Carlão, no intutito de esclarecer, o sistema "TURBO COMPOSTO" que a SCANIA lança, pelo que li no link que postou, é bem diferente dos sistemas bi-turbo que se ve por ai. Trata-se de um sistema, onde a "segunda turbina, está ligada não a um "compressor" como normalmente conhecemos, mas a um sistema MECANICO, formado por um CONVERSOR DE TORQUE e um CONJUNTO DE ENGRENAGENS, ligados ao VIRABREQUIM, que quando em ação, "impulsiona" mais ainda o mesmo(virabrequim), aumentando a "FORÇA" do motor(TORQUE), como um "empurrãozinho", falando bem a grosso modo, DIRETO NO "VIRA". Esta "segunda turbina" utiliza os gases dos escape, depois que passa pela "primeira" turbina, como fonte de energia, mas os gases ao girar o eixo desta turbina, não tem do outro lado o compressor(caixa fria, como conhecemos), mas sim um conjunto mecanico, ligado por engrenagens, ao EIXO DO MOTOR.
Penso que seja assim, pelo que li, embora não sabia ainda, deste "artefato" que a SCANIA está usando no R470.
O sistema BI-TURBO, como conhecemos normalmente, são duas turbinas/compressores, fornecendo AR COMPRIMIDO, para o motor.
Vai no tópico TURBOS, que tem já muita coisa interessante, inclusive sobre bi-turbos.
Abraço
Sérgio