Postado originalmente por
Jeanilson
Bom, como todo mundo está comentando aqui deixa eu dar (ops!) o meu pitaco.
Acredito que tem que pegar leve com os novatos, pois como diz o ditado, "a primeira impressão é a que fica". Atitudes como essa acabam assustando quem está começando no fórum.
Isso que lembra uma vez, quando eu era novato, que tinha uma peça solta no eixo traseiro do meu Samurai. Como não sabia que peça era essa (muito menos para que servia

), tirei uma foto e postei no fórum com o título "que peça é essa?".
Umas das primeiras respostas que tive foi que já tinha tópicos abertos falando sobre essa peça, que era para ter pesquisado e blá blá blá. Se eu não sabia o nome da peça, como eu iria utilizar a pesquisa?
Portanto, se estão cansados de responderem as mesmas perguntas, simplesmente ignorem o tópico e o deixem para os que querem ajudar.
Se começarem a "caça às bruxas", este fórum pode ficar tão "buracrático" quanto outros internet afora, onde o medo dos novatos é tão grande que já vi tópicos começando com
"Me desculpem por estar abrindo um tópico, mas é que..."
Agora uma pergunta para os moderadores: Existem em outros fóruns o recurso "fundir tópicos", que transformam dois tópicos com um mesmo assunto em um só com todos os posts dos tópicos antigos. Será que não poderia utilizar uma ferramenta dessas aqui? Acho que seria uma solução mais elegante do que trancar os tópicos mais novos.
[]'s