x
Convex Datacenter
Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 54

Hybrid View

Usuário Avatar de ramiro_eli
    Entrada
    12/03/2003
    Local
    Sampa Z/S/SP
    Agradecimentos: 0

Como amaciar um motor

Neste site há algumas dicas interessantes de como se deve amaciar um motor novo ou recondicionado para que ele dure mais e tenha mais potência.
    O autor diz que as primeiras 20 milhas(32km) irão determinar toda a vida do motor!!!

http://www.mototuneusa.com/break_in_secrets.htm
    Devasso CJ-X 58
    Toy Land Cruiser FZJ-105 01
    C 10 4.8 Automatic4 73

É exatamente assim que se deve fazer!!!

Usuário
    Entrada
    24/10/2004
    Como eu faço...

1- Deixo pra amaciar somente numa viagem com mais de 500km...
    2- ando 200 na manha (até 3000rpm) e o máximo de tempo possível nesta rotação (sem variações)
    3- depois disso até os 700km é pé em baixo direto...
    Taí um canhão

Detalhe: motor a gasolina moderno!

Não sei se é o certo... Mas nunca me incomodou assim

[ ]'s com o pé direito pesado (calço 45) ehehehhe

e 6c com cambio 3m como e que faz ??

Usuário
    Entrada
    07/07/2004
    Local
    Campos dos Goytacazes/RJ
    Agradecimentos: 10
    ACREDITO QUE CONSTE DO MANUAL DE QQ MOTOR.

NO MEU MOTOR DE POPA DE 15 Hp 90 QDO COMPREI ZERO E NO YAMAHA 97 QDO COMPREI ZERO , DIZIA:
    1 - NUNCA FICAR MAIS DE 1 MINUTO COM A MESMA ASCELERAÇÃO.
    2 - NUNCA ULTRAPASSAR 1/2 DO CURSO DO ASCELERADOR NA 1° HORA.
    3 - COMO O MOTOR É 2 TEMPOS , USAR O DOBRO DO LUBRIFICANTE NO ÓLEO COMBUSTÍVEL NOS 2 PRIMEIROS TANQUES DE GASOLINA.

ACREDITO QUE NOS MOTORES GASOLINA , ALCOOL , GÁS E DIESEL PODE SEGUIR A MESMA REGRA .

CONFIRMANDO EM OUTRAS PALAVRAS O QUE O WALLACE DISSE.

E BOA SORTE PARA VC.

Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Agradecimentos: 13
    É muito relativo,
    Na empresa onde trabalho existem 3 Gol 1000 Special 8v, dois deles são do setor de transporte e passam na estrada, tiraram da concessionária e na estrada já a 150 km/h, e todos os dias o pessoal com pé embaixo, eu mesmo já andei com esses dois a 165 km/h com vento a favos, sem vento cola os 160km/h no painel, andam junto com Gol 1000 16v, porém o terceiro gol é do setor de oficina e quem mais anda com ele é o encarregado, coroa, não passa de 110, sempre a 90, cidade o dia todo, resumindo, nunca consegui passar de 148 Km/h nem com vento a favor. O próprio Emerson Fitipaldi fala que a melhor forma de amaciar um motor é meter pau nele, quanto mais castigo melhor. Como foi dito antes, deve-se evitar acelerações bruscas, mas não só no amaciamento, mas sempre, pois numa variação brusca pode quebrar anéis, balancis ou até uma biela, então sempre que vai dar rpm no motor deve-se fazer sempre a partir da 2a marcha para manter uma carga no motor e evitar variações bruscas.
    Na minha moto uma Intruder 250, cuidei até os 2000km fora do vermelho, depois disso é lenha direto, já está com 22000km e dá pau em qualquer Intruder 250 igual que encostar do lado.
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

Usuário Avatar de ramiro_eli
    Entrada
    12/03/2003
    Local
    Sampa Z/S/SP
    Daniel,

O que o autor do site que eu passei diz p/ fazer justamente o contrário!
    São os primeiros 32km que determinam como o seu motor vai ser durante toda a vida!
    Os anéis não vão selar corretamente se não forem amaciados com o acelerador todo aberto(intercalado) nos primeiros 32 km.
    Devasso CJ-X 58
    Toy Land Cruiser FZJ-105 01
    C 10 4.8 Automatic4 73

Como amaciar um motor?

Olá,
    Com meu motor 100% retificado, estive conversando com o meca sobre como amaciá-lo. As respostas foram:

a) Esquentar o carro antes de colocá-lo em movimento. Entre 2 e 4 minutos.
    b) Não exigir alto giro nos primeiros 5.000 km
    c) Não andar com velocidades elevadas (80, 90, 100 km/h) por muito tempo
    d) Trocar o óleo e filtro aos 500, 1000 e 3000km. Depois a cada 5000.
    e) Usar o carro como carro e não como moto-serra nos primeiros 150 mil km

Está correto isso ou existem mais trezentas teorias a respeito?
    Quais são os princípios do amaciamento de um motor (no caso, um reluzente OHC...)?
    Existem diferenças entre amaciar um motor desses e um de carro moderno, com componentes em alumínio?

Abraços a todos!
    Cacá - CJ5 '82 & Samurai High Roof '91

Usuário Avatar de leopoldo
    Entrada
    13/11/2003
    Local
    Agora em São Carlos/SP
    Agradecimentos: 5
    Citação Postado originalmente por PRK-JEEP Ver Post
    a) Esquentar o carro antes de colocá-lo em movimento. Entre 2 e 4 minutos.
    b) Não exigir alto giro nos primeiros 5.000 km
    c) Não andar com velocidades elevadas (80, 90, 100 km/h) por muito tempo
    d) Trocar o óleo e filtro aos 500, 1000 e 3000km. Depois a cada 5000.
    e) Usar o carro como carro e não como moto-serra nos primeiros 150 mil km
    f- Existem diferenças entre amaciar um motor desses e um de carro moderno, com componentes em alumínio?
    a- Correto.
    O amaciamento inclui pre-aquecer o motor antes de acelerar e depois de uma puxada em uma avenida, pre-estabilizar antes de desligar, ou seja, mudanças suaves nos regimes de rpm e temperatura. Para vc ter uma ideia de como isso é importante, hoje as companhias aéreas pedem aos pilotos que: durante toda a vida de um motor em asa (antes de entrar em revisão) o mesmo seja feito.... antes e depois de acelerar.

b- Correto.
    Evitar estourar rpm pois as folgas estão muito justas e portanto fica fácil estragar as superfícies retificadas.

c- Correto.
    Velocidades elevadas podem ser equivalentes a estar em alta rpm.
    Veja acima.

d- Incorreto.
    Desde que o motor seja impecavelmente montado limpo e em retífica de boa reputação, é um exagero. A troca de óleo+filtro pode ser normal. Foi-se o tempo em que as retíficas não sabiam/não faziam a finalização de um ajuste e ficava por conta do usuário.

e- Corretíssimo.
    Seria até sem comentários, afinal a triste possibilidade de vc sair perdendo num poste ou com uma moto-serra na cabeça é a mesma .... desagradável.

f- Acumaoque ?
    um motor desses ???? é motor ou não ???? só posso dizer que o estrago num motor moderno poderá ser maior se vc abusar.
    4X4 Brasil
    Willys 58 V8 302+cambio C4+Susp. Ar+Esteçamento Total
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ga...500&ppuser=579

Citação Postado originalmente por leopoldo Ver Post
    f- Acumaoque ? um motor desses ???? é motor ou não ???? só posso dizer que o estrago num motor moderno poderá ser maior se vc abusar.
    Olá, Leopoldo. Só quero entender se há diferenças entre amaciar um motor Fiat por exemplo (amaciei 3 Unos 1000 na estrada sem esquentar de manhã, sem esgoelar o giro e sem 5a marcha nos primeiros 10 mil km), e um motor OHC blocão de ferro (uso na cidade, trilhas leves, família, filhos e tal...). Mas, pelo teor da sua resposta, concluo que são todos 'iguais". Confere?

Abraços e obrigado pelas dicas
    Cacá - CJ5 '82 & Samurai High Roof '91

Moderador Avatar de Elmer_Jeep
    Entrada
    05/01/2004
    Local
    Boa Vista/RR
    Agradecimentos: 50
    Sobre o item d) a troca de óleo com filtro estou de acordo pois durante o período de amaciamento o óleo perde a viscosidade em menos tempo. Nas minhas viaturas o óleo e filtro são trocados à cada 3mil km.

Outra coisa, li numa revista que mostrava uma frase utilizada nos manuais dos automóveis Mercedes que dizia: "Quanto menos for exigido do motor nos primeiros 5 mil km maior será o desempenho e durabilidade posterior".

Ah, uma dica legal que ouvi numa palestra técnica da COFAP, quando tiver tempo pra pegar uma rodovia e engatar uma 4ª estica até 90kmH e solta o acelerador deixando a velocidade cair pra 50kmH, chegando em 50 enfia o pé no acelerador(a famosa retomada) e vai novamente aos 90kmh e fica nesse vai e vem por alguns km da estrada sempre que puder.

É meio chato mas compensa, já fiz em algumas viaturas aqui e não me arrependi.

[]'s

Usuário Avatar de Zepi
    Entrada
    24/05/2005
    Local
    São Paulo/SP
    Agradecimentos: 2
    Essa historia de esticar a marcha e deixar baixar a 50km/h,depois botar o pé de novo eu já havia escutado meu um mecânico emigo meu falar...

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Respostas: 15
      Última resposta: 13/07/2012, 07:02
    2. Respostas: 5
      Última resposta: 09/01/2006, 13:51
    3. Filtros K&N a venda, pronta entrega
      Por Wallace no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 17
      Última resposta: 29/09/2004, 14:29

Permissões de Postagem