Postado originalmente por
SAPO-BOMBA
O motor 4D56 rodando na sua configuração de origem ( entre 87cv a 105cv , a última com intercooler ) não dá problemas não, o que dá problema é o subdimensionamento do radiador e hélice com pouco arrasto ( CFM ).
Uma grande prova são:
L200 antigas
Vans L300
Caminhões HR / H100 ( mesmo motor mas com intercooler e gerenciamento eletrônico )
Terracan
Algumas Galloper em que os donos ( eu por exemplo ) fizeram mudanças simples no que toque à parte de arrefecimento e nunca mais tiveram problemas com aquecimento.
Se alguém tiver L200 ou Galloper com problemas de aquecimento, eu passo um tutorial de como resolver definitivamente o problema, gastando bem menos de 1000 reais.
Quanto ao lance dos pistões furados, isso pode acontecer com qualquer carro ( acontece muito tb com as Ranger e S-10 devido à quantidade delas ) e nada tem a ver com o aquecimento, o bico simplesmente fica alterado e passa a injetar uma quantidade maior de diesel sem formar o "spray" pra efetivar a queima, e aí a temperatura maior de uma queima irregular acaba por furar o pistão.