x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 6 de 6

Hybrid View

  • #1

    Nitrogênio em pneu




    Pessoal,

    Gostaria de saber se há alguma contra-indicação para o uso de nitrogenio na calibragem de pneus 235 para cima (camionetes)
    As vantagens são: manter os pneus frios com menor desgaste, maior intervalo entre calibragens, custo baixo (1 real por pneu aqui perto de casa)
    Há alguma desvantagem (ou risco)

    Obrigado e saudações a todos 8)

  • #2
    Banido
    Entrada
    03/12/2004
    Idade
    55
    Posts
    636
    Agradecimento: 1
    Pro uso rodoviario é um bom recurso, pq realmente mantem a temperatura do pneu numa faixa mais limitada, qto ao custo acho q mais barato q ar comprimido gratis nao deve existir, qto ao risco nao ha considerando o uso em rodovias.

    Qto ao uso off road nao é recomendado pq como o nitrogenio é um gas mais leve q o ar ele tb vaza com mais facilidade, isso é: se um determinado micro-furo nao vazava com ar comprimido pode vazar com nitrogenio, ja vi acontecer antes, por isso falei do uso rodoviario, onde presume-se pneus mais novos, com bandas de rodagens mais borrachudas e integras, pressoes de pneu mais elevadas; completamente o inverso do off road onde temos pneus mais judiados, mais objetos para comprometer a integridade do pneu, pressoes menores e pneus mais gastos e sujeitos a micro-furos.


    valeu

  • #3
    Bom saber, dero.
    Como meu uso é misto rodoviario x estradas de terra, provavelmente não seja bom mexer com isso. Embora 99% das estradas de terra que eu ando não tenham a característica de trilhas off-road, vez por outra sou obrigado a entrar em macegas e outras mais cabeludas.
    Valeu a dica.

  • #4
    Banido
    Entrada
    03/12/2004
    Idade
    55
    Posts
    636
    Agradecimento: 1
    Andre Monteiro,

    Show de bola seu fotolog


    valeu

  • #5
    Obrigadão pela referência ao fotolog, dero.
    Fotografia, memória e 4x4 são coisas que devem andar juntas, pelo menos é assim que entendo.
    Quando a gente chega naquele fim de mundo, com a ajuda fundamental do 4x4, é claro, desliga o motor e fica na maior paz e solidão (mesmo que acompanhado), o registro físico de tanta beleza se torna necessidade ...
    Falar nisso, ando pensando em ir aos Kalungas, no vão do Paranã, município de Cavalcante, ao norte do DF, quase fronteira com o Tocantins. É conversa de ir de carro até onde der e depois alugar mulas (cavalo não aguenta, segundo soube) e subir a serra até achar uma comunidade kalunga, bater um papo, fotografar e descer de novo. Imagino coisa de um dia montado mais dois dias na viatura. Conhece alguém com conhecimento da região e/ou que já tenha feito algo parecido ?
    Um abraço,

  • #6
    Usuário
    Entrada
    21/01/2005
    Idade
    46
    Posts
    31
    Agradecimentos: 0

    Re: Nitrogenio em pneu

    Citação Postado originalmente por Andre Monteiro
    Pessoal,

    As vantagens são: manter os pneus frios com menor desgaste, maior intervalo entre calibragens, custo baixo (1 real por pneu aqui perto de casa)
    Há alguma desvantagem (ou risco)

    Obrigado e saudações a todos 8)
    André,

    O gás nitrogênio não diminui a temperatura do pneu consideravelmente a ponto de conter seu desgaste. Se o teu pneu está a 60º na estrada, com nitrogênio ele provavelmente estará com 59,5º. Ou seja, a mesma coisa. A vantagem é que o nitrogênio não se dilata como o ar comprimido de posto de gasolina que tem como principal agravante a humidade. Água se transforma em vapor... O que te vai beneficiar é que o nitrogênio deverá manter sua calibragem mais constante o tempo todo, tanto muito frio quanto muito quente. Tipo, um pneu rodando em estrada a 60º que tinha calibragem 28lb deverá ter 30lb. Com nitrogênio umas 28,5lb. Entende? Nitrogênio só é mais usado em fórmulas 3, 3000, 1 entre outros porque 1 ou 2 lb fazem a diferença.

    Abraços

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Pneus FINOS X LARGOS - trilhas com atoleiros e erosões
      Por Tio Eddie no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 384
      Última resposta: 07/10/2016, 07:45
    2. Respostas: 362
      Última resposta: 20/07/2010, 16:49
    3. Comprei um Engesa...
      Por caducouto no fórum Engesa, Camper e Marruá
      Respostas: 60
      Última resposta: 21/10/2005, 09:07

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Alterar definições de privacidade