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Convex Datacenter
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Hybrid View

  • #1
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    Refrigeraçao Forçada Pra Guinchos Eletricos (apenas um teste de criatividade)




    UMA IDEIA APENAS PRA DISCUTIRMOS


    Da ideia:

    refrigerar o motor do guincho com agua nao apenas com dissipadores de ar


    Da forma:

    Construir uma especie de mufla em volta do motor,algo parecido como uma garrafa termica (2 paredes)em que corre agua por dentro dela mas estanque sem vazamentos

    Do protótipo:

    Dois tubos de aluminio devidamente confeccionados pra prenderem em volta do motor com diferença de 1cm de diametro entre eles,onde passaria agua por dentro,uma entrada e uma saída ligadas por mangueiras em PU em nipeis pra ar comprimido,as mangueiras saem e vao ligadas a bomba de combustivel do carro que neste caso passaria a mandar apenas agua de um reservatorio deixando a funcao de alimentaçao do motor pra uma bomba eletrica


    Do por que?

    ESTIVEMOS TENDO PROBLEMAS SERIOS DE SUPER AQUECIMENTO POR ABUSO E MAUS TRATOS DO GUINCHO EM TRILHAS UM POUCO COMPLICADAS ULTIMAMENTE, DAS QUAIS SOU APAIXONADO,MAS COMO NAO POSSO USAR GUINCHO MEC.POR CAUSA DE UMA REDUZIDA HILUX TEREI QUE OPTAR POR GUINCHOS ELETRICOS MESMO,MAS COMO SEI QUE ONDE ANDO ELES SOFREM UM BOCADO ESTOU TENTANDO ME ANTECIPAR A SEUS PROBLEMAS..........

    e só por causo me veio a ideia de fazer algo assim depois de medir a temperatura do motor de um MILLEMARKER em pleno funcionamento abusivo e depois de começarmos a molhar o motor com uma pequena mangueirinha adptada do limpador................

    DIFERENÇA:30º O SUFICIENTE PRO GUINCHO NAO AFROUXAR MAIS E TERMINARMOS O QUE ESTAVAMOS FAZENDO,PUXAR A GOODZILLA COM O MOTOR APAGADO DE UM IMENSO BANHADO QUE FOMOS NOS INFIAR.


    e ai opnioes sobre a ideia?

  • #2
    Usuário Avatar de JORGE DELMANTO
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    Fabiano,

    Acredito que qq mal uso ira causar problema, com agua ou nao!

    Vc ja conhece o Warn 12000 refrigerado a ar? Bem legal....Tem duas mangueiras, uma onde o ar quente sai e outra por onde entra ar frio refrigerado por um radiador que fica dentro do carro!

    Abç
    JORGE DELMANTO
    Cansei de discutir com jipeiros de shopping!
    AGRALE MARRUA AM50

  • #3
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    Citação Postado originalmente por JORGE DELMANTO Ver Post
    Fabiano,

    Acredito que qq mal uso ira causar problema, com agua ou nao!

    Vc ja conhece o Warn 12000 refrigerado a ar? Bem legal....Tem duas mangueiras, uma onde o ar quente sai e outra por onde entra ar frio refrigerado por um radiador que fica dentro do carro!

    Abç

    serio DELMANTOnum tinha visto ainda esteentao nao to tao maluco assim


    pois é TIO EDDIE nao "usamos" eles "abusamos"mesmo..........Ps:ADORO SUAS PIADAS ME MATO DE RIR AQ DE MADRUGA QUANDO TO TRABALHANDO SERIO,UM DIA AINDA VOU AI PRO PANTANAL .


    até existe a possibilidade de mudarmos pra outra capacidade mas no geral eles ja estao bem proximos da capacidade maxima (RANSEY 9.5/MILLEMARKER 9.0/WARN 9.0 suas capacidades de mais de 4.000kg ja seriam suficientes pra qualquer lance menos "ABUSIVO"......mas onde andamos só os ECRON aguentao legal, e mesmo assim os cabos chiam um bocado mesmo estando patescados, entao nesta situaçao a coisa toda ferve mesmo

    mas esta ideia seria digamos um paleativo pros problemas atuais........

    agora pelo esqueminha do warn ventilado vejo que o caminho até que nao será tao fora da realidade vamos vendo o que a galera acha e depois de muita discussao parto pro prototipo ,se funcionar patenteamos e dividimos a grana num mega churras com a galera toda do forum
    4X4 Brasil

  • #4
    Usuário Avatar de Renato Fraga
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    Só pra comtribuir, existe computador com refrigeração líquida......

  • #5
    Usuário Avatar de TylerNTL
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    Considerando que vc não vai instalar um motor elétrico refrigerado a água ou óleo, eu investira num reforço aloprado na ventilação forçada (um ventilador de 1/2cv)

    Aposto que um tufão será mais eficiente em retirar calor dos enrolamentos do motor do que um pouco de água fria "passando por perto".

  • #6
    Usuário Avatar de Jeanilson
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    Fabiano,

    O caminho que pessoal está indicando é o correto: primeiro tem que verificar o dimensionamento do guincho para depois pensar em melhorar a refrigeração.

    Já que os de 9.000 lbs não estão dando conta para vocês, conforme você mesmo disse acima, já é caso de partir para os de 12.000 lbs ou acima.

    A grande vantagem nesse caso seria que quanto mais o motor trabalhar afastado do seu limite, melhor será o seu rendimento, ou seja, esquentará menos.

    Outro ponto que também tem que observar é o dimensionamento elétrico (bateria, alternador e cabos), pois quanto menor a queda de tensão causado pelo acionamento do guincho, menor será a corrente exigida pelo motor e consequentemente menor será o calor gerado pelo guincho.

    Mas se mesmo assim quiser mexer com a refrigeração do guincho, o melhor seria a instalação de aletas de alumínio em volta do motor elétrico. Isso já seria um belo começo .

    Citação Postado originalmente por Renato Fraga Ver Post
    Só pra comtribuir, existe computador com refrigeração líquida......
    Renato,

    Esse sistema de refrigeração líquida é chamado de watercooling, e é usado mais para diminuição do ruído, por substituir várias ventuinhas barulhentas por um sistema silencioso de circulação de água, do que ganho de refrigeração.

    []'s

  • #7
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    Citação Postado originalmente por Thelmo Ver Post
    Considerando que vc não vai instalar um motor elétrico refrigerado a água ou óleo, eu investira num reforço aloprado na ventilação forçada (um ventilador de 1/2cv)

    Aposto que um tufão será mais eficiente em retirar calor dos enrolamentos do motor do que um pouco de água fria "passando por perto".

    sei nao THELMO 30º é uma pusta diferença,e o calor acho que vem mais da ponta do motor onde estao as escovas do que do enrolamento propriamente dito pois este ja possui resina especifica pra altas temperaturas.

    a bronca maior me parece sair do cabeamento realmente e solenoides que ja usamos do f 600.

    nossos guinchos ja sao meio bombados estou inclusive desenhando outro prototipo que usara (2)motores de 4hp cada ligados em uma reduçao.......

    o pessoal que correu no transylvania adventure tour (TAT/EUROPA) deste ano andou usando muito isto, e me pareceu interessante a ideia tambem.

  • #8
    Citação Postado originalmente por fabiano carraro Ver Post
    ESTIVEMOS TENDO PROBLEMAS SERIOS DE SUPER AQUECIMENTO POR ABUSO E MAUS TRATOS DO GUINCHO EM TRILHAS UM POUCO COMPLICADAS ULTIMAMENTE,
    Fabiano,

    A idéia me parece interessante, mas uma boa idéia para uma premissa "equivocada".

    IMHO se os guinchos não estão aguentando, ou estão subdimensionados ou mau utilizados (como você mesmo citou, ABUSADOS), acredito que o redidmensionamento dos guinchos ou a troca por gunchos hidráulicos resolva o problema, sem falar na utilização de patescas e afins.

    Ah, sei o quanto custa um guinhco, mas não sou adepto de acrescentar "possíveis áreas de falha", como dizemos no mergulho em cavernas. Além disso, ainda parafraseando o mergulho em cavernas, Do It Right (DIR) or don´t do it.

    My 2 cents.

    Abraços
    fuck the fuel economy
    PU9-EDC - Pajero GLS-B 3.0 V6

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