x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 12 de 19

Hybrid View

  • #1
    Usuário
    Entrada
    21/10/2008
    Posts
    3
    Agradecimentos: 0

    Exclamation Inspeção Veicular Diesel - Dúvidas no NBR 13037 utilizado




    A inspeção veicular de diesel basea-se na norma NBR 13037 da ABNT. A norma descreve todos os procedimentos necessários para medir a opacidade da emissão do escapamento. É a normal pela qual empresas credenciados pela CETESB emitem laudos para veiculos a Diesel evitar de ser multado. É mesma norma que a Controlar segue para aprovar o não seu veículo a diesel.
    Porem pela falta de clareza da redação dos artigos 5.4 e 5.6, a inspeção veicular pode apresentar resultar diferentes das oficinas autorizadas pelo próprio CETESB e pode até comprometer a integridade do seu motor.

    1 - Discrepância de resultados entre oficinas autorizadas pela Cetesb e a empresa contratada pela Prefeitura de São Paulo.

    O artigo 5.6 descreve: "Com o motor em marcha lenta, o acelerador deve ser acionado de modo contínuo e rapidamente, sem golpes, até atingir o final de seu curso".
    A diferença de velocidade e o vigor de acionamento do acelerdor pela pessoa, causa resultados diferentes.
    Não há referência de qual velocidade que deve ser o acionamento do acelerador. É tão absurdo esta situação que oficinas autorizadas pela Cetesb para esse tipo de ensaio mantem um funcionário com o "pé certo" para poder padronizar suas medições.

    2 - Há condição de risco do motor que não é levado em conta pela empresa contratada pela Prefeitura decorrente da dúbia interpretação de sua norma.
    O artigo 5.4 que diz "A fim de preservar a integridade mecanica do motor, este deve ser acelerado lentamente até atingir a rotação da máxima livre, certificando-se de sua estabilização na faixa recomendada pelo fabricante. Caso ocorra alguma anormalidade durante a aceleração do motor, desacelerar imediatamente e interromper o ensaio".
    As perguntas são;
    a - Quando deve aplicar o artigo 5.4 e quando o artigo 5.6?
    b - Se a aplicação de 5.4 é só para o início do ensaio, o princípio desse artigo deve ser esquecido ao aplicar o artigo 5.6?
    c - Se o motor estourar em consequência da aplicação do 5.6, de quem será a responsabilidade já que há o artigo 5.4 falando sobre a boa prática?
    d - Qual a diferença entre "final do curso do acelerador" no artigo 5.6 e a "faixa recomendada pelo fabricante" no artigo 5.4?

    Os artigos acima descritos estão na norma NBR 13037 cujo a cópia está comigo. Se alguem foi lesado neste teste pode entrar com processo baseando-se nessa falta de clareza da norma. Para aqueles que ainda vão fazer o teste, e quando perguntarem para voce se podem acelerar 10 vezes até o ponto de corte (???), voce deve responder que não. Isto dependerá de como vai acelerar e até qual a rotação e se ainda vai conforme o artigo 5.4 da norma NBR 13037.

    Abraços
    Tom
    4X4 Brasil

  • #2
    O pior é que a minha Defender 110 já tomou pau nas 2 visitas......e até o Luiz Fraga (The Specialist) não entende o por que da reporvação...

  • #3
    Usuário
    Entrada
    21/10/2008
    Posts
    3
    Agradecimentos: 0
    Eu entrei em contato com uma oficina autorizada pela Cetesb para examinar o meu carro que é um Galloper 99 TD. A medição na inspeção foi acima de 6 (m-1) de opacidade quando reprovou na primeira vez e segundo o fabricante (o selo amarelo na coluna da porta) indicava 1,54(m-1) para abaixo de 350m, e 2,08 (m-1) para nível acima de 350m. Após o conserto, foi aprovado com 2,2 (m-1). Ainda bem que a oficina deixou com 1,63 (m-1) dada a discrepância que descrevi acima. De fato, o carro emite quase nada de fumaça diferente mesmo de quando tirei zero, e continua andando bem. Segue o link para a lista de oficinas. Escolha a sua.
    http://www.cetesb.sp.gov.br/Instituc...edenciadas.pdf

    Abraços
    Tom
    4X4 Brasil

  • #4
    Usuário
    Entrada
    02/02/2009
    Posts
    1
    Agradecimentos: 0
    Olá Tom,
    estou realmente bem preocupado com a inspeção pois 4 clientes do meru mecânico tiveram os motores danificados duranto o "teste destrutivo" efetuado no posto de inspeção do Jaguaré.

    No noticiário SPTV da Globo, o jornalísta Chico Pinheiro disse que pelo menos 10 motoristas registraram boletins de ocorrêcia contra a ControlAR por terem danificado seu motores.

    Levei meu carro (Hyundai H100) numa oficina autorizado da CETSB que consta na relação do link que vc postou.

    O mecânico dessa oficina me disse que o limíte de rotação exigido para emissão do laudo é de 5000rpm sendo que a rotação máxima que consta no manual do meu carro é de 4700rpm.

    O mecânico disse que um pouco abaixo que seja de 5mil eles não emitem o laudo.

    Vc aconselha para quem não fez a inspeção ainda que "quando perguntarem para voce se podem acelerar 10 vezes até o ponto de corte (???), voce deve responder que não"...

    Pergunto: se eu não autorizar eles não podem simplesmente reprovar meu carro?

    Forte abraço,
    Mike

  • #5
    Usuário Avatar de Patolino
    Entrada
    05/05/2009
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    43
    Posts
    492
    Agradecimentos: 0

    Inspeção Veicular - Indices de Emissões

    Não estou encontrando os índices para inspeção veicular (SP - Controlar) do meu T4 2002 2.8 Diesel. Vcs sabem onde posso encontra-los?

    O meu foi reprovado hoje. Onde poderia fazer ajustes e verificação dos índices antes de levar lá novamente?
    Abraços!!

  • #6
    Usuário
    Entrada
    05/03/2009
    Idade
    53
    Posts
    25
    Agradecimentos: 0
    Parece que oficialmente a opacidade é 2,80, porém na interpretação da Controlar: 2,50 (o meu foi reprovado no dia 03/07 com esse ultimo limite) !!!!

  • #7

    Inconsistencia

    Srs.,
    levei a Ranger 2.5 HSD para a inspeção algumas vezes. Fui reprovado ou rejeitado, por diferentes motivos. Em março fiz o teste com a bomba totalmente aberta, motor fora do ponto ideal (castanhando) e sem troca de filtros.
    Ao acelerar, saia aquela fumaça preta suficiente para manchar o chao, uma fumaça tão densa que impedia a visibilidade dentro de uma garagem fechada. O mesmo ocorria quando eu tentava retomar, por exemplo pondo 5a com o carro a 50km/h.
    A media de consumo na estrada estava na casa dos 9km/l, com velocidade maxima de 120km/h.
    O resultado no opacimetro deu 3.0 para um limite de 2,16.

    Depois disso, o carro teve todos os filtros trocados, passou 2 dias na RASH MOTOREN onde o Mauricio colocou no ponto exato, regulando valvulas e substituindo balancins. O ruido mudou consideravelmente, ficando agora em niveis bem aceitáveis. Não ha fumaça preta em nenhuma situação, mesmo retomadas com o carro frio. Somente uma leve fumaça cinza, mas que ao estabilizar a rotação ja se decipa. O debito do oleo foi fechado, e tambem o LDA, a ponto de comprometer a força em alta rotação.
    O consumo baixou consideravelmente, para a casa de 11-11.5 km/l e tenho a impressão que a velocidade maxima aumentou um pouco (não dei final ainda).

    Fui novamente para a inspeção, e o resultado no opacimetro, 3.58 p/ um limite de 2,16... e veiculo reprovado.

    A unica conclusão possivel, é que a inspeção é uma roubalheira mesmo e tem pouco a ver com a condição real do carro.

    Em tempo, as duas medições foram no posto do Jaguare (501).
    4X4 Brasil

  • #8

    aprovado

    Mais uma tarde na RaschMotoren, um pouco mais de aperto no debito de oleo, Diesel Podium, aditivo XP e regulagem do LDA.
    Veiculo aprovado com 0,01 (um centesimo mesmo...) de opacidade. Indice de mobilete a alcool... Perguntei se poderia ficar com uns creditos pro ano que vem, mas o Controlar não topou.
    Vale ressaltar que desta vez escolhi o posto de São Miguel.

  • #9
    A toa no youtube encontrei este video:

    [ame]http://www.youtube.com/watch?v=gT8e9P-BNlk[/ame]

    Aparentemente é de uma inspeção filmada " por completa". No caso das camionetes diesel mecânicas, os procedimentos são os mesmos?

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Alterar definições de privacidade