x
Convex Datacenter
Página 1 de 4 1234 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 51

Hybrid View

  • #1
    Usuário
    Entrada
    25/03/2004
    Local
    Guarapuava/PR
    Idade
    51
    Posts
    1,180
    Agradecimentos: 0

    LIMPEZA INTERNA DO MOTOR COM DIESEL?




    Esses dias estava conversando com um sr. que é mecânico há mais de 30 anos e ele comentou comigo que dá pra limpar as partes internas do motor colocando oleo diesel no carter com o motor quente (depois de ter esgotado o oleo velho) e bater na partida por cerca de 30 segundos sem deixar o motor funcionar (desligando a bobina).... E deve-se repetir tal procedimento por cerca de tres vezes...
    Depois, segundo o mesmo, deve-se esgotar totalmente o diesel que ficou no carter, trocar o filtro e pronto... o motor ta limpo, livre de eventuais carbonizações e tb da borra assassina....
    Será que procede tal informação? Isso nao vai danificar cilindros, pistoes, aneis e brozinhas?
    Alguem já fez isso?
    Ranger 1999 4x4 V6, pneus 33, frente 2007. Explorer 1994, pneus 35, lift 3', bloqueios e.locker, motor 3.0 ngd, guincho 12.000 lbs e outras frescuras!

  • #2
    Besteira.
    Mesmo porque a carbonização é na camera de combustão e não no carter.
    E depois como vai tirar todo o resquicio do Diesel que pode ter uma reação com o óleo.
    etc...

  • #3
    Usuário
    Entrada
    21/01/2005
    Idade
    46
    Posts
    31
    Agradecimentos: 0
    Pelo Amor de deus!!!!

    Seu ME"CHA"NICO tá maluco... nunca se deve ligar, nem mesmo "bater na chave" por 30 seg sem óleo no motor!!! Para fazer uma limpeza eficiente deve-se desmontar o motor e assim lavar com querosene e gasolina, ou diesel se preferir. Caso contrário tá errado. E mais, a carbonização acontece dentro da câmara de combustão (em maior parte) e ali não passa óleo. Coletor de entrada de ar, combustão e coletor de saida de ar. É claro que um pouco do óleo é afetado até porque oa aneis não seguram tudo. Faz uma coisa, muda o meca que é melhor
    Abraço

  • #4
    Usuário
    Entrada
    25/03/2004
    Local
    Guarapuava/PR
    Idade
    51
    Posts
    1,180
    Agradecimentos: 0
    Na verdade ele nao é meu mecanico nao.... é apenas um conhecido....
    Ranger 1999 4x4 V6, pneus 33, frente 2007. Explorer 1994, pneus 35, lift 3', bloqueios e.locker, motor 3.0 ngd, guincho 12.000 lbs e outras frescuras!

  • #5
    Usuário Avatar de Sergio Rocha
    Entrada
    26/01/2004
    Local
    Niteroi/RJ
    Idade
    75
    Posts
    6,330
    Agradecimentos: 2
    Muita gente usa um processo para lavar o carter, q é muito fácil.depois de esgotado o oleo velho, sem trocar o filtro, adicione metade da capacidade de oleo do motor (oleo novo), deixe funcionar por 3 a 5 minutos.Drene todo o oleo e troque o filtro.
    Use para lavagem oleo igual ao q vc vai utilizar.

    []'
    Os cães ladram e a caravana passa.--Ibrahin Sued

  • #6
    Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Idade
    45
    Posts
    14,354
    Agradecimentos: 13
    O uso de óleo Diesel é feito quando antra água no cárter e o boneco não quer abrir o motor para limpar, então coloca-se óleo diesel no ligar do óleo lubrificante, liga o motor sem levantar o giro e sem dar carga no motor, apenas na lenta e por no máximo 2 minutos, o motor não pode aquecer muito para não afinar muito o diesel. Daí se escorre todo o óleo diesel e se coloca óleo lubrificante normal e roda-se no máximo 500 km e troca de novo. Pode ser feito em qualquer motor, diesel ou gasolina. Agora apenas para limpeza, tira o motor fora abre o cárter e lava com QUEROSENE que é mais eficaz que o diesel para limpeza.
    Falow!
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #7
    Que crime!

  • #8
    Banido
    Entrada
    03/12/2004
    Idade
    55
    Posts
    636
    Agradecimento: 1
    Aviso aos exagerados:

    O procedimento de "aditivar" o oleo do motor para limpeza (limpeza quimica diferente da limpeza mecanica/manual) é comum e nao causa danos desde q o motor funcione por poucos minutos, na marcha lenta, sem carga, nao aqueça e q a aditivaçao seja feita somente com 1litro de "aditivante" no carter e o restante sendo o oleo q esta no carro totalizando a capacidade do carter (nao pode faltar nem passar).

    Os produtos mais confiaveis sao os Flush proprios para isso (feitos exclusivamente para tal com certificado ISO/SAE e tudo mais, sendo q temos as melhores marcas do MUNDO fabricando flush para limpeza quimica).

    Já vi receitas caseiras e dentre as mais confiaveis sao o 1L de querosene e/ou 1L de querosene+200ml de fluido de freio (esse ultimo usado em casos "graves") e outros caseiros menos recomendados como o caso do diesel (no primeiro caso so limpa a goma/borra, no segundo limpa o metal como se tivesse sido limpo com banho quimico e o ultimo é p q menos limpa).

    Todo esse procedimento é para dissolução de BORRA/GOMA do motor o q é totalmente diferente de descarbonizaçao (q é feita na camara de combustao), apos o procedimento deve-se sangrar todo oleo, encher novamente o carter com oleo puro, funcionar em marcha lenta meia hora, sangrar novamente e ai sim colocar o oleo definitivo trocando o filtro, vale lembrar q TODO o procedimento deve ser feito em marcha lenta, com observaçao permanente da temperatura do motor (para nao aquecer) e de barulhos relativos a tuchos descarregados e outros q denotam falta de lubrificaçao.

    Lembro tambem q motores q ja estao com muita BORRA/GOMA ou com km alta e q nunca foram limpos, nao devem ser limpos por estes procedimento haja vista o grande risco de entupir galerias e/ou pescador da bomba de oleo, sem contar q o procedimento abre os micro-poros das partes moveis do metal do motor e portanto estando o motor com alta km isso pode representar q, apos o procedimento, ele passe a queimar oleo pelos aneis/retentores/sedes de valvulas.

    Se isso ocorrer o problema podera ser remediado com o uso de aditivos micro-preenchedores (processo de adsorçao) q estao presentes nos produtos: Autoplast (teflon), militec (zinco) e outros "zincados" do mercado. Isso minimiza a queima e consequentemente aumenta a compressao das camaras.

    Note-se q tambem pode ser feita a descarbonizaçao (propriamente dita) por processo quimico (ao invez do mecanico/manual) mas essa sim é menos indicada ainda pelo risco aos catalizadores (entupimento).


    valeu

  • #9
    Usuário Avatar de crmorato
    Entrada
    05/07/2008
    Idade
    73
    Posts
    34
    Agradecimentos: 0

    Limpeza do motor

    Muito boa sua resposta, bastante completa e tecnica, coisa de que é expert mesmo, preciso fazer isso na minha zx 2000 , mas onde posso encontrar um local que faça isso, parece que aquelas antigas lojas de troca de ole especializada desapareceram, sabe de alguma em são paulo ? abraços.

    Citação Postado originalmente por dero Ver Post
    Aviso aos exagerados:

    O procedimento de "aditivar" o oleo do motor para limpeza (limpeza quimica diferente da limpeza mecanica/manual) é comum e nao causa danos desde q o motor funcione por poucos minutos, na marcha lenta, sem carga, nao aqueça e q a aditivaçao seja feita somente com 1litro de "aditivante" no carter e o restante sendo o oleo q esta no carro totalizando a capacidade do carter (nao pode faltar nem passar).

    Os produtos mais confiaveis sao os Flush proprios para isso (feitos exclusivamente para tal com certificado ISO/SAE e tudo mais, sendo q temos as melhores marcas do MUNDO fabricando flush para limpeza quimica).

    Já vi receitas caseiras e dentre as mais confiaveis sao o 1L de querosene e/ou 1L de querosene+200ml de fluido de freio (esse ultimo usado em casos "graves") e outros caseiros menos recomendados como o caso do diesel (no primeiro caso so limpa a goma/borra, no segundo limpa o metal como se tivesse sido limpo com banho quimico e o ultimo é p q menos limpa).

    Todo esse procedimento é para dissolução de BORRA/GOMA do motor o q é totalmente diferente de descarbonizaçao (q é feita na camara de combustao), apos o procedimento deve-se sangrar todo oleo, encher novamente o carter com oleo puro, funcionar em marcha lenta meia hora, sangrar novamente e ai sim colocar o oleo definitivo trocando o filtro, vale lembrar q TODO o procedimento deve ser feito em marcha lenta, com observaçao permanente da temperatura do motor (para nao aquecer) e de barulhos relativos a tuchos descarregados e outros q denotam falta de lubrificaçao.

    Lembro tambem q motores q ja estao com muita BORRA/GOMA ou com km alta e q nunca foram limpos, nao devem ser limpos por estes procedimento haja vista o grande risco de entupir galerias e/ou pescador da bomba de oleo, sem contar q o procedimento abre os micro-poros das partes moveis do metal do motor e portanto estando o motor com alta km isso pode representar q, apos o procedimento, ele passe a queimar oleo pelos aneis/retentores/sedes de valvulas.

    Se isso ocorrer o problema podera ser remediado com o uso de aditivos micro-preenchedores (processo de adsorçao) q estao presentes nos produtos: Autoplast (teflon), militec (zinco) e outros "zincados" do mercado. Isso minimiza a queima e consequentemente aumenta a compressao das camaras.

    Note-se q tambem pode ser feita a descarbonizaçao (propriamente dita) por processo quimico (ao invez do mecanico/manual) mas essa sim é menos indicada ainda pelo risco aos catalizadores (entupimento).


    valeu

  • #10
    O produto "Prolonga" da Bardhall (utilizado junto c/ óleo lubrificante) é bom para motores com alta quilometragem ???

  • #11
    Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Idade
    45
    Posts
    14,354
    Agradecimentos: 13
    A descarbonização pode ser evitada usando combustíveis de boa procedência e não andar como o seu avô, que mal levanta a rotação no motor. Já vi acontecer em três motores diferentes é a quebra de válvulas por efeito do acúmulo de carbonização que não permite que as válvulas trabalhem na temperatura normal, mas sim que aqueçam mais que o projetado para o material que compõe as mesmas. O sobre aquecimento causa fadiga no metal que acaba por quebrar, danificando cabeçote (guia e sede de válvula), pistão e cilindro. Muitas vezes o motor daquele carro que você comprou do velhinho que mal passa de 40 km/h em última marcha pode agüentar muito menos do que parece devido o acúmulo de carbonozação. Fora o risco de detonação (quando o motor não desliga imediatamente) ou o pior, a pré ignição que pode quebrar uma biela.
    Em motores diesel quando são usados por muito tempo sem forçar e semepre abaixo do giro de torque é comum causar um polimento nas camisas que causa a queima de óleo lubrificante.
    Então, para manter o motor sempre em forma, nada melhor que usar óleos e combustíveis de boa procedência e de vez em quando dar uma boa "usinada" nele. ehehe.
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #12
    Então, para manter o motor sempre em forma, nada melhor que usar óleos e combustíveis de boa procedência e de vez em quando dar uma boa "usinada" nele. ehehe.[/quote]

    E uma pitada de molikote?

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Alterar definições de privacidade