apenas um cabo simples, enquanto outras tratam, trançam, reforçam o cabo da maneira que acham correta. É como gasolina. Todos tem sua fórmula pra gasolinas aditivadas e elas limpam o motor. Diferente das comuns. E por isso seu preço é maior.

    Os cabos de boas marcas recebem tratamentos térmicos, para raios UVA e B, anti abrasivos, proteções externas, trançamento diferenciado, misturam malhas em alguns casos, etc.. etc... etc... Esse é um ponto fundamental na hora da compra. Os benefícios que esse cabo carrega. Pois eles podem dizer o quanto irão durar.

    Já comparando com cabos de aço, as vantagens são absurdas, tanto que em competições ninguém utiliza cabos comuns. E em uso "civil" estão começando a perceber as vantagens. Nelas eu posso citar algumas:

    - Falta de manutenção: Depois de lavar seu cabo sintético vc não precisa jogar óleo. O mesmo que se faz na lavagem de um cabo comum deve ser feito na lavagem do sintético. Apenas água e sabão neutro. Já conheci gente que retira o cabo do rolete e leva pra casa pra colocar na máquina de lavar. Depois retorna o cabo quando vai fazer trilha É muito fácil manusear.

    - Enrolar e desenrolar o cabo sintético é tão fácil e leve que até uma criança faria: Diferente do cabo de aço comum, o sintético não retém a forma do carretel e não fica "encaracolado" quando sai dele, não é difícil de desenrolar e não trava, vc pode carregar todo o cabo de uma vez pois ele é macio e não tem farpas de aço pra te cortar, não precisa de luvas pra manusear, é leve - cerca de 1,5kg o de 17500lbs com 30mts - e poupa o guincho pois não faz força pra dobrar o cabo na puxada.

    - Cabo sintético não tem efeito elástico e pode ser emendado: Enquanto o cabo de aço comum pode matar quando arrebenta, o cabo sintético não retém quase nenhuma energia sob tensão. Ou seja: se ele arrebentar, cai direto no chão e não volta contra o carro como o de aço. Segurança! Se o cabo de aço arrebentar, vc não consegue dar um nó nele em caso de emergência pra poder continuar usando o guincho. Já era, perde o cabo de onde ele arrebentou e ainda tem que fazer ginástica pra tentar colocar um gancho na ponta desfiada. O sintético é só fazer um nó entre as pontas arrebentadas e pode continuar sua vida.

    - Desfiamento: O cabo de aço sofre muito com o desfiamento, pois cada fio que compõe o cabo é bem espesso e faz falta no final. Apesar de dar a impressão que o cabo ainda aguentaria, dois ou 3 fios arrebentados no cabo de aço fazem cair drásticamente sua resistência. Já o sintético tem o filamento muito mais fino e pode perder alguns de seus fios que não perderá tanto quanto o cabo de aço. Nenhum dos dois pode ser arrastado em pedras pois se cortam. Cabos sintéticos de boas marcas vem com proteções extras para esse tipo de uso.

    - Cabo de aço afunda! Pode parecer até piada eu falar isso, mas quando vc tá no meio do charco com lama de cima abaixo e numa puxada mais forte, enquanto puxa o cabo com a mão, o cabo dá uma travada no rolete e escapa caindo naquela lama batida de 1mt de profundidade, o que vc fala? Sim... eu também xingaria o cabo, mas o sintético bóia e vc não perderia ele pra lama.

    - Cabo sintético não amassa. Enquanto o cabo de aço pode sofrer com uma puxada lateral dessas que tem que ficar soltando e puxando (o que dá espaço pra um cabo trepar no outro com a forma do carretel e deixar ele com um "dente" no meio, destruindo o cabo), o cabo sintético não deixa isso acontecer. Sempre estará liso, pois não se deforma com torções elevadas.

    - Cabos sintéticos não conduzem eletricidade. Portanto se vc estiver ancorado em um local perto de linhas elétricas ou algo desse tipo (errado, mas acontece), não vai conhecer deus mais cedo.

    Em compensação....

    Os equipamentos que deve usar com eles não podem ser os mesmos dos cabos comuns, ou seja, roletes de guincho, patescas, ganchos etc.... tudo deve ser feito pra aturar cabo sintético.

    Alguns cabos não aguentam a temperatura alta dos guinchos nas frenagens. Portanto vc deve aprender a usar o guincho, pois a maior temperatura do guincho não vem do motor e sim do freio. Procure por cabos de boas marcas que são tratados pra isso.

    Cabos sintéticos são mais caros. Mas coloridos

    Eu digo que necessitam de lavagem pós trilha. Algumas marcas dizem que não precisa, mas eu acredito que ficaria mais bem acomodado com menos tensão e menos sujeira no carretel.

    Sua durabilidade pode ser a mesma do guincho enquanto bem tratado. Mal tratado nenhum cabo aguentaria.

    Vou tentar lembrar de mais coisas pra postar aqui

    Abs

  • #5
    Usuário Avatar de MBrau
    Entrada
    17/10/2006
    Local
    Porto Alegre/RS
    Idade
    58
    Posts
    726
    Agradecimentos: 0
    Eu utilizo um Hipull 8000! O que é necessário fazer para utilizar cabo sintético?
    É preciso melhorar o acabamento do carretel onde enrola o cabo? E os roletes de saída e a patesca, a mesma coisa?
    Existe algum fabricante que se destaque para o uso off-road?

    As vantagens do cabo sintético, principalmente em segurança, são muito grandes! É um futuro projeto pro meu samuca.

    abs
    Maurício
    Samurai 97 MT

  • #6
    Rodrigo,

    Quais são as marcas que vc recomenda?
    Martin Melcop
    [EX]JPX 95 Enterprise E - MWM+Clark
    Em breve Galactica BSG 75 - Family Car

  • #7
    Usuário Avatar de AlemãoRS
    Entrada
    05/04/2005
    Local
    Lajeado/RS
    Idade
    43
    Posts
    1,318
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por MBrau Ver Post
    Eu utilizo um Hipull 8000! O que é necessário fazer para utilizar cabo sintético?
    É preciso melhorar o acabamento do carretel onde enrola o cabo? E os roletes de saída e a patesca, a mesma coisa?
    Existe algum fabricante que se destaque para o uso off-road?

    As vantagens do cabo sintético, principalmente em segurança, são muito grandes! É um futuro projeto pro meu samuca.

    abs
    Mauricio, tu vai precisar substituir os roletes por um bocal em aluminio polido. Eu mandei um e-mail para a Hipull um mês atrás e eles vão lançar guinchos já com cabo sintético e vão vender também uma forma de kit de conversão para quem já tem o guincho com cabo de aço.
    Me disseram que iam lançar esse ano ainda, só não disseram quando.

  • #8
    Usuário Avatar de Carolino
    Entrada
    02/08/2008
    Local
    Carmo do Paranaiba/MG
    Idade
    51
    Posts
    533
    Agradecimentos: 0
    Pessoal, qual tipo de patesca usar com cabo sintético?

    Pode ser a com mesmo, ou tem uma própria, se tiver onde encontro, pois procurei e não encontrei nada a venda.

    Obrigado.
    Amarok HL 18/18 V6
    Trollha 3.0 2012, Maxxi competition 37",Warn Zeon 12000
    Mohave 3.8 V6 2012, Reos 6x6 r TON,Terex UAI m1 50 MB Mamute 1519 6x6

  • #9
    Usuário Avatar de andre
    Entrada
    12/03/2003
    Local
    belo horizonte/MG
    Idade
    58
    Posts
    232
    Agradecimento: 1
    O grande problema do sintético é a durabilidade. Resistem muito pouco ao atrito com outros objetos que não sejam polidos. Arvores, pedras, solo, lama, partes do carro etc detonam o cabo muito rapidamente. Já utilizei e destruí em competições (rockcrawling) e trilhas (pesadas) pois o manuseio nunca é feito somente pelo dono ou por quem tem conhecimento e aí, não tem jeito. Só se justifica por motivo de economia de peso ou uso repetitivo em situações específicas por não afundar por exemplo, e com apetrechos específicos(algo quase impossível, de se achar aqui); por isso e em função do custo não creio que se justifique.

  • #10
    Desativado
    Entrada
    13/12/2007
    Idade
    72
    Posts
    6,145
    Agradecimentos: 94
    Citação Postado originalmente por andre Ver Post
    O grande problema do sintético é a durabilidade. Resistem muito pouco ao atrito com outros objetos que não sejam polidos. Arvores, pedras, solo, lama, partes do carro etc detonam o cabo muito rapidamente. Já utilizei e destruí em competições (rockcrawling) e trilhas (pesadas) pois o manuseio nunca é feito somente pelo dono ou por quem tem conhecimento e aí, não tem jeito. Só se justifica por motivo de economia de peso ou uso repetitivo em situações específicas por não afundar por exemplo, e com apetrechos específicos(algo quase impossível, de se achar aqui); por isso e em função do custo não creio que se justifique.
    Reativando o tópico....
    Como o preço do cabo sintético caiu bastante será que agora compensa a aquisição? Abs

  • #11
    Desativado
    Entrada
    13/12/2007
    Idade
    72
    Posts
    6,145
    Agradecimentos: 94
    Citação Postado originalmente por VOVÔ DO TROLLER Ver Post
    Reativando o tópico....
    Como o preço do cabo sintético caiu bastante será que agora compensa a aquisição? Abs
    Compensa sim. Estou usando há dois anos e gostei muito. O preço caiu mais ainda. Abs

  • #12
    Usuário
    Entrada
    04/09/2018
    Local
    Estrela/RS
    Idade
    38
    Posts
    41
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por andre Ver Post
    O grande problema do sintético é a durabilidade. Resistem muito pouco ao atrito com outros objetos que não sejam polidos. Arvores, pedras, solo, lama, partes do carro etc detonam o cabo muito rapidamente. Já utilizei e destruí em competições (rockcrawling) e trilhas (pesadas) pois o manuseio nunca é feito somente pelo dono ou por quem tem conhecimento e aí, não tem jeito. Só se justifica por motivo de economia de peso ou uso repetitivo em situações específicas por não afundar por exemplo, e com apetrechos específicos(algo quase impossível, de se achar aqui); por isso e em função do custo não creio que se justifique.
    Cara outro aspecto muito importante é a segurança, o cabo sintético não tem o efeito chicote igual ao de aço. E se ele romper, só amarrar as 2 pontas e seguir o baile.
    Uso sintético a 2 anos, e unico ponto negativo é a manutenção. Após cada trilha é um trabalho consideravel para dar banho e deixar o cabo limpinho.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Alterar definições de privacidade